O Snapchat é uma rede social com poder suficiente para impulsionar seu marketing digital. Com conteúdo efêmero e autêntico, essa plataforma inovadora cativa milhões de usuários diariamente.
Conecte-se com seu público-alvo, construa relacionamentos e aumente o alcance da sua marca de forma surpreendente. O Jornal do Marketing irá te ajudar a transformar Snaps em resultados grandiosos para o seu negócio!
O que é o Snapchat?
Plataforma de mídia social e aplicativo de mensagens, o Snapchat foi criado em 2011 pela Snap Inc. e permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos conhecidos como “Snaps”, que desaparecem após serem visualizados por um curto período, geralmente de 1 a 10 segundos.

Além disso, o aplicativo oferece funcionalidades como a criação de histórias, onde é possível compartilhar uma sequência de Snaps que ficam disponíveis por 24 horas, e o recurso de mensagens instantâneas.
Outras características distintas do Snapchat incluem filtros, onde você pode se divertir com eles e bater várias selfies, lentes de realidade aumentada, adesivos e a capacidade de desenhar diretamente nas imagens.
Quais são as vantagens de se utilizar o Snapchat para o marketing?
Utilizar o Snapchat para o marketing digital oferece vantagens para as marcas ou empresas que desejam se conectar mais com o público e de forma inovadora. As principais vantagens de utilizar esse tipo de marketing são:
Conteúdo efêmero
O formato de Snaps que desaparecem após um curto período cria um senso de urgência, incentivando os usuários a consumirem o conteúdo imediatamente, o que pode aumentar o engajamento.
Autenticidade
O Snapchat valoriza a autenticidade e a espontaneidade, permitindo que as marcas mostrem sua personalidade de forma genuína, o que ajuda a construir conexões muito mais fortes com o público.
Interação imersiva
Como mencionamos anteriormente, recursos como filtros, lentes de realidade aumentada e adesivos proporcionam experiências interativas e divertidas, envolvendo os usuários de maneira única com a marca.
Segmentação de público
O Snapchat também oferece opções de segmentação que permitem direcionar o conteúdo para públicos específicos, garantindo que a mensagem certa alcance significativamente as pessoas certas.
Quais marcas utilizam o snapchat no marketing digital?
As marcas que historicamente utilizaram ou utilizam o Snapchat como parte de suas estratégias de marketing digital certamente tiveram boa parte de seu sucesso devido ao aplicativo. As principais marcas incluem:
- Nike;
- Amazon;
- Taco Bell;
- Shein;
- Renner;
- Coca-Cola;
- Men’s Wearhouse.
Empresas como essas frequentemente experimentam várias plataformas de mídia social para alcançar e engajar diferentes públicos-alvo. O Snapchat, com sua ênfase em conteúdo efêmero e interativo, pode ser especialmente atraente para marcas que querem se conectar com um público mais jovem e explorar novas formas de storytelling e publicidade.
7 estratégias de marketing digital no Snapchat
Como já observamos, o Snapchat pode ser muito útil para divulgar uma marca no meio social da internet. Para ajudar melhor nisso, siga estas sete estratégias de marketing digital que podem ser facilmente implementadas no Snapchat para envolver seu público e impulsionar grandemente o alcance da marca. Observe:
1 – Histórias Criativas
Use o recurso de histórias para contar narrativas envolventes com Snaps sequenciais. Mostre os bastidores da sua empresa, lance produtos exclusivos ou compartilhe tutoriais e dicas úteis para manter os seus seguidores interessados.
2 – Filtros e Lentes Patrocinados
Crie filtros e lentes exclusivos da sua marca e os disponibilize para os usuários usarem em suas fotos e vídeos. Essa prática certamente fará com que o conhecimento da marca aumente e incentivará o compartilhamento orgânico.
3 – Ofertas e Descontos Exclusivos
Crie promoções exclusivas para os seus seguidores do Snapchat, como cupons ou códigos de desconto que eles só podem acessar por meio da plataforma, permitindo o incentivo e aumentando a lealdade do cliente.
4 – Parcerias e Influenciadores
Colabore com influenciadores relevantes para sua marca e permita que eles criem um conteúdo autêntico com a sua oferta. Dessa forma, você aumentará sua visibilidade para um público maior.
5 – Concursos e Sorteios
Procure frequentemente realizar concursos divertidos e sorteios no Snapchat, incentivando os seguidores a participarem enviando Snaps criativos relacionados à sua marca. Consequentemente isso aumentará o engajamento e a interação dos usuários.
6 – Conteúdo dos Bastidores
É divertido compartilhar momentos autênticos e exclusivos dos bastidores de sua empresa. Faça isso e você criará uma conexão emocional com os seus seguidores e mostrará a cultura da empresa de forma transparente.
7 – Anúncios Patrocinados
Use e abuse da plataforma de anúncios do Snapchat para veicular anúncios patrocinados. Esses anúncios podem aparecer entre as histórias ou em outras seções do aplicativo e ajudam a alcançar um público mais amplo.
Ao implementar essas sete estratégias e tudo o que foi citado ao longo do artigo, as marcas podem aproveitar todo o potencial do Snapchat, alcançando uma audiência mais ampla e conquistando a fidelidade de seus clientes!