O SEO (Search Engine Optimization) serve para otimizar um site para mecanismos de pesquisa e por isso pode desempenhar um papel fundamental no seu e-commerce, site ou blog devido ao seu potencial em alcançar visibilidade.
A estratégia de marketing tem sido utilizada por muito tempo e sua principal vantagem é o aumento de tráfego orgânico do site, podendo facilmente converter visitantes em clientes. Confira neste guia que o Jornal do Marketing preparou para você, como o SEO pode ajudar no crescimento do seu negócio.
O que é o SEO?
O SEO é um conjunto de estratégias para mecanismos de busca que tendem a melhorar o posicionamento de um site em plataformas de busca como o Bing ou Google, que são dois dos mais utilizados atualmente.
Com o uso da estratégia, as lojas virtuais obtêm mais visitas por dia, aumentando vendas e retenção de clientes. Já os blogs alcançam um bom tráfego orgânico, aumentando as vendas como afiliados e renda com anúncios.
Para que serve o SEO?
Em linhas gerais, o SEO serve para melhorar a relevância, posicionamento e visibilidade de um site nos mecanismos de busca. Seu objetivo principal é direcionar tráfego orgânico e de qualidade para o site ou blog.
Essa estratégia aumenta a atratividade para os consumidores que estão fazendo pesquisas online relacionadas aos produtos oferecidos pela loja virtual. Essa é uma estratégia a longo prazo frequentemente utilizada por grandes empresas que incluem a Amazon, Magazine Luiza e várias outras.
Qual a importância do SEO no E-commerce?
A estratégia é crucial para atrair clientes, aumentar a visibilidade e até mesmo para a retenção de clientes caso souber utilizá-la corretamente. Além disso, outras vantagens dela incluem as seguintes:
- Aumento de vendas;
- Melhora a experiência do usuário;
- Visibilidade a longo prazo;
- Autoridade de marca;
- Alcance global.
Essas são apenas algumas das principais vantagens que podem te ajudar no crescimento da empresa. Ao implementar essa estratégia você poderá criar uma forte presença online se tornando autoridade no mercado.
Erros mais comuns na estruturação do SEO e como evitá-los
O uso incorreto da estruturação do SEO pode comprometer a visibilidade do site e o desempenho da estratégia, afetando negativamente o negócio.
Confira abaixo alguns dos erros mais comuns:
1- Não fazer pesquisa de palavra-chave
Um erro muito comum é não fazer pesquisas de palavras-chave corretamente. Existem palavras mais relevantes e lucrativas que outras, por isso a página pode não ranquear como o esperado. O ideal é buscar por palavras populares por meio da ferramenta de palavras-chave do Google.
2- Falta de estrutura
Uma página que não foi bem estruturada dificilmente obterá visibilidade. Páginas mal organizadas podem afetar negativamente a indexação e experiência do usuário. Para reverter essa situação organize a estrutura do site.
3- Excesso de palavras-chave
Sites com excesso de palavras-chave podem ser penalizados pelo Google, pois isso podem ser interpretados como uma tentativa de manipular os mecanismos de busca. Para evitar isso, use palavras-chave de maneira orgânica e escreva para pessoas.
4- Falta de monitoramento
Quando o desempenho de um site não é monitorado, não é possível identificar problemas e como eles podem ser melhorados. Para isso, utilize ferramentas de análise de métricas como o Google Search Console.
5 dicas para otimizar o seu SEO para o e-commerce
Para otimizar a sua página de e-commerce, o ideal é seguir algumas dicas fundamentais para que assim possa alcançar seu público-alvo de modo mais adequado. Confira algumas dicas abaixo:
1- Uso de palavras-chave estratégicas
Comece fazendo buscando palavras-chave de alto volume para o seu nicho. Ao fazer a pesquisa, identifique os com baixa concorrência e alto volume para que as páginas sejam bem ranqueadas.
2- URLs de qualidade
As URLs de qualidade são essenciais para a otimização. O ideal é que elas sejam descritivas, curtas e amigáveis para o público. Dessa maneira é mais fácil para que os usuários encontrem o site.
3- Otimização de descrições
É muito importante otimizar a descrição com a palavra-chave principal para que os consumidores possam encontrar a sua loja e assim as vendas sejam aumentadas com ajuda dos mecanismos de busca.
4- Conteúdo de valor e atualizações
É muito importante criar conteúdo de valor e atualizá-los para o público. Faça isso criando artigos de blog, análises de produtos, guias de compras relacionadas ao seu nicho e muito mais.
5- Melhoria na experiência dos usuários
Para melhorar a experiência dos usuários, otimize o site para dispositivos móveis (site responsivo), além de planejar um site fácil de navegar e que carregue de modo mais rápido para que as pessoas não desistam na compra.
Agora que sabe a importância da estratégia de otimização, comece a utilizar as dicas passadas aqui e acima de tudo não cometa os erros frisados neste conteúdo. Vale lembrar que o SEO é um processo que precisa ser contínuo e que leva tempo para dar resultados.