O que é segmentação de mercado no marketing digital?

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O que é segmentação de mercado no marketing digital

O que é segmentação de mercado no marketing digital?

Saiba como a segmentação de mercado pode ser uma alternativa vantajosa para as empresas possibilitando seu entendimento e assertividade em ações.

Com o mercado cada dia mais competitivo, empresas precisam adotar estratégias como a segmentação de mercado para ampliar de maneira positiva suas vendas e visibilidade dentro do mercado, se tornando conhecida dos consumidores. 

É, a partir dessa estratégia, que será possível conhecer mais aprofundadamente o público que se deseja alcançar. Dessa forma, a comunicação se torna mais objetiva e, com isso, as chances de conversão aumentam. Apostar na segmentação de mercado faz com que as empresas tenham maior assertividade em suas escolhas, o que também ajuda a impulsionar os resultados. 

Para que essa estratégia dê certo, é essencial que se conheça a fundo sobre a técnica, desenvolvendo maneiras corretas de implementação em um negócio. Confira neste artigo completo do Jornal do Marketing a importância da segmentação de marketing e quais os benefícios para as empresas que sabem fazer uso dessa técnica. 

O que é a segmentação de mercado?

Trata-se da divisão dos consumidores em diferentes grupos, que são estabelecidos de acordo com alguns fatores que esses clientes tenham em comum, como hábitos de consumir, características, interesses, preferências, comportamentos, necessidades entre outros fatores identificados por um negócio. 

Uma vez estabelecida, essa divisão ajuda as empresas no trabalho de divulgação de seus produtos, conforme os interesses desses grupos. A aquisição desses dados é fundamental para a elaboração de campanhas de marketing e na maneira adequada de se comunicar com esse cliente, de forma que ele se interesse pelo que é oferecido. 

O que é a segmentação de mercado
Fonte/Reprodução: original

A partir daí, quando um ou mais segmentos são considerados, a maneira de relacionamento da empresa com esses consumidores será mais assertiva, já que as ações, campanhas e conteúdos criados, serão devidamente pensados para atrair essas pessoas. 

Para que esta estratégia dê certo, é preciso considerar alguns itens que vão interferir diretamente na decisão de compra dos clientes, entre os mais comuns, estão: 

  • Estilo de vida;
  • Personalidade;
  • Geografia;
  • Comportamento; 
  • Relacionamento com a empresa; 
  • Faixa etária; 

Vale lembrar, que é também com base nesses dados que o conceito de persona, tão importante para as empresas é construído. Já que a persona é a figura do cliente ideal que a empresa deseja atingir, para esta construção fatores como idade, interesses, estilo de vida, personalidade, renda entre outros são considerados. 

Para que serve a segmentação de mercado?

A segmentação tem a finalidade de promover um maior conhecimento das empresas acerca dos clientes que ela deseja conquistar, considerando alguns fatores essenciais para dividir esses grupos e oferecer a eles o que é desejado. 

Uma vez que a segmentação é realizada as empresas conseguem estabelecer a melhor forma de comunicação para alcançar esses públicos, considerando os dados apresentados, promovendo o interesse dessas pessoas e consequentemente a conversão e aumento dos resultados. 

Benefícios da segmentação de mercado

Adotar a estratégia de segmentação de mercado é a melhor maneira de ter mais assertividade nas ações que serão tomadas para proporcionar o aumento das vendas e  maior aderência do público. Confira os benefícios desta ação se bem executada. 

  • Assertividade: Com o público devidamente selecionado, as campanhas de marketing tendem a ter resultados positivos mais expressivos, pois a campanha será toda pensada para aquele público, considerando seus hábitos, necessidades, estilo de vida, além de comportamento e interesse. Dessa forma, o consumidor tem mais chances de ter interesse em fazer a compra; 
  • Otimização: Campanhas de marketing otimizadas tendem a ter menores custos, pois uma vez que os consumidores estão segmentados, as ações são mais assertivas, evitando o gasto desnecessário e possibilitando resultados mais vantajosos as empresas;
  • Tempo de venda reduzido: O time de vendas se torna mais rápido em suas abordagens, já que com os clientes certos, a persuasão é otimizada, pois eles já se interessam pelo que é oferecido. Dessa forma, a venda é fechada na maior parte das vezes; 
  • Entendimento: O pleno entendimento dos consumidores faz com que as empresas ofereçam a eles exatamente o que se deseja, com base em dados essenciais para a elaboração das campanhas, dessa forma os conteúdos são direcionados com a comunicação necessária para a conversão acontecer; 
  • Fidelização e retenção: Empresas que investem na segmentação de mercado tendem a fidelizar e reter seus clientes, pois os produtos ou serviços oferecidos são ajustados de acordo com suas necessidades, o que faz que eles retornem, indiquem e considerem o negócio caso resolvam comprar novamente;

A estratégia de segmentação é essencial para que as empresas estabeleçam junto a seus consumidores um maior entendimento do que eles precisam, além de uma comunicação mais direta e assertiva, oferecendo exatamente o que é necessário, otimizando custos e alavancando resultados. 

Tipos de segmentação de mercado

Mais do que apostar na segmentação de mercado, é preciso estabelecer o tipo de segmentação que será implementada, pois contextos e necessidades diferentes entre os clientes existem, e considerar cada uma delas é essencial para que as campanhas deem certo, confira! 

Segmentação geográfica 

Como o nome já sugere, ela consegue agrupar os consumidores com base em sua localidade, ou seja, os clientes podem ser de um mesmo estado ou bairro em que vivem. Saber a localização dos clientes é essencial, para estabelecer como os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa podem atender as necessidades. 

Dessa forma, utilizar as informações de localidade para realizar uma segmentação é importante para que a empresa saiba como sua comunicação e outros atributos da campanha devem ser utilizados para maior assertividade. 

Segmentação comportamental 

Aqui, o comportamento do consumidor é considerado e para isso é utilizado como base a sua relação com os bens de consumo e serviços, podendo assim se estabelecer suas escolhas similares ou já realizadas, preferências, e gostos pessoais. 

Ao realizar uma segmentação, esse fator é necessário, pois o fato de um cliente conhecer determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa, influencia e muito na sua decisão final de compra.  

Segmentação demográfica

A análise feita a partir desse fator é muito utilizada dentro do marketing, sendo conhecida como uma das mais comuns. Dessa forma, as empresas conseguem analisar mais aprofundadamente fatores como: 

  • Idade;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Estado civil; 
  • Religião. 

Este tipo de segmentação ajuda as empresas na hora de elaborar o que será oferecido aos clientes, pois com base nesses dados, é possível criar algo que seja vantajoso para os consumidores, alavancando os resultados de um negócio. 

Segmentação psicográfica 

Esse tipo de segmentação de marketing visa ampliar o conhecimento de uma empresa em torno dos hábitos, temperamentos e atitudes dos clientes, pois é dessa forma que eles constroem o seu estilo de vida e isso também impacta na decisão de compra. 

Considerações acerca da personalidade, estilo de vida e atitudes dos clientes são decisivas para estabelecer a elaboração de um produto ou serviço, que devem se alinhar exatamente ao que esse cliente procura para se ter um retorno positivo de vendas

Entender cada um dos tipos de segmento de mercado é essencial para que as empresas consigam trabalhar sua maneira de se comunicar com o público, oferecendo serviços e produtos compatíveis com suas necessidades. 

Qual a importância da segmentação de mercado

Uma segmentação de mercado bem aplicada consegue oferecer às empresas um olhar mais detalhado de seu público, o que ajuda na tomada de decisão e melhor elaboração de campanhas e comunicação, fazendo com que os clientes certos tenham o interesse pelo que se oferece. 

Qual a importância da segmentação de mercado
Fonte/Reprodução: original

Além disso, as empresas que adotam esse tipo de estratégia tendem a sair na frente de seus concorrentes, uma vez que terão um maior entendimento do público, oferecendo o que se deseja, com base em dados valiosos, que ajudarão no desenvolvimento de campanhas e ações para clientes que de fato procuram por certos produtos. 

O entendimento do público e, principalmente, da persona é uma técnica vantajosa para as empresas que desejam se destacar no mercado com autoridade. O que possibilita, como consequência, se aproximar do público correto e da melhor forma. Por isso, fique por dentro do Jornal do Marketing para saber tudo o que precisa sobre o mercado.