O que é uma landing page e por que é importante no marketing digital?

Sumário

Posts relacionados

O que é uma landing page e por que é importante no marketing digital

O que é uma landing page e por que é importante no marketing digital?

Saiba como a landing page pode ajudar no a potencializar as conversões de uma empresa de maneira assertiva. Confira!

O marketing é repleto de estratégias focadas na conversão de clientes, entre elas a landing page, um tipo de página que pode auxiliar bastante na hora de converter consumidores e alavancar resultados de maneira assertiva. 

Esse tipo de captura de clientes acontece por meio de conteúdos digitais, como sites e blogs, fazendo com que os clientes atraídos queiram cada vez mais o rico conteúdo disponibilizado, fazendo com que eles consigam percorrer o funil de vendas até a conversão. 

Assim como qualquer estratégia de marketing, é necessário que se tenha um entendimento para que da maneira correta a técnica seja aplicada, aumentando o volume de conversão e dos resultados. Confira neste artigo do Jornal do Marketing tudo sobre landing page e descubra o porquê ela é tão importante. 

O que é uma landing page?

Trata-se de uma página que possui como objetivo a conversão de seus visitantes. Também conhecida como “página de aterrissagem”, traduzido do inglês, por muitas vezes essa página é o primeiro contato que um cliente possui com uma empresa.

Essas páginas se caracterizam por ter poucos elementos em sua estrutura, contendo apenas uma CTA atrativa, que convida o cliente a realizar uma ação, que geralmente possui algo em troca do que ele vai oferecer, geralmente informações pessoais.

O que é uma landing page
Fonte/Reprodução: original

Uma vez que o cliente realiza a ação solicitada em troca de materiais ricos, como e-books, infográficos, ou outros conteúdos de grande potencial para o cliente, a empresa já possui dados para serem trabalhados a fim de resultar em uma conversão. 

É importante ressaltar que, além desse formato de uso, uma página de aterrissagem também pode ser usada para oferecer a um consumidor um desconto especial, a conclusão de uma compra já realizada ou ações que sejam compatíveis com a estratégia adotada. 

Tipos de landing page

Como tudo no marketing, segmentação é essencial e conhecer os tipos de landing page garantem às empresas quais tipos devem ser utilizados no momento mais oportuno, além de garantir que as estratégias de marketing obtenham maior assertividade. Confira os principais tipos. 

Página de vendas 

O objetivo desse tipo de página é realizar vendas e por isso este é um formato utilizado para que os clientes possam concluir o seu funil de vendas com sucesso, realizando a compra. Nesta página, a empresa pode inserir todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço que está oferecendo, tornando mais fácil o entendimento do cliente acerca do que ele está prestes a comprar. 

Porém, ao elaborar essa landing page, é necessário ter atenção para que ela não fique longa demais, afinal o intuito é colocar apenas o que é necessário para o entendimento do consumidor a respeito do que é oferecido a ele. 

Squeeze page 

Um dos formatos mais comuns, cuja finalidade é fazer com que o consumidor em potencial, realize ação que a empresa deseja. Esta é uma forma de se investir em landing pages para incentivar o cliente a conhecer mais a respeito de um determinado produto ou serviço, aumentar os números nas redes sociais ou obter informações sobre ele. 

O formato também é indicado para empresas que desejam fazer uma oferta direcionada, alinhando a página a um desconto a fim de incentivar o cliente a comprar o produto ou serviço que é oferecido. 

Captura de clientes 

Este tipo de página é o mais indicado para as empresas que desejam prospectar clientes, isso porque elas podem ser utilizadas para conseguir dados que podem ser usados posteriormente para oferecer produtos ou serviços. Entre os dados a serem coletados estão, telefone, e-mail, e nome completo. 

Em troca, as empresas podem oferecer conteúdos que sejam atrativos o suficiente para os leads oferecerem seus dados. Dessa forma, as empresas também podem usar os dados para enriquecer os já existentes, além de promover um melhor monitoramento durante as etapas do funil de vendas. 

Vale ressaltar que páginas de captura de clientes são uma opção para estabelecer um bom início de relacionamento com os clientes além de apresentar custos mais baixos e de maneira mais simples. 

Página de eventos 

Esse tipo de página tem a finalidade de mensurar a audiência para um evento que irá acontecer. Nela, informações como horário, as atividades que serão realizadas, atrações e outras informações a respeito de um evento podem ser inclusas, seja para eventos online ou eventos digitais. 

Além disso, as empresas podem usar a página para engajar o evento, apresentando as vantagens que se tem em participar do mesmo, seja potencializar o networking, ganhar um certificado ou potencializar o repertório de conhecimento. 

Seja qual for a finalidade, entender o que são os tipos de página de aterrissagem e em qual momento utilizar cada uma delas é essencial. Com isso, as empresas podem ter resultados assertivos, fazendo uso das ferramentas corretas de acordo com sua estratégia. 

Qual a importância da landing page no marketing digital?

As landing pages possuem um papel fundamental na hora de auxiliar as empresas a converter os visitantes em clientes, uma vez que elas são planejadas com a finalidade de fazer essa captura através de uma boa ação de marketing

Qual a importância da landing page no marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, de maneira assertiva e sem distrações, a página é capaz de reter a atenção do cliente, fazendo com que ele realize uma ação, mediante o fornecimento de alguns dados que podem ser usados posteriormente, em novas campanhas, proporcionando uma melhor segmentação de mercado e comunicação eficiente com o consumidor. 

Benefícios de usar uma landing page

Se bem estruturadas, as landing pages podem oferecer às empresas muitos benefícios que vão muito além das vendas que podem ser feitas através dessa estratégia. Confira o porquê de utilizar a técnica para vender mais!

Segmentação 

No marketing, a segmentação de mercado é essencial, e fazendo uso desse tipo de página as empresas conseguem ter um maior entendimento do tipo de cliente que procura seus produtos ou serviços. 

Com base nessas informações é possível elaborar novas ações e estratégias mais assertivas para captar esse cliente a fim de que ele conclua com sucesso todo o seu percurso dentro da jornada de compra. 

Custos reduzidos 

Uma landing page bem estruturada reduz os custos, uma vez que a empresa terá a sua disposição uma lista de contatos qualificada, onde será possível fazer a análise e estabelecer o que será criado para estes clientes, a fim de convertê-los. 

Com a criação de conteúdos bem elaborados, o cliente segue dentro das etapas de funil de vendas até o final, onde as chances de se converter é maior, uma vez que ele já se identifica com o que é oferecido. 

Aumento de conversão 

A CTA é a principal característica de uma página de aterrissagem, uma vez que elas incentivam o cliente a realizar uma ação, fazendo com que dessa forma, o consumidor comece a estabelecer uma interação com a empresa. 

Vale lembrar que tudo isso acontece de maneira orgânica, ou seja, sem mecanismos pagos, o que ajuda a potencializar as taxas de vendas, especialmente se a página for bem elaborada e com sua finalidade bem definida. 

A estratégia pode ajudar positivamente o desenvolvimento de uma empresa em suas campanhas. Por isso o entendimento dessa ferramenta poderosa é essencial no auxílio da conversão de vendas e maior entendimento dos clientes acerca do que é oferecido. 

Quais são os elementos de uma boa landing page?

A criação das páginas precisa atender ao que se deseja, ou seja, a conversão de clientes, e para isso é essencial que a página tenha alguns elementos essenciais que vão favorecer o entendimento do cliente, e são eles: 

  • Oferta: Um ponto importante que precisa ser muito bem pensado, afinal o conteúdo oferecido precisa trazer um toque diferenciado. Considerar a persona suas necessidades pode ser interessante para se ideias criativas do que oferecer, a ponto de fazer o cliente fornecer seus dados; 
  • Título: é necessário que o cliente entenda o que é oferecido a ele de maneira clara, por isso o título deve ser atrativo, fazendo com que a pessoa fique interessada. Também é necessário informar o que a pessoa terá em troca (e-books, infográfico, entre outros) ao fornecer seus dados e esse conteúdo oferecido também deve ser de boa qualidade a fim de deixar o consumidor ainda mais interessado; 
  • CTA: Também conhecida como chamada de ação, trata-se dos botões na página que convidaram o cliente a realizar determinada ação. Geralmente elas aparecem com frases imperativas, entre elas “baixe agora”, “receba o material”, “acesse o conteúdo completo” entre outras. Dessa forma, o consumidor irá entender rapidamente o que ele deve fazer e o fará;
  • Descrição: Esta etapa pode variar de acordo com as personas, mas é importante compreender que caso seja utilizada, a mensagem precisa ser clara, fazendo com que se entenda qual o objetivo da oferta e os benefícios de adquiri-la;
  • Visual: Tão importante quanto o título, é necessário que o visual da landing page seja atrativo, afinal os clientes também são captados por esse fator. Sendo assim, o recomendado é que esse layout traga clareza e que os elementos utilizados sejam mais atrativos que os verbais, afinal o foco deve ser a CTA;

Os elementos para a construção de uma landing page são essenciais para que essa estratégia funcione da maneira correta, por isso se atentar nos detalhes da elaboração da página é fundamental para que seu objetivo seja alcançado com maior assertividade. 

A landing page pode ser uma alternativa perfeita para as empresas que desejam alavancar os resultados através da conversão, o que também pode auxiliar na segmentação de mercado, proporcionando um maior conhecimento dos consumidores, atendendo suas necessidades. Siga o Jornal do Marketing e fique por dentro de tudo o que precisa sobre o mercado!