A sigla ROI trata-se de uma abreviação para a palavra inglesa Return on Investment, “Retorno Sobre o Investimento”, em tradução livre. A qual serve como indicativo para saber quanto uma empresa recebeu em cima dos investimentos feitos em um determinado setor.
Em cima dos valores apurados e analisados, é possível criar instrumentos de planejamentos e objetivos baseados em resultados palpáveis e compreender se vale ou não a pena investir em certos setores. Por isso, o Jornal do Marketing explica como essa métrica consegue apurar o rendimento dentro do contexto do marketing digital.
O que é o ROI (Return on Investment)?
O ROI é uma sigla abreviada para o termo em inglês Return on Investment, “Retorno Sobre o Investimento”, a qual serve como uma ferramenta que indica o quanto a empresa conseguiu receber sobre investimentos realizados em um determinado âmbito.
A métrica remete ao uso de instrumentos, geralmente quantitativos, para analisar o retorno sobre um investimento em alguma atividade comercial específica. Em determinadas áreas de negócio, pode ser apurado a partir de indicadores mais concretos do que outros.
Por exemplo, a medida feita na aquisição de uma certa máquina, pode ser calculada sobre o número de objetos produzidos, multiplicados pela energia que economiza e pelo pessoal que utiliza ela e entre outras variáveis.
Por outro lado, o cálculo do ROI feito sobre gastos com comunicação, publicidade e marketing digital abrange indicativos mais subjetivos e complexos de serem apurados. Um exemplo é a quantia de consumidores impactados de maneira positiva em comparação a um certo produto, o aumento de vendas em função de uma campanha e entre outras variáveis.
Devido à complexidade do uso das variáveis presentes no cálculo do ROI dentro do marketing digital, os comunicadores, gestores e pesquisadores concordam a respeito da dificuldade de oferecer indicativos minimamente claros e precisos para auxiliar em uma decisão.
Apesar deste problema relatado, ao decorrer do artigo será mostrado que apesar de ser difícil e complexo, é possível fazer essa análise sobre o marketing digital, além de mostrar sua importância para alavancar as finanças de uma empresa.
Qual a importância do ROI?
Conhecer essa métrica é bastante útil, principalmente se ela for posto em prática. Dentro do marketing digital, criar uma ferramenta que otimiza e deixa os indicativos deste setor mais claros e objetivos, é um ótimo auxílio para o controle de investimentos da empresa.
O ROI é como uma espécie de raio-x dos investimentos monetários de uma empresa, na qual mostra quais são os pontos fortes e fracos dela, demonstrando onde deve continuar investindo, a quantia necessária para isso e qual o seu tempo de espera. Confira abaixo outras vantagens da utilização dessa ferramenta:
Executar um planejamento de ação
A métrica ajuda os gestores a colocar o planejamento em execução, por identificar quais são os investimentos mais eficientes. Por o plano em prática e controlá-lo por meio dessa apuração, possibilita saber se o resultado esperado está acontecendo conforme o planejado.
Aumentar os lucros
Quem executa investimentos com um retorno eficiente aumenta os lucros do negócio. A equação do ROI proporciona que os recursos financeiros da empresa sejam alocados da melhor maneira possível, possibilitando ganhar mais com menos.
Conferir a evolução da empresa
A métrica consegue aumentar a compreensão a respeito da movimentação do índice lucrativo da empresa. Se o cálculo for feito sobre o investimento geral do negócio e comparado pelo valor retornado, fica simples entender o valor do retorno que o gasto proporcionará.
Medir resultados
Também possibilita a criação de números a respeito da comparação entre a quantia investida e o resultado trazido por ela. A correlação fica clara e precisa, conseguindo observar se os resultados foram positivos ou negativos.
Tomada de decisões
O ROI é um indicador demonstrativo que serve para auxiliar os gestores na administração de resultados. Não existe algo mais eficaz do que tomar decisões baseadas em informações tangíveis a respeito do seu negócio. Apesar de que contar com a intuição faz parte do processo decisório, dados numéricos são muito mais eficientes para possibilitar boas tomadas de decisões.
Dessa maneira, se o ROI da empresa cresce de forma constante, o investimento feito em cima de um determinado setor deverá ser mantido, caso contrário, será deixado de dar continuidade.
Como fazer o cálculo do ROI?
Por se tratar de uma situação de correlação com sua consequência, o valor do ROI pode ser positivo ou negativo, demonstrando se o investimento obteve retorno desejável ou não, sendo apresentado várias vezes por meio de porcentagem.
Para que ele possa ser calculado, basta somente subtrair o valor total do ganho obtido sobre a quantia investida em determinada atividade, e dividir a quantia apurada pelo valor investido inicialmente. De maneira ilustrada, a fórmula fica dessa maneira:
ROI=(ganho obtido – investimento inicial) investimento inicial
Ampliando a explicação de forma mais simples e prática, imagina a seguinte situação: uma empresa investiu R$ 2.000,00 em campanhas de marketing digital para atrair novos consumidores. Após um período, o ganho total com o novo investimento foi de R$ 8.000,00. Dessa maneira, teremos:
ROI=(8.000,00 – 2.000,00)2.000,00
ROI=3
ROI (%)=3100=300%
Como pode observar, na situação do exemplo acima, o investimento retorna 3 ou 300% de vezes maior do que o inicial, fazendo assim com que a empresa tenha tido muito sucesso.
Este exemplo é uma amostragem simples, mas que dentro do marketing digital, é utilizado junto de outros dados e variáveis coletadas. A qual mostra detalhadamente os fatores de causa que gera a consequência do lucro ou prejuízo da empresa neste âmbito.
Quais são as vantagens de analisar o ROI?
Como citado algumas vezes em tópicos anteriores, o ROI possui a vantagem de expressar de maneira clara e objetiva se o retorno sobre o investimento feito em cima de um determinado âmbito foi positivo ou negativo.
Outro fator importante que demonstra vantagem, é a respeito da oferta de informações que ajudam no planejamento estratégico de uma empresa. Pois, a partir de dados passados ela pode criar metas realistas capazes de serem alcançadas.
Além disso, pode identificar o período em que os investimentos demoram para trazer retorno em cada departamento. De forma resumida, as vantagens de calcular o ROI está dividida em 5 pontos:
- Indicar de maneira eficaz o entendimento da lucratividade de um determinado negócio;
- Adaptabilidade para vários canais de marketing e outros setores empresariais;
- Chamar atenção de potenciais investidores;
- Proporciona um planejamento de metas baseado em dados concretos;
- Fornece clareza a respeito de valores e tempo necessário para obter retorno.
Em meio a um âmbito como é o marketing digital, um dos maiores problemas encontrados por gestores, é conseguir organizar esses dados, na qual demonstra os itens minuciosos do investimento. Mas que, ao mesmo tempo, consigam ser claros e objetivos em sua demonstração.
Como otimizar o ROI
A otimização da ROI dentro do marketing digital é diferente da de outros mercados. No ambiente analógico, ele pode considerar somente a subtração entre o valor do retorno com a quantia investida dividindo com o investimento inicial. Entretanto, essa ferramenta possui outras minuciosidades dentro do âmbito digital.
A inserção do marketing na internet resultou no surgimento do marketing digital e gerou novas métricas confiáveis, possibilitando as grandes e pequenas empresas avaliar o mercado e tomassem decisões importantes, usando como base informações concretas. Através do marketing digital, ficou possível proporcionar uma fidelização maior de clientes, ocasionando um crescimento dos lucros.
Uma das ferramentas indispensáveis para conseguir acompanhar o resultado gerado por um site e campanhas de marketing é o Google Analytics, no qual oferece um rastreamento e monitoramento bastante simples e de maneira gratuita.
Este instrumento possibilita uma captação de inúmeros dados, como: horário e páginas acessadas, localidade dos acessos, idiomas, navegadores utilizados, tempo de visitação, tempo médio de visitas por páginas vistas e entre outros. Confira abaixo um exemplo ilustrado dele:
Outro serviço importante que o Google Analytics oferece é o painel “Tempo Real”, na qual possibilita a observação em tempo real do acesso a um determinado site, além das páginas visualizadas e a origem do primeiro acesso. Além disso, dá para ver quem acessa o site mais de uma vez. Confira o exemplo ilustrado dele aqui abaixo:
Conhecer esses dados mostrados acima pode ajudar a expandir mais a análise do ROI, além de saber quais locais da internet vem boa parte dos ganhos em cima do investimento inicial feito com o Marketing digital.
Com isso em mente, imagine a seguinte situação: uma empresa investe R$ 10.000,00 em uma campanha digital, na qual retorna R$ 15.000,00. Em uma primeira análise, ela fará o seguinte cálculo:
ROI=(15.000,00 – 10.000,00)10.000,00
ROI=0,5
ROI (%)=0,5100=50%
Após efetuar esse cálculo, a empresa notará que obteve um resultado positivo, tendo um retorno de 50% do que foi investido. Com isso, ela poderá utilizar do Google Analytics para conferir informações mais minuciosas para saber o percentual de cada variável que veio parte do dinheiro do retorno do investimento.
Prosseguindo no exemplo, imagine uma situação em que os administradores apurem as variáveis e jogam tudo em uma planilha para conseguir organizar melhor as informações, ficando dessa maneira:
A partir dos dados organizados na planilha acima foi visto as redes sociais, horários e navegadores que mais trouxeram retorno financeiro para o investimento no marketing digital da empresa. A partir desses simples dados, os responsáveis pelo setor sabem qual a rede social, turno e navegador devem ser priorizados em um investimento futuro.
Utilizando ainda o exemplo acima, ficou entendido que o Instagram foi a rede que trouxe mais retorno, o turno da noite, sendo o horário mais acessado e o Google Chrome, o navegador mais utilizado. Em uma futura campanha, a empresa já sabe onde deverá alocar mais dinheiro, pois um direcionamento mais certeiro ajuda no crescimento das alavancagens.
Assim, é válido citar que as variáveis secundárias a respeito dos locais de retorno podem ter mais indicativos, como público alvo, faixa etária e renda mensal, sendo definida por cada empresa diferente. Entretanto, o exemplo mostrou o quanto isso expande a análise e identifica melhor os pontos focais que deverão ser escolhidos pela empresa.
Outro ponto importante foi a adaptação desta ferramenta para a mensuração de campanhas do marketing digital, sendo um meio de amostragem necessário, junto de outros dados secundários importantes.
Por fim, foi entendido que o ROI consegue ser essencial, pois a partir da apuração e análise feita em cima dos investimentos realizados pela empresa, consegue ajudar os gestores em tomadas de decisões importantes. Com isso, continue navegando no Jornal do Marketing para conhecer mais dicas e assim melhorar os ganhos da sua empresa.