Para que as empresas tenham sucesso em suas campanhas, algumas estratégias são adotadas, entre elas a criação de uma persona, que leva em consideração algumas informações relevantes sobre os consumidores, fazendo com que as campanhas e ações para eles tenham uma maior assertividade.
Confira neste post do Jornal do Marketing tudo que se precisa saber sobre essa importante estratégia de mercado que tem a finalidade de auxiliar as marcas a alcançar os melhores resultados.
O que é a persona?
A persona trata-se de um personagem, criado pelas empresas para representar seus clientes, com base em informações relevantes e dados sobre essas pessoas. Também conhecida popularmente como avatar, a persona é um elemento essencial para direcionar toda a criação de conteúdo e o marketing que uma marca faz.
Através desses avatares as empresas conseguem identificar todas as características de seus clientes, a fim de elaborar ações e estratégias que consigam atender as necessidades desses consumidores.
Qual a função da persona no marketing?
Sua função está diretamente relacionada com a possibilidade de aprofundar os conhecimentos acerca de um público específico e entender o valor do produto ou serviço oferecido para eles, além de estabelecer os canais de comunicação com essas pessoas, identificando onde elas se encontram e elaborar os conteúdos compatíveis com o que elas desejam.
Com isso, as empresas conseguem estabelecer o tom de voz utilizado para fazer com seu público de maneira assertiva, proporcionando uma experiência de consumo ao consumidor capaz de garantir a satisfação desses clientes. Além de estabelecer uma vantagem competitiva frente aos concorrentes de maneira assertiva e estratégica.
Como criar a persona no marketing e qual a importância?
A criação da persona é essencial para estabelecer a comunicação correta com os clientes, a fim de oferecer a eles exatamente que se deseja. Dessa forma, as empresas conseguem entender as necessidades do público e sanar de forma assertiva esta demanda.
Para que se tenha uma construção de persona correta, é preciso que as marcas tenham alguns dados que servirão de base para a construção desse avatar tão necessário nas estratégias de marketing, as quais são:
- Coleta de dados dos consumidores;
- Fazer perguntas aos clientes, de cunho demográfico, pessoal e profissional e em relação a consumo, seus hábitos de compra e a relação com a empresa;
- Analisar as informações coletadas, a fim de ter uma leitura qualificada que quem são essas pessoas;
- Estruturar a persona, com base nos dados recebidos e analisados;
- Compartilhar o modelo criado com a equipe;
Com estruturação da persona, as equipes conseguirão trabalhar com maior assertividade em campanhas e ações criadas para os clientes, além de compreender um pouco mais sobre eles, o que aumenta o volume de vendas e resultados.
Quais as vantagens de usar a persona no marketing?
Uma vez que a persona é criada, além de facilitar o trabalho e o entendimento da marca a respeito de seus clientes, ela também pode proporcionar vantagens à empresa, o que ajuda no dia a dia de trabalho.
Entre elas, se destacam a elaboração de conteúdos de acordo com a preferência do público alvo, a descoberta de uma linguagem ideal para interagir com essas pessoas e onde elas se encontram, realizando a divulgação dos conteúdos nos canais corretos.
A criação de uma persona é essencial para que as empresas tenham melhores resultados, conseguindo compreender seus clientes e oferecer a eles a melhor solução em produtos ou serviços. Assim, não deixe de acompanhar o Jornal do Marketing para ficar por dentro de tudo sobre o tema!