O que é Dwell Time e como implica para o sucesso do site?

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O que é Dwell Time e como implica para o sucesso do site

O que é Dwell Time e como implica para o sucesso do site?

Aprenda tudo sobre o Dwell Time, uma métrica importante que diz como os internautas interagem com o seu site!

Qualquer um que trabalha com sites e projetos na internet deve estar inteirado sobre o que é Dwell Time, que nada mais é que um controle importante que mede a permanência dos visitantes em seu site. Com o controle da média que visitantes passam pelo seu endereço é possível planejar uma série de ações, campanhas e até mesmo disponibilizar diferentes recursos para a página.

E saiba que não é apenas você que está de olho no Dwell Time de seu site. Este é um dos aspectos mais analisados pelo algoritmo do Google na hora de ranquear seu domínio. Quanto maior o tempo de permanência dos usuários em sua página, mais bem ranqueada ela estará entre os primeiros resultados dos buscadores. Logo, alcançar bons resultados se torna fundamental para o sucesso do seu site.

O que é o Dwell time?

Os termos Dwell Time significam tempo de permanência em português e esse nome já deixa claro a sua função: informar quanto tempo um visitante fica em seu site. Quando um usuário encontra sua página é natural que o mesmo se sinta interessado, role alguns segundos e veja o que ela tem a oferecer.

O que é o Dwell time
Fonte/Reprodução: original

Se isso não acontecer, significa que o usuário caiu em uma página errada, não encontrou o que procurava ou mesmo teve uma péssima experiência. Independente da razão, isso significa que com certeza houve um problema, talvez de indexação causado pelo próprio buscador, que retornou seu site como resultado para um conteúdo que ele não apresenta, ou quem sabe foi um erro do site que deve ser resolvido com urgência.

De qualquer modo é importante saber o que aconteceu e como contornar esse problema grave. Tradicionalmente o tempo médio para ser considerada uma baixa permanência é de cerca de 5 segundos. Nesse tempo, o usuário analisa as primeiras informações da página e, se não ficou satisfeito, sai da página. Entre os principais fatores que afastam visitantes, estão:

  • Poluição visual;
  • Design ruim;
  • Falta de conteúdo;
  • Conteúdo incompleto;
  • Conteúdo raso;
  • Indexação incorreta por conta do SEO da página.

Esses são os principais elementos que devem ser analisados e corrigidos para que o tempo de permanência do usuário fique maior e seu site comece a ranquear muito mais no Google. Além disso, quanto maior o Dwell Time, melhores oportunidades sua página tem de vender, lucrar com propagandas, investir em novos recursos e muito mais.

Qual o papel do Dwell Time para o SEO?

Como comentamos, o Dwell Time é um aspecto importante para o SEO do seu site. As práticas de otimização para motores de busca – Search Engine Optimization – colocam o seu site no topo dos resultados dos buscadores, como Bing, Google e DuckDuckGo. Se o Dwell Time de seu site for alto, maior seu ranqueamento!

Os bots que atuam por trás desses mecanismos de busca avaliam que sua página vale a pena, oferece aquilo que o cliente busca e por isso merece ficar entre os primeiros colocados, afinal, entregam exatamente aquilo que foi pesquisado. Por isso é importante investir em estratégias que garantem uma alta média de permanência em seu site.

Como avaliar a métrica do Dwell Time?

A melhor maneira de visualizar o seu Dwell Time e analisá-lo é por meio do Google Analytics. A ferramenta oferecida pelo Google permite que você verifique qual o tempo de permanência dos visitantes em seu site. Logo na página inicial do Google Analytics é possível verificar o tempo médio de permanência:

Em duração da sessão você pode visualizar essa informação e então analisar melhor quanto tempo os usuários permanecem em seu site. Se o seu site manter uma boa média, então pode esperar por benefícios diretos em ranqueamento e ótimas posições no buscador, desde que outros aspectos da página também estejam em ordem.

8 práticas para otimizar seu Dwell Time

Com um bom tempo de permanência você também expande possibilidade de negócios, anúncios, guest posts, parcerias no mercado e pode oferecer mais produtos e serviços, caso seu site seja um e-commerce.

8 práticas para otimizar seu Dwell Time
Fonte/Reprodução: original

E para que você consiga otimizar seu site, separamos 8 formas de manter seu Dwell Time em bom estado! Com essas práticas você irá otimizar o tempo em que os usuários permanecem em sua página e conquistar posições cada vez melhores posições nos principais buscadores como o Google, o que aumenta a sua autoridade.

Tenha um site clean

Todo site de qualidade deve ter uma visualização mais limpa possível. O design clean é praticamente obrigatório, mesmo que sua página invista em elementos visuais, estes devem estar contextualizados e serem utilizados com inteligência. A experiência do usuário e sua capacidade de encontrar o que procura deve ser valorizada ao máximo.

Ofereça conteúdo de qualidade

Se o seu conteúdo for de qualidade, então inegavelmente o seu Dwell Time será maior. O visitante que se depara com um bom conteúdo irá prestar atenção no mesmo, ler um artigo útil, navegar entre os produtos interessantes e interagir com os recursos que sejam úteis. Qualidade no conteúdo é sinônimo de alto tempo de permanência.

Tenha um design intuitivo

Quanto mais intuitivo for o design de sua página, menos tentado o usuário se sente de abandonar seu site. Um site com um design que seja limpo e que leve o cliente a entender exatamente aquilo que ele veio buscar irá permitir que este visitante fique na página, procure o que precisa e se sinta satisfeito para voltar sempre que precisar.

Ofereça boas CTAS

As Call To Actions são elementos importantes em qualquer página. São chamadas à ação que levam o usuário a realizar alguma coisa, como clicar em um link, ler algum artigo ou visualizar um produto. Quanto mais CTAs de qualidade o seu site tiver, mais o cliente irá passar tempo navegando em suas páginas.

Utilize elementos visuais interessantes

Elementos visuais de qualidade são importantes para prender a atenção e manter o usuário interessado. Esses elementos podem ser cores, imagens, layouts inteligentes, vídeos, músicas e até mesmo propagandas. Desde que sejam utilizados de maneira estratégica, esses elementos deixam de ser poluição e tornam-se pontos de interesse.

Invista em boas headlines

Headlines são fundamentais para que o público se interesse por um assunto. Quanto mais títulos de ótima qualidade seu site oferece, maiores as chances de o usuário permanecer navegando no site e conhecer mais sobre o conteúdo que sua página tem a oferecer, o que irá aumentar de maneira natural o Dwell Time.

Invista no carregamento rápido

O carregamento demorado é uma barreira para o tempo de permanência. Segundo pesquisas, usuários aguardam cerca de 3 segundos até que a página carregue. Caso não aconteça, o abandonam. Isso interfere de maneira clara e direta sob o Dwell Time e quanto mais sua página demorar para carregar, mais visitantes irá perder.

Estude seus visitantes e público alvo do seu site

E por fim, não há como interessar o público alvo o suficiente para manter um Dwell Time satisfatório se sua empresa não entender quem é esse público. Estude qual o alvo do seu site, que conteúdo faz sucesso entre a parcela dos internautas que você busca atingir e como conseguir interagir com esses usuários.

Com isso, seu conteúdo será personalizado para atingir aqueles que podem interessar e de modo orgânico o tempo de permanência em seu site irá crescer bastante! Invista em estudo e pratique bastante o SEO da página para alcançar os melhores resultados nos buscadores.

Com essas pequenas estratégias e práticas, seu site só tem a ganhar. Aumente o Dwell Time para estar entre os primeiros resultados do Google e seja recomendado para mais visitantes na internet! Com essa métrica e o cuidado necessário você pode conquistar a autoridade que sempre sonhou para seu domínio.