Ao trabalharmos com Marketing Digital é necessário termos o máximo de conhecimento sobre as métricas, e uma delas é o CPM ou Custo por Mil Impressões. Quando anunciamos algum produto, é necessário monetizar essa publicidade para aumentar o tráfego e alcançar o máximo de pessoas possíveis.
Para isso, temos três principais métricas que nos auxiliam a analisar e precificar os anúncios, sendo elas o CPA, ou Custo por Aquisição, CPC, referente ao Custo por Clique, e o CPM, que é o Custo por Mil. Neste artigo, vamos apresentar o Custo por Mil Impressões, como ele funciona, como calcular e muito mais, confira!
O que é o CPM?
As impressões mostram a quantidade de exibições de um anúncio na internet e o CPM mede o gasto originado a cada mil impressões. Quanto maior a quantidade de impressões, maior é o tráfego e o engajamento na publicidade, determinando o desempenho das estratégias escolhidas.
Essa métrica de precificação é normalmente utilizada em sites com tráfego bom que podem anunciar a sua publicidade, como blogs e páginas de notícias que atingem 1000 visualizações ou mais. Para anunciar nesses veículos o custo é maior, afinal mesmo se não houver cliques a cobrança será feita, porém, é um método ótimo e que traz um fluxo maior de usuários ao seu negócio.
Como calcular o CPM?
Existem vários tipos de métricas de precificação, mas o CPM é considerado o mais barato, além de possuir um cálculo simples que pode ser realizado por ferramentas virtuais ou por conta própria, o que é recomendado. Nesse cálculo basta dividir o custo total do anúncio pela quantidade de impressões, após isso, é só multiplicar por 1000 e assim terá o valor exato.
A fórmula dessa métrica é (Custo Total) / (Impressões/1000). Vamos supor que tenha-se realizado um investimento de R$5.000 na campanha com um total de 500.000 impressões, portanto, 5000 dividido por 500.000 é igual a 0,01. Quando multiplicado por 1000, o resultado total é R$10 de CPM. Esta é uma estratégia direcionada a empresas de médio e grande porte, segundo o site Resultados Digitais.
Quanto de CPM é bom?
O Custo por Mil Impressões não pode ser avaliado sozinho, é necessário analisar outros fatores como o Custo por Aquisição e o Custo por Cliques. Segundo o Expert Digital, há uma média de US$11,20 de custo, mas é necessário levar em consideração a sua área de atuação e a qualidade do anúncio.
Um CPM bom é o que funciona melhor para a sua empresa em específico, então o essencial é analisar os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho), quais as estratégias escolhidas, os resultados e lucro obtido. Quer saber como utilizar essa métrica de estratégia na sua empresa? Veja abaixo as melhores formas!
Como usar o CPM como estratégia de Marketing Digital?
De acordo com o eKyte, o CPM inclina-se a ser mais caro quando o público é menor e a concorrência é maior, afinal nesse caso é mais difícil de conseguir atenção para o anúncio. Então, para aumentar a tendência do Custo por Mil Impressões basta ampliar o público-alvo.
Outra forma de conseguir um bom valor é analisar quais os melhores horários de exibição e ir realizando atualizações nos anúncios com o intuito de torná-lo mais atrativo. É possível utilizar o CPM em campanhas pagas por Cliques, Impressões ou Aquisições, e é interessante usá-lo após a avaliação do CPL (Custo por Leads) e do CPA (Custo por Ação).
Por que o CPM é tão importante no marketing?
Existem várias métricas importantes no Marketing Digital, como o CPC, CPA, CPL e várias outras, mas você sabe o motivo do Custo por Mil Impressões ser tão bom e importante? Abaixo listamos algumas de suas vantagens para que você, profissional, saiba porque sua empresa precisa do Custo por Mil Impressões:
- Há um aumento do tráfego, que auxilia no alcance do produto;
- Aumento das visualizações, gerando mais cliques no anúncio;
- Pode-se determinar se a estratégia utilizada é boa;
- O lucro é por impressão, portanto o valor não muda se tiver ou não cliques;
- É um ótimo investimento de baixo custo;
- Permite a previsibilidade dos resultados da estratégia e da campanha.
O Custo por Mil Impressões oferece esses benefícios para quem o utiliza corretamente e em conjunto com as outras métricas. As empresas que o utilizam apresentam resultados excelentes, além de terem a ampliação de consciência dos produtos, dos clientes e do branding em si.
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