Também conhecido como m-commerce, o mobile commerce é a realização de transações comerciais a partir de dispositivos móveis com plataformas de compra acessíveis em tablets ou smartphones. Atualmente o m-commerce é fundamental para qualquer loja virtual.
O cenário do e-commerce se modifica constantemente e o que antes era feito por meio de uma tela de computador, atualmente pode ser feito em dispositivos móveis. Grandes consumidores estão dando preferência por comprar itens e pagar por serviços online e é aí que entra o mobile commerce.
O mobile commerce é amplamente utilizado e atualmente é possível comprar até mesmo alimentos por meio de aplicativos. Neste conteúdo, o Jornal do Marketing vai mostrar como integrar o m-commerce em seu e-commerce e muito mais.
O que é mobile commerce?
O mobile commerce refere-se ao processo de comercialização como vendas, compras e outros através de dispositivos móveis. Esse processo também é conhecido como m-commerce que é a sua abreviação.
Em linhas gerais, o mobile commerce aproveita todas as possibilidades que os dispositivos móveis dispõem, como a conexão a internet, aplicativos e outros para proporcionar mais comodidade aos consumidores.
Imagine que uma loja virtual começou a funcionar há pouco tempo, no entanto, os gestores dessa empresa não investiram na otimização para mobile, como design responsivo e o marketplace fornecido pelas mídias sociais. Nesse sentido, dificilmente os consumidores encontrarão ou ficarão interessados em adquirir os produtos da loja.
Como integrar o mobile commerce ao seu e-commerce?
Existem muitas maneiras de integrar o mobile commerce ao seu e-commerce e fazer isso envolve a implementação de tecnologias e estratégias que permitem que consumidores possam interagir e comprar em sua loja online por meio do seu tablet ou smartphone. Algumas das principais implementações incluem:
- Aplicativo;
- Site responsivo;
- Métodos de pagamento online;
- Segurança.
Essas são apenas algumas das ações que se deve tomar para o sucesso da sua empresa online. Um dos mais importantes pontos inclui os métodos de pagamento que além de serem variados, precisam ser móveis e práticos.
Principais benefícios do mobile commerce
O mobile commerce ou m-commerce oferece uma série de benefícios aos empresários que o implementam em seus e-commerces, bem como para seus consumidores que podem realizar transações comerciais de modo facilitado.
1- Acesso facilitado
Um dos maiores benefícios é o acesso facilitado. Os usuários podem encontrar a loja enquanto acessam suas redes sociais como Facebook, Instagram ou Pinterest e realizar compras diretamente nestes aplicativos sem que ocorra o redirecionamento para diversas outras páginas.
2- Conveniência
A conveniência do mobile commerce permite que os consumidores façam compras sem se deslocarem de onde estiverem. Atualmente, grandes empresas como SHEIN e iFood são as preferidas dos consumidores pela comodidade que os proporciona.
3- Facilidade de pagamento
As empresas que adotam o m-commerce costumam aceitar uma diversidade de formas de pagamento que incluem o Google Pay, Pix e outros. Essas maneiras são rápidas e fáceis, o que é ótimo para o consumidor e o empreendedor.
4- Maior alcance
A modalidade permite que os e-commerces possam utilizar estratégias de marketing que alcancem consumidores de diversos locais do país ou do mundo. Basta utilizar essas técnicas corretamente.
Como aumentar suas vendas com o m-commerce?
Aumentar as vendas utilizando o m-commerce requer o uso de algumas estratégias que aproveitem ao máximo tudo o que os dispositivos móveis proporcionam para empreendedores e usuários.
Uma das técnicas mais importantes é o uso das mídias sociais. Para isso, é importante estudar cada uma delas e entender quais são os modelos de postagens com maior alcance nas plataformas.
Mas é importante destacar que o conteúdo para redes sociais é voltado para pessoas. John Jantsch, consultor de marketing, diz o seguinte: “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar”. Nesse contexto, é muito importante observar quais são as principais tendências de cada mídia social.