O marketing integrado é uma estratégia amplamente utilizada por empresas de variados portes com o intuito de alcançar o público-alvo e fidelizar clientes de forma eficiente e assertiva.
O consumidor é o centro das atenções e empresas de diferentes tamanhos e segmentos têm aplicado seus esforços e recursos para garantir uma experiência positiva para os potenciais clientes e os já fidelizados.
O que é o marketing integrado?
O marketing integrado trata-se de uma estratégia que utiliza diferentes canais de mídia para transmitir determinada mensagem de maneira consistente. A abordagem em questão tem como principal finalidade a solidificação da marca e seu reconhecimento e para isso, são utilizadas redes sociais, anúncios de TV, outdoors e outros.
Ao aplicar estratégias como o marketing integrado, as empresas devem criar uma marca memorável e impactante desde a primeira comunicação. Nesse sentido, pode-se criar um personagem que represente a marca para aumentar a conscientização dos clientes em potencial. Hoje, um dos maiores exemplos disso é a Lu, do Magalu.
Quais são as características do marketing integrado?
Em linhas gerais, no cenário competitivo do mercado atual é indispensável adotar estratégias de marketing efetivas. O marketing integrado é uma das técnicas mais eficientes que pode utilizar. Algumas das principais características incluem:
- Logotipo;
- Slogan;
- Estética visual memorável.
Ao compreender cada uma dessas características e incorporá-las em sua estratégia, você poderá facilmente aumentar a visibilidade da sua marca de maneira consistente e gerar os resultados esperados.
4 motivos para você investir no marketing integrado
Incorporar o marketing integrado oferece vantagens variadas e significativas para qualquer empresa, independentemente do setor. No geral, a abordagem permite que os empresários comuniquem-se de maneira mais ampla com o público-alvo.
Esse fator contribui para a construção de uma imagem sólida de marca no mercado e como consequência, influencia diretamente no aumento dos lucros a longo prazo, desde que tenha consistência e entenda como utilizar os recursos disponibilizados.
Fidelização de clientes
À medida que se cria campanhas consistentes e efetivas, a fidelização de clientes se torna ainda mais eficaz. No entanto, para que isso seja possível, é crucial oferecer um atendimento de qualidade e garantir a satisfação do cliente.
Reconhecimento de marca
O reconhecimento de marca é um dos fatores mais importantes para qualquer tipo de empresa ou até mesmo para criadores de conteúdo. Isso porque, ao reconhecer uma marca e entender que ela pode solucionar seus problemas, ela recorrerá a mesma marca cada vez que precisar de um serviço ou produto em específico.
Melhor aceitação
Para isso, é necessário estudar os clientes para entender os motivos que os levam a rejeitar sua marca. Nesse contexto, o ideal é optar pelo marketing integrado para entender onde está o seu público.
Maior valor à marca
Ao divulgar seus objetivos, serviços, produtos ou conteúdo com clareza em diversos canais de comunicação, é possível agregar valor a sua marca. Isso não apenas atrai mais clientes, como também gera mais impacto.
Principais diretrizes do marketing integrado
O marketing integrado é considerado um dos mais eficientes do mercado atual e por isso, é indispensável contar com ele para alcançar o público-alvo da melhor maneira possível. Alguns dos principais diretrizes da abordagem incluem:
- Consistência;
- Continuidade;
- Coerência;
- Complementaridade.
Entender a importância de cada uma dessas diretrizes é essencial antes mesmo de incorporá-lo às suas estratégias de marketing. Sem dúvida levar em consideração a estratégia pode ser o primeiro passo para o sucesso de uma marca.
O marketing integrado consiste em uma estratégia de marketing que amplia horizontes e envolve a criação de campanhas publicitárias em diferentes canais de comunicação como redes sociais, comerciais de TV e diversos outros. Levá-lo em consideração pode ser o que faltava para o crescimento do seu negócio.