O marketing pode se dividir em diversos tipos, entre eles o marketing direto digital. Seja uma campanha super elaborada feita por uma grande empresa ou um ambulante anunciando o valor de seus produtos com frases chamariz no meio da rua, isso é o marketing.
Existem diversas estratégias, técnicas e métodos assertivos dentro do estudo de mercado que podem ajudar as empresas a terem sucesso em suas campanhas, e consequentemente alavancando os resultados, ganhando clientes e potencializando os lucros.
O marketing direto é mais um tipo de marketing que pode render bons resultados se implementado da maneira correta, para isso é necessário entender o conceito e perceber junto com o público qual a melhor estratégia pode ser adotada. Confira com o Jornal do Marketing tudo o que precisa saber neste artigo completo!
O que é o marketing direto digital?
O marketing direto digital trata-se de estratégias de marketing reunidas para realizar a divulgação de produtos ou serviços de uma empresa, utilizando ações direcionadas para um determinado público.
Com o passar do tempo, esse modo de se fazer marketing direto foi mudando e se aprimorando, com isso, se antes esse tipo de estratégia estava relacionado a algo mais agressivo, onde ferramentas como televendas, mala direta e telemarketing eram muito utilizadas, aos poucos esse cenário foi mudando, dando lugar a estratégias mais personalizadas e e-mail marketing, onde se busca uma relação com os consumidores.
As ferramentas mudaram, mas a essência da estratégia segue a mesma, visando buscar pessoas que já tenham interesse pelo que se oferece. Dessa forma, o trabalho de persuasão é facilitado, o que otimiza os gastos e traz mais rapidamente os resultados de vendas esperados.
Benefícios do marketing direto digital
Por ser focado em pessoas que já demonstram algum tipo de interesse nos produtos ou serviços oferecidos, o marketing direto digital pode trazer benefícios às empresas, uma vez que suas estratégias são bem implementadas. Confira os benefícios ao aderir essa estratégia ao planejamento de marketing.
- Personalização: O contato com o cliente acontece de maneira mais estratégica, uma vez que o cliente já possui interesse na oferta feita para ele, pois atende ao que ele precisa. Dessa forma, temos uma otimização de tempo de atendimento e mais chances de fechar o negócio;
- Monitoramento de resultados: O monitoramento é essencial em qualquer ação realizada e não seria diferente com o marketing direto digital. Através do acompanhamento das campanhas é possível corrigir possíveis erros, aprimorar o que deu certo e mensurar os resultados da ação de maneira completa;
- Custos reduzidos e rapidez: A criação de uma campanha de marketing direto digital é rápida e barata, isso porque para que ela funcione é necessário ter uma boa lista de leads e saber por onde essa campanha será veiculada. A dica é considerar aquele canal (WhatsApp, e-mail marketing) no qual esses consumidores mais se fazem presentes.
As ações de marketing direto digital podem trazer à empresa e aos clientes muitos benefícios, onde para as empresas é possível reduzir os custos e personalizar mais as ofertas de acordo com as necessidades do consumidor, o que aumenta a sua satisfação, possibilitando um estreitamento de relações harmônicas entre empresa e cliente.
Quais são os objetivos do marketing direto digital?
O marketing direto tem como objetivo atualmente tornar a relação com os clientes mais amigável e personalizada, diferente do que era feito no passado, onde a comunicação era mais agressiva. Além disso, também é possível destacar:
- Conquista de novos clientes;
- Fidelização;
- mensuração de resultados;
- Aumento dos lucros;
- Divulgação de produtos ou serviços ao público-alvo estabelecido;
- Identificação de leads;
- Pesquisa de mercado.
É importante ressaltar que com esse novo olhar do marketing direto sobre os clientes, os mesmos tendem a se sentir mais valorizados, sem a sensação que por muito tempo os rodeou, sendo apenas mais uma venda, um número a uma empresa. Com isso, eles se tornam muito mais atraídos a estabelecer relações.
Exemplos de marcas bem sucedidas no marketing direto digital
Algumas marcas bem sucedidas no mercado usaram das estratégias promovidas pelo marketing direto digital para se aproximar dos clientes oferecendo a eles vantagens e oportunidades para realizar suas compras.
Confira alguns exemplos que o Jornal do Marketing selecionou e que podem servir de inspiração para empresas.
McDonald’s e Burger King
As principais redes de fast food usam o marketing direto por meio de cupons de desconto. Os cupons são disponibilizados de muitas formas, seja por QR Code, Print de alguma imagem mediante apresentação, seguir ou interagir com determinada publicação entre outras possibilidades.
Muitas vezes o desconto não vem apenas em valores, mas sim em outros produtos, isto é um cupom que dá direito a mais uma batata, ou a uma sobremesa, o que também faz muito sucesso entre os consumidores que sempre fazem uso desse benefício.
Avon
Os catálogos de vendas da Avon são mais um exemplo de sucesso de marketing direto, isso porque os consultores vão à casa do cliente para deixar a revista e ali mesmo é possível para os clientes fazerem seus pedidos.
Feito isso, o consultor realiza os pedidos do cliente no sistema e na data programada ele realiza a entrega. Esse formato funciona até hoje e outras empresas de cosméticos usam da estratégia para alavancar as vendas.
Shoptime
A marca é uma das maiores do mercado de eletrônicos do país e também faz uso do marketing direto para potencializar suas vendas e fidelizar mais e mais clientes, oferecendo diversas vantagens.
A empresa tem um site com promoções imperdíveis, um canal de vendas direto e ainda possui um canal de TV onde promoções e descontos são oferecidos em tempo real. Por vezes esses valores são oferecidos muito abaixo do mercado e as promoções relâmpago abusam da urgência, o que torna a empresa um clássico do marketing direto.
O marketing direto é um tipo de estratégia que pode ser aplicado por várias empresas, desde as maiores e com alta visibilidade e fatia de mercado, a negócios menores. O objetivo é oferecer ao cliente uma abordagem diferenciada, com foco na fidelização e no bom relacionamento duradouro.
3 passos para implementar o marketing direto digital
O marketing direto digital é sem dúvidas mais uma opção para as empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços aos consumidores, estabelecendo com eles boas relações. Confira três dicas que podem ser implementadas para ter sucesso e resultados positivos.
Público-alvo
A identificação do público-alvo é essencial para se ter sucesso em qualquer campanha que tenha como base as estratégias de marketing, por isso é importante que a empresa faça uma leitura de seu cadastro de clientes e segmente algumas informações, entre as mais comuns sexo, idade, renda, interesses, localização, idade entre outros.
Antes de fazer a abordagem, também é importante se certificar que o contato com elas para ofertas serviços e produtos é consentido, caso contrário, os consumidores podem entender a ação como importunação, o que não gera vendas.
Defina a abordagem
Uma vez que o público é identificado, é importante estabelecer qual será o canal utilizado para fazer contato com ele. Vale ressaltar que esta escolha também está muito alinhada ao tipo de público que a empresa tem e o fator de idade pode ajudar a decidir por onde a abordagem será realizada.
Dessa forma, é importante que essa análise seja realizada para fazer a melhor escolha, afinal é preciso que a campanha tenha um retorno positivo, tanto de vendas como de aumento de clientes.
Lembre-se de que o senso de urgência deve prevalecer nesse contato, o que deixa o cliente mais propenso a realizar a compra. Uma vez que ele entende que determinada oferta estará disponível por pouco tempo, ele dará mais importância, o que aumenta as chances de conversão.
Monitore os resultados
O acompanhamento dos resultados é essencial para medir se a campanha teve uma boa aderência do público-alvo ou se precisa de algumas melhorias. Dessa forma, a empresa consegue identificar os erros e realizar as alterações, perceber os acertos e providenciar um aprimoramento deles, além de ter um maior acompanhamento do desenvolvimento da campanha desde o momento em que ela é lançada.
Acompanhar os resultados é a melhor forma de medir o aproveitamento das campanhas e estabelecer estratégias assertivas para os próximos planejamentos de marketing, com base nos clientes que serão abordados.
Estabelecer alguns passos para ter sucessos nas campanhas de marketing digital direto é essencial para alavancar resultados e obter um retorno positivo da divulgação realizada para captar consumidores de maneira personalizada.
Portanto, para um melhor aproveitamento do marketing direto, é essencial oferecer ao público um atendimento diferenciado, personalizado e com a oferta que deseja para sanar suas necessidades, obtendo assim bons resultados. Conte com o Jornal do Marketing para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing.