O crescimento de uma empresa depende de vários fatores e um deles é fidelização de clientes e uma maneira fácil de fazer isso, é utilizando o marketing digital para melhorar a retenção de clientes
Atualmente, empresas de diversos portes utilizam estratégias de marketing digital para melhorar a retenção de clientes. No entanto, esse assunto pode ser complicado para algumas pessoas, por isso, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o tema. Acompanhe!
O que é retenção de clientes?
A retenção de clientes significa que a marca não está perdendo clientes. Muito pelo contrário, ela está conseguindo conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que aqueles que já compraram ou consumiram do seu serviço, continuem recorrendo à marca na hora da decisão de compra.
As plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo, estão sempre em busca de fidelizar clientes. Atualmente, até mesmo as revistas e jornais físicos recorrem ao marketing digital para melhorar a retenção de clientes.
Como usar o marketing digital para melhorar a retenção de cliente?
Usar o marketing digital para melhorar a retenção de clientes é essencial para qualquer empresa. Confira abaixo algumas dicas que pode implementar para que seu negócio possa alcançar o sucesso:
1- E-mail marketing
O e-mail marketing é o ato de enviar e-mails personalizados para os clientes e clientes em potencial. Essa é a maneira ideal de manter os clientes engajados e agregar valor ao negócio.
O Mailchimp, por exemplo, é uma plataforma que permite o envio de e-mails personalizados de modo bem fácil e rápido. O site oferece todas as ferramentas necessárias para personalizar lembretes e outros tipos de mensagens para clientes.
2- Mídias sociais
As redes sociais são fundamentais para alcançar o público-alvo. Empresas de grande, médio e pequeno porte estão presentes em redes sociais, como: Instagram, Facebook, Pinterest e outros para fornecer um suporte adequado para clientes, além de compartilhar conteúdo útil.
3- Programa de fidelidade
O programa de fidelidade é uma das melhores formas de fidelizar clientes. Conceda benefícios, recompensas ou descontos para os clientes fiéis. Esse ato motivará os consumidores a comprarem mais, implicando na retenção de clientes.
4- Segmentação de clientes
A segmentação de clientes permitirá a personalização de campanhas para cada tipo de cliente. Observe o comportamento dos seus clientes identificando suas principais características e interesses para poder oferecer um atendimento mais eficiente.
5- Personalização
Existem diversas ferramentas de personalização que podem ser utilizadas no marketing digital para melhorar a retenção de clientes. Uma maneira de fazer isso, é recomendando produtos que o cliente que já visitou o site pesquisou. Empresas, como a Amazon, fazem isso por meio do e-mail.
Como funciona a retenção de clientes?
A retenção de clientes é basicamente a capacidade de uma marca de manter um cliente fiel e consumindo seus produtos regularmente. Esse é um fator crucial para o crescimento de uma empresa.
No geral, a retenção de clientes envolve principalmente a construção de um relacionamento duradouro com os clientes, assim como sempre garantir a sua satisfação com uma boa experiência relacionada ao atendimento, entrega do produto e outros fatores associados aos seus serviços.
Como o marketing digital pode influenciar no aumento de clientes?
O marketing digital pode exercer um papel fundamental no aumento de clientes para uma marca. Esses incluem o aumento da visibilidade do negócio, campanhas diretas, personalização, mais interação e engajamento.
O marketing digital possibilita a mensuração de dados para identificar as estratégias que estão dando certo para poder ajustar as campanhas, aumentando a eficácia e obter mais clientes.
Agora que você entendeu como utilizar marketing digital para melhorar a retenção de clientes, chegou o momento de traçar estratégias com base nas dicas compartilhadas neste artigo para o crescimento da empresa.