A Fórmula de SEO On-Page é uma estratégia crucial para melhorar a visibilidade de páginas online. Esse fator não auxilia apenas no aumento do ranking da página, mas também influencia diretamente na experiência dos usuários.
Aplicar a Fórmula de SEO On-Page pode trazer diversas vantagens como melhorias para autoridade e credibilidade do site, bem como confiança para os internautas. Portanto, dedicar tempo e esforço à técnica é uma etapa essencial para alcançar reconhecimento de marca.
Qual a importância do SEO On-Page?
O SEO On-Page permite que os usuários encontrem seu blog ou site de maneira facilitada nos mecanismos de busca. Ele auxilia no aumento de tráfego orgânico e em melhorias para o ranqueamento de páginas online.
Uma das principais estratégias de otimização inclui a criação de um conteúdo de qualidade com palavras-chave específicas. Além disso, o site precisa ser responsivo para facilitar o acesso de usuários que o acessam de um tablet ou smartphone, além do computador.
Hoje, o Google valoriza conteúdos únicos e qualificados. Isso significa que quanto mais relevante for um conteúdo, maiores as probabilidades de aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca.
A melhor parte disso, é que páginas já criadas podem ser otimizadas para que possam se destacar no meio virtual. No entanto, é muito importante entender quais são os passos para tornar isso possível.
Qual a fórmula de SEO On-Page?
Para incorporar a Fórmula de SEO On-Page, é necessário seguir algumas etapas essenciais que podem fazer toda a diferença na relevância do seu blog ou site. Porém, visto que investir em diferentes fontes de tráfego é uma técnica indispensável, é necessário um trabalho contínuo para elevar seu website.
Uma página na web contém alguns componentes que precisam de atenção sem deixar de lado o foco na experiência do usuário. Confira abaixo quais são as principais práticas para aplicar a Fórmula de SEO On-Page:
Uso das palavras-chave no primeiro parágrafo
O primeiro parágrafo é conhecido como introdução e tem como principal objetivo servir como primeiro contato entre leitor e conteúdo de texto. Nesse contexto, é crucial acrescentar as palavras-chave relevantes ao parágrafo em questão.
É recomendado também adicionar a apresentação e sustentar a tese ao parágrafo. A prática contribui para atrair o público-alvo que busca pela simulação de um problema de maneira mais assertiva e facilitada.
Use tags H1 e H2
Utilizar as tags H1 e H2 pode influenciar as estratégias de SEO de maneira significativa. Enquanto a H1 tem como finalidade indicar qual é o assunto principal da postagem, o H2 serve para estruturar e organizar o texto para melhor entendimento do conteúdo.
Links externos e internos
Links externos apontam para endereços diferentes, já os links internos são hiperlinks que apontam para um conteúdo do seu site. Normalmente, eles são utilizados para indicar uma postagem relacionada ou apontar de onde vem uma informação citada.
Otimize as URLs
Uma URL amigável faz toda a diferença para a fórmula de SEO On-Page, pois ela é fácil de ser digitada, além de poder ser facilmente copiada e colada. Um exemplo de URL otimizada é “www.nomedosite.com.br/formula-seo-on-page”, e não algo como “www.nomedosite.com.br/formula-seo-on-page-como-melhorar-seus-metodos”.
As plataformas de criação de site ou blog permitem a alteração de URLs de maneira facilitada. No Blogger, por exemplo, basta clicar em cima de “Link Permanente”, “Link permanente personalizado” e otimizá-lo da maneira correta.
Otimize as meta descrições
A meta descrição é o resumo do conteúdo que aparece logo abaixo do título nos mecanismos de busca. Ela é um dos itens essenciais para o SEO On-Page, visto que pode influenciar na melhora do ranqueamento.
Para uma meta descrição eficiente, adicione a palavra-chave principal ao texto com uma breve informação sobre do que se trata o tema abordado. Vale lembrar que o limite máximo é de 160 caracteres e você pode utilizar o Yoast para otimizá-lo.
Conteúdo original e otimizado
O conteúdo original desempenha um papel fundamental para obter bons resultados de ranqueamento. Contudo, é importante ressaltar que postagens longas geram melhores resultados, visto que eles possuem um maior aprofundamento no assunto abordado, o que resulta no melhor aproveitamento dos usuários.
Não apenas isso, mas conteúdos longos também fazem com que os leitores passem mais tempo nas páginas, o que auxilia na diminuição da taxa de rejeição. No entanto, um conteúdo original não se baseia em acrescentar muitas palavras sem nexo para criar volume em uma postagem.
Considere otimizar postagens com foco na experiência do usuário, não apenas em alcançar seu público para ganhar dinheiro e visibilidade. Lembre-se que você escreve para pessoas que buscam resolver um problema específico ou aprender algo.
Adicione as imagens
As imagens são recursos indispensáveis, pois podem descomplicar uma leitura e também colaborar para a diminuição da taxa de rejeição, dado que as pessoas passam mais tempo no site.
Imagens adicionadas a postagens de blog ou site precisam ser configuradas e a principal compreende o uso da palavra-chave principal no nome do arquivo. Ao adicioná-la ao conteúdo, é importante adicionar alt text ao texto alternativo para que o conteúdo seja indexado ao Google Imagens.
Quais as Táticas avançadas de SEO on-page?
Se você possui um site ou blog, deve entender quais as táticas avançadas de Fórmula de SEO ON-Page. Ainda que sua página online seja recente ou esteja ativa há mais tempo na internet, existem melhorias que pode incorporar para obter o sucesso almejado. Algumas dessas práticas compreendem:
- Atualizar conteúdo: visto que conteúdos novos podem melhorar para alcançar visibilidade, é importante atualizar os que já existem;
- Exclua conteúdo irrelevante: descubra páginas que atrapalham o rendimento do site e elimine-as;
- Crie Topic Clusters: consiste em um tópico que oferece uma diversidade de oportunidades de links internos que visam manter os usuários no site;
- Faça melhorias nos links internos: vinculação de páginas para transmitir autoridade para outras páginas relevantes existentes no site por meio de backlinks;
- Resolva canibalização de palavras-chave: otimização de problemas de canibalização, que é o que acontece quando uma duas ou mais páginas são otimizadas para a mesma palavra-chave;
- Resolva problemas de Links 404: páginas 404 não contribuem para o ranqueamento e podem ser corrigidas por meio de redirecionamento 301 ou com o relançamento da página.
Essas são apenas algumas das principais técnicas avançadas da Fórmula de SEO On-Page. Em um cenário cada vez mais competitivo, implementar estratégias robustas pode contribuir para a visibilidade orgânica e para que se destaque da concorrência.
Quais as diferenças entre SEO on page e off page?
O SEO on page e off page são essenciais para o posicionamento nas ferramentas de busca como Bing e Google. No entanto, antes de aplicá-los, é necessário entender como ambos funcionam.
- On Page: uma série de ações que visam a melhora do PageRank nos buscadores. Esses fatores incluem o uso de palavras-chave relevantes, meta descrição, links internos e outros;
- Off Page: se refere aos links externos acrescentados ao texto. Essa estratégia ajuda os usuários a entender o que outros criadores pensam do seu conteúdo.
Ambas estratégias em conjunto podem ser altamente eficazes para a visibilidade de qualquer website. Embora muitos gestores de negócios e proprietários de sites foquem apenas no on page, por acreditar ser mais significativo.
No entanto, as duas técnicas podem te ajudar a alcançar seu público-alvo e obter reconhecimento de página. Nesse sentido, se deseja aumentar a lucratividade, visitas e engajamento, o off page pode ajudar tanto quanto o online para elevar seu site.
O uso correto da Fórmula de SEO On-Page faz qualquer página web se sobressair às outras. As principais técnicas que deve utilizar para os melhores resultados incluem a otimização de URL, uso de palavras-chave lucrativas, criar conteúdo único e diversos outros. Pronto para levar seu negócio a outro nível? Explore o Jornal do Marketing!