Conheça as melhores ferramentas para checar informações

Sumário

Posts relacionados

Conheça as melhores ferramentas para checar informações

Conheça as melhores ferramentas para checar informações

Ter em mãos ferramentas para checar informações são indispensáveis para os usuários ficarem atentos a veracidade de cada notícia na internet. Afinal, esses poderosos recursos se destacam pela confiabilidade e eficiência.

As notícias falsas circulam facilmente através das mídias sociais e do cenário digital. Portanto, verificar a veracidade dos fatos é crucial, especialmente para evitar a disseminação de conteúdos falsos em pleno auge da era digital.

Quais as vantagens das ferramentas para checar informações?

Em muitos casos, as famosas notícias falsas, também conhecidas como “Fake News”, conseguem passar despercebidas entre a variedade de informações disseminadas diariamente. 

Quais as vantagens das ferramentas para checar informações?
Fonte/Reprodução: original.

Ainda que sejam de rápida e fácil disseminação em decorrência da diversidade de meios de comunicação como plataformas de mídias sociais, vídeos, podcast e blogs, é possível averiguar os fatos por meio de algumas ferramentas seguras de checagem. Algumas das principais vantagens das ferramentas para checar informações incluem:

Contribui para a sua segurança digital

Diariamente surgem informações sobre novas plataformas ou supostas versões avançadas de aplicativos já conhecidos como o WhatsApp. No entanto, normalmente isso se trata de um crime cibernético, em que golpistas agem para adquirir informações pessoais das vítimas, disseminar malware ou obter senhas.

Nesse contexto, pode-se dizer que existem informações ou notícias falsas que podem apresentar verdadeiros riscos à segurança digital dos usuários. Assim, a conscientização e verificação de fatos é crucial para garantir a proteção online.

Evita graves conflitos

Nos últimos anos as informações falsas têm até mesmo colocado vidas em risco. Hoje, qualquer pessoa pode disseminar um tipo de informação que pode prejudicar a segurança de outro indivíduo.

Esse fator pode levar a prejuízos que podem ser irreversíveis ou até mesmo a óbito. Existem casos em que pessoas inocentes foram linchadas e até mesmo assassinadas por possuir uma semelhança ou característica com um suposto criminoso.

Segurança financeira

Diariamente, são disseminadas centenas de notícias falsas relacionadas a novas maneiras de ganhar dinheiro. E, com o enorme engajamento dos usuários em assuntos relacionados a finanças, os criminosos cibernéticos podem atuar de diferentes maneiras.

Alguns dos exemplos mais comuns são as falsas ofertas de criptomoedas, previsões falsas de ganhar dinheiro em plataformas de apostas e diferentes aplicativos e métodos de ganhar dinheiro fácil. Checar esse tipo de informação garante a segurança financeira e é importante lembrar que não existem métodos fáceis de ganhar dinheiro, tudo exige esforço.

Para quem é indicado as ferramentas para checar informações?

As ferramentas para checar informações são indicadas para qualquer pessoa que deseja verificar a veracidade de uma notícia ou dado. Desde cidadãos comuns, pesquisadores, estudantes e jornalistas, utilizam esse tipo de ferramenta e com isso, podem se beneficiar ao evitar possíveis conflitos ao compartilhar uma informação que pode ser falsa.

Para quem é indicado as ferramentas para checar informações?
Fonte/Reprodução: original.

Os estudantes, por exemplo, realizam atividades e trabalhos acadêmicos que necessitam de fontes confiáveis para embasá-los. Além disso, os jornalistas também precisam ficar atentos a qualquer informação falsa, visto que eles são responsáveis por relatar notícias aos cidadãos sobre diferentes eventos.

Em linhas gerais, as ferramentas para checar informações podem ser utilizadas por qualquer pessoa que deseje conferir a autenticidade dos dados contidos em sites e plataformas de mídias sociais.

Por que é necessário usar essas ferramentas?

O uso de ferramentas para checar informações é indispensável para garantir a credibilidade dos dados que consome online. Felizmente, existem diferentes maneiras de identificar se determinada notícia ou informação é falsa por meio de uma variedade de ferramentas e sites. Para averiguar a veracidade de uma informação siga as seguintes etapas:

  • Verifique a credibilidade do site: faça uma análise sobre o site e verifique a URL, visto que são utilizados URLs semelhantes de grandes portais;
  • Confira a fonte: verifique a verdadeira origem da informação e pessoas citadas no decorrer da matéria;
  • Verifique a data: é essencial verificar a data em que a matéria foi postada, pois ela pode ser uma notícia antiga;
  • Acesse sites de informações: existem portais para verificação de fatos como o Boatos.org, Fato ou Fake do G1 e o Fake ou News, que pertence à Agência Lupa.

No cenário atual, onde  a internet é utilizada para realizar uma diversidade de processos, que envolvem desde os mais simples, como o envio de uma mensagem, aos mais delicados, como transações bancárias, é fundamental manter-se atento sobre todas as informações que possam ter acesso online. 

Quais as ferramentas para checar informações?

Quem deseja ou precisa verificar a veracidade das informações encontradas na internet, não apenas pode como deve contar com as ferramentas para checar informações disponibilizadas no Google. 

Com a facilidade de disseminação de desinformação e notícias falsas que surgem online, essas ferramentas se tornam excelentes parceiras para auxiliar estudantes, jornalistas e cidadãos comuns a se manterem seguros e reduzir os riscos de proliferar ainda mais dados inverídicos.

Verificado na Busca

Se você está em busca da realidade dos fatos sobre um suposto ocorrido ou boato que leu em um grupo de Telegram ou WhatsApp, talvez possa contar com uma organização independente que, possivelmente, já esteja investigando sobre o assunto. 

O Google pode ser a ferramenta necessária, visto que o mecanismo de busca facilita a busca de verificações de fatos realizados por organizações independentes e confiáveis. Você pode ter acesso à informação que deseja em um pequeno resumo dos resultados de pesquisa.

Sobre esta página

A ferramenta “Sobre esta página” confere informações relevantes sobre a página antes de acessá-la. Isso reduz as chances de clicar em um site que dissemina notícias falsas ou malware. Para isso, basta clicar nos três pontos localizados ao lado do título da página e clicar na aba “Sobre esta página”. Assim, você pode decidir em acessar ou não o site em questão.

Sobre esta imagem

Você pode verificar o contexto de uma imagem por meio do recurso de busca por imagem do Google. Para isso, basta clicar nos três pontos que ficam localizados ao lado da imagem nos resultados do Google Imagens.

Esse recurso permite que tenha acesso ao histórico de uma imagem, como outras páginas descrevem a imagem e os metadados de uma imagem. Caso duvide da veracidade de uma imagem, utilize o recurso para conferir se a mesma é verdadeira.

Fact Check Explorer

O Fact Check Explorer é um recurso amplamente utilizado por pesquisadores e jornalistas para que possam se aprofundar em uma variedade de assuntos diferentes. Ao realizar uma pesquisa sobre um tema específico, é possível conferir informações verificadas por organizações independentes que funcionam ao redor do mundo.

Atualmente, jornalistas de variados segmentos e pesquisadores podem utilizar o API Fact Check Tools para analisar fatos relevantes de determinada imagem em seus sites e verificar se a mesma foi utilizada na verificação de fatos existentes.

Por que devemos incentivar o uso dessas ferramentas?

O incentivo ao uso das ferramentas para checar informações pode conscientizar os indivíduos a sempre verificar uma informação antes de compartilhá-la. Ao considerar que as famosas Fake News ou notícias falsas podem ser altamente prejudiciais de diferentes maneiras.

Essas ferramentas proporcionam uma forma eficiente de conferir a credibilidade de uma informação e contribui para um acesso mais seguro e para os usuários permanecerem cientes sobre as informações falsas que circulam pela internet.

As ferramentas para checar informações são cruciais em diversos aspectos, especialmente em um cenário onde as notícias falsas se espalham com mais rapidez e facilidade. Nesse sentido, utilizar as principais ferramentas disponibilizadas pelo Google como o Verificado na Busca, Fact Check Explore, Sobre esta Imagem e o Sobre esta Página, pode auxiliar na garantir uma navegabilidade mais segura e driblar as informações falsas da melhor maneira possível.