As ferramentas de e-commerce são elementos fundamentais para empresas de qualquer área de atuação, visto que elas tendem a melhorar a experiência do cliente, aumentar vendas e facilitar algumas ações simples do dia a dia.
O e-commerce se torna um mercado cada vez mais competitivo e o comportamento dos consumidores evolui cada vez mais, tendo em vista a diversidade de ferramentas de e-commerce disponíveis e os avanços tecnológicos que contribuem para o crescimento das empresas online.
Para você abrir ou destacar um negócio no mercado com mais segurança, o Jornal do Marketing trouxe algumas dicas para pequenas empresas e aqui você entenderá como montar sua loja com ferramentas de e-commerce.
Como montar sua loja nas ferramentas de e-commerce
As ferramentas de e-commerce possibilitam que empresários e gestores de empresas montem lojas online com mais facilidade. Para criar uma loja virtual é necessário analisar alguns fatores que incluem:
- Domínio;
- Layout;
- Formas de pagamento;
- Plataforma para vender online.
É fundamental optar pelas melhores ferramentas de e-commerce antes mesmo de começar a montar a loja. Existem muitas plataformas digitais voltadas para a venda online, por exemplo, e enquanto algumas podem servir perfeitamente para o seu negócio, outras podem não fornecer tudo o que seu negócio precisa.
Imagine que um empresário pensa em expandir seu negócio de shampoo em barra levando para o e-commerce. No entanto, a sua empresa ainda é pequena e ainda não vende o suficiente para investir em uma grande plataforma de vendas online.
Pensando na melhor maneira de integrar seus produtos, o modo ideal de fazer isso é utilizar plataformas como a Shopee ou Amazon, que normalmente cobram valores por vendas. Outra maneira é optar por plataformas mais acessíveis como Bagy e Loja Integrada, por exemplo.
O que procurar nas ferramentas de e-commerce?
Ao escolher as ferramentas de e-commerce para sua empresa, é fundamental considerar alguns fatores. O principal deles é a boa experiência dos clientes, garantindo que seu negócio atenda as necessidades dos clientes. Desse modo, seus objetivos comerciais serão alcançados com mais facilidade.
Atualmente, grande parte das pessoas buscam por produtos por meio dos seus celulares. Por isso, investir em um layout responsivo é essencial para o cliente poder navegar em seu site sem problemas.
Outro fator é a velocidade do site, ou seja, o tempo que ele demora para carregar. Nesse contexto, é fundamental pensar em maneiras de melhorá-lo para ficar mais ágil. Esse é um dos fatores mais importantes do e-commerce, visto que as pessoas não esperam muito tempo para uma página online ser carregada. Isso diminuirá as chances dos consumidores desistirem de comprar na loja.
8 ferramentas de e-commerce para a sua loja!
Todo e-commerce precisa de algumas ferramentas para auxiliar em todo o processo de organização, portanto, confira abaixo 8 delas que realmente pode ajudar:
1- Google Analytics
O Google Analytics é uma plataforma de mensuração de métricas. Ela possibilita que criadores de conteúdo e empresários façam análise do tráfego do site em tempo real para realizar ajustes.
O professor e consultor administrativo Peter Drucker, diz: “O que você não pode medir, você não pode gerenciar”. Isso significa que a análise de dados é essencial para o crescimento da empresa.
2- Canva
O Canva é uma ferramenta gratuita que fornece fontes, elementos, fotos e outros para as pessoas criarem seus designs. A plataforma permite a criação de logotipos, bem como a criação de designs para diversas redes sociais, até itens de impressão, como cartões de visitas e convites.
3- Calculador de frete
Algumas plataformas como a dos Correios, por exemplo, permitem o cálculo do frete. Isso permite que o empresário e o consumidor simulem o valor do envio, além do prazo da entrega de um produto.
4- NuvemShop
A NuvemShop é uma plataforma de e-commerce que permite que empreendedores criem suas lojas online, além de possibilitar a integração com vários aplicativos. A plataforma é totalmente segura e fácil de utilizar.
5- SemRush
A SemRush é uma plataforma completa para sites e blogs. Ela possui diversas ferramentas de e-commerce como a pesquisa de melhores palavras-chave, bem como a lista de concorrentes, quantidade de backlinks, autoridade do site e outros.
6- Shopify
A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais populares do mercado. Ela é bastante conhecida por sua flexibilidade, facilidade de uso e ferramentas. Por este motivo, muitos empreendedores optam por ela.
7- Chat integrado
O chat integrado ao site é muito importante para tirar dúvidas dos clientes de modo mais rápido e eficiente. Assim, enquanto acessa o site, o consumidor pode fazer perguntas no chat e obter respostas.
8- Marketplace
Algumas redes sociais como Facebook e Instagram possuem o Marketplace. Com isso, os empreendedores podem integrar seus produtos nas mídias sociais para os consumidores terem fácil acesso aos produtos.
Ao pensar em utilizar as ferramentas de e-commerce, é fundamental estudar como cada uma delas funciona para obter melhores resultados de vendas, além de melhores feedbacks de clientes. Se você quer mais dicas para melhorar o marketing digital da sua empresa, continue navegando no Jornal do Marketing e veja os conteúdos exclusivos.