Fazendo Marketing de Afiliados Funcionar para o seu E-commerce

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Fazendo Marketing de Afiliados Funcionar para o seu E-commerce

Fazendo Marketing de Afiliados Funcionar para o seu E-commerce

Você sabe o que é o marketing de afiliados? Entenda o que é e quais as melhores táticas para aumentar o reconhecimento de marca. Entenda mais!

O marketing de afiliados é uma das estratégias de marketing mais eficazes para o crescimento de uma empresa e atualmente, empresas de diversos portes têm investido na técnica, desde as micros até as grandes empresas.

Por isso, o Jornal do marketing traz, neste conteúdo, algumas informações sobre o marketing de afiliados, como você pode fazer ele funcionar no seu e-commerce, quais as vantagens e muito mais, confira! 

O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma modalidade de negócio onde os afiliados divulgam produtos e serviços de uma determinada empresa em troca de uma porcentagem em dinheiro a cada venda ou cadastro.

O que é Marketing de Afiliados
Fonte/Reprodução: original

No geral, existe o programa de afiliados e a rede de afiliados. Enquanto o programa de afiliados agrega apenas uma empresa, como o programa da Magazine Luiza, por exemplo, a rede abrange uma diversidade de lojas.

Quais as vantagens do Marketing de Afiliados?

Existem muitas vantagens em adotar o marketing de afiliados para o e-commerce e a maior delas é seu custo benefício, visto que o valor pago aos afiliados é pelas vendas. Outras vantagens do modelo de negócio incluem:

1- Aumento da presença de marca

O marketing de afiliados faz com que as pessoas divulguem a sua marca e assim, a presença de marca aumenta. Mark Zuckerberg, da empresa Meta, diz o seguinte: “Pessoas influenciam pessoas.” Nesse sentido, esse tipo de marketing é um método muito eficaz.

2- Processo automatizado

O processo é automatizado, pois a plataforma de afiliados é a responsável por todo o processo e performance da campanha. Nesse caso, o empreendedor só precisa verificar os resultados.

3- Formatos variados

Os afiliados podem divulgar sua marca em diversos meios que incluem blog, canal no YouTube, TikTok, Instagram e outras redes sociais. Por isso, a marca pode atingir milhares de pessoas todos os dias.

Outra vantagem é que qualquer pessoa pode se inscrever a depender do programa de afiliados. A Amazon, por exemplo, estipula um tempo para que o afiliado venda um determinado valor, caso contrário, a conta é descontinuada.

Como o Marketing de Afiliados pode funcionar no e-commerce?

O marketing de afiliados funciona como uma estratégia na qual os afiliados divulgam produtos ou serviços de empresas e ganham uma porcentagem em dinheiro por cada venda ou cadastro feito por meio do link exclusivo.

Grandes empresas como a Semrush, Shopee e outras utilizam o método para alcançar um maior público, retenção de clientes, aumento de lucro, mais cadastros ou alcançar outros objetivos.

Como implementar?

Para implementar o marketing de afiliados é necessário encontrar uma plataforma de afiliados. Assim, você pode estabelecer quais pessoas podem se inscrever com base nos seus critérios.

10 dicas de sucesso para vender mais com o Marketing de Afiliados no e-commerce

Para vender mais no marketing de afiliados no e-commerce é necessário seguir algumas etapas que podem ajudar bastante tanto o empresário quanto os afiliados a obterem melhores resultados.

1- Divulgue o programa de afiliados no site

O site da loja precisa conter algumas informações importantes e o programa de afiliados é um deles. O link pode ser colocado no banner ou no rodapé do site, onde, normalmente, ficam essas informações.

2- Utilize técnicas de SEO

As técnicas de SEO são fundamentais para qualquer negócio. Essa estratégia consiste no uso de palavras-chave valiosas e lucrativas para ranquear o site ou blog nas primeiras páginas do Google e outros mecanismos de pesquisa.

3- Apresente os produtos

Os afiliados e principalmente empresas precisam conhecer os produtos que estão fornecendo. Nesse sentido, a empresa deve colocar todas as informações pertinentes sobre o produto ou serviço no site.

4- Remarketing

O remarketing é uma técnica muito utilizada por empresas de grande, médio e pequeno porte. Ele consiste em realizar o marketing para a mesma pessoa novamente para gerar impacto.

5- Crie conteúdo valioso

O conteúdo valioso é um dos principais fatores que implicam no aumento de vendas. As pessoas querem saber quais benefícios terão caso obtenham algum produto ou comprem algo em determinada loja ao invés da concorrente. 

6- Atraia tráfego para o site

O tráfego é fundamental para o site, pois auxilia no reconhecimento de marca, aumento de vendas e também traz diversos outros benefícios para a empresa. O site pode ser divulgado em diversas plataformas como YouTube, Facebook e outras mídias sociais.

7- Crie um blog

Grandes empresas criam blogs para divulgar seus produtos e os afiliados, atualmente, tem feito o mesmo. Os blogs possuem visibilidade e muitos blogueiros ganham dinheiro como afiliados. 

8- Divulgue nas redes sociais

As mídias sociais são fundamentais para qualquer e-commerce e podem ser a peça chave para vender mais como afiliado e também para divulgar o programa de afiliados que fornece.

9- Estudo de público

O estudo de público consiste no estudo de comportamento dos consumidores. Isso inclui interesses, idade, região e mais. Desse modo, é possível ficar por dentro dos produtos e serviços que eles estão interessados.

10- Opte por produtos com maior potencial de vendas

‌Essa dica é ideal para qualquer afiliado, pois é um dos principais fatores que fazem com que as pessoas ganhem dinheiro online. Quanto mais pessoas estiverem interessadas em um produto, mais vendas serão feitas.

Ao implementar o marketing de afiliados no seu e-commerce não se esqueça de fazer um bom planejamento para o projeto dar certo para as duas partes. Além disso, analisar os resultados é importante para verificar se obteve sucesso ou não com a campanha.