Com o mercado globalizado, que evolui com bastante frequência, é essencial saber todas as novas tendências do e-commerce e mídias sociais. Afinal, quando aliadas, são responsáveis por expandir os negócios e promover uma otimização dos resultados.
Quando associados, o e-commerce e mídias sociais mudam a maneira que os consumidores compram! Atualmente, grande parte do público opta por comprar seus produtos online, que incluem roupas, livros e, até mesmo, alimentos em aplicativos.
O Jornal do marketing reuniu neste conteúdo como aproveitar a junção do e-commerce e mídias sociais, com algumas dicas de como você pode aproveitar esse enorme potencial para expandir o seu negócio – confira!
Como escolher a melhor plataforma para divulgar um e-commerce?
Certamente, com todo o avanço do delivery e como consequência da pandemia, você já está ciente de que precisa levar o seu negócio para o e-commerce e mídias sociais para aumentar suas vendas e atingir mais o seu público.

Mas, antes de mais nada, é fundamental escolher uma ótima plataforma para divulgar um e-commerce, além de ser necessário entender como ela funciona. Algumas das melhores mídias sociais atuais para a divulgação do seu negócio incluem:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Tik Tok Ads;
- Pinterest Ads.
Para escolher a melhor plataforma, é necessário entender primeiramente onde seu público-alvo se concentra. E isso se aplica, principalmente, ao estudo das redes sociais, pois elas possuem audiências diferentes.
Imagine que, por exemplo, o dono de uma loja de produtos de beleza voltados para um público mais velho resolve investir nas redes sociais para divulgar seus produtos – no entanto, é importante entender onde eles estão. Nesse sentido, o ideal é investir no Facebook e Instagram, que é onde o público de maior faixa etária se concentra.
Como integrar o e-commerce às mídias sociais?
Integrar o e-commerce às mídias sociais é uma etapa essencial para expandir o alcance de uma loja virtual, aumentar o engajamento e impulsionar as vendas. Algumas das maneiras para a integrar às mídias sociais ao e-commerce incluem a utilização dos recursos das redes sociais para e-commerce, como por exemplo contas comerciais ou compartilhamento de conteúdo relevante e links para as páginas dos produtos.
No e-commerce e mídias sociais, muito se utiliza de algumas estratégias de marketing, que incluem o Inbound e Outbound Marketing. Sendo essas duas técnicas diferentes, utilizadas para gerar mais vendas por meio da atração de novos leads e conversão para clientes.
Trabalhando e-commerce nas principais plataformas
Trabalhar com e-commerce nas principais plataformas envolve muito mais que a criação e o gerenciamento de uma loja virtual. As plataformas mais utilizadas atualmente podem desempenhar um papel fundamental para qualquer negócio, principalmente para atrair mais leads para a empresa. As principais mídias sociais utilizadas para o e-commerce são:
No Facebook, crie uma página de negócios e adicione as informações importantes sobre a loja. Na plataforma é possível utilizar anúncios e utilizar outras estratégias para alcançar o público-alvo.
O Twitter é uma das mídias sociais com melhor alcance de público e pode ser muito útil se souber utilizar de modo adequado. Comece a construir tweets com conteúdo – esses são priorizados pela rede social.
O Instagram tem um ótimo alcance e embora tenha um número considerável de concorrentes na plataforma, felizmente é possível obter mais clientes por meio das ferramentas disponibilizadas pela rede social, que incluem dispor produtos no perfil e outros. Grandes empresas como a Shein, Amazon e diversas outras estão na plataforma para divulgar seus produtos.
No e-commerce e mídias sociais, o Pinterest é uma ferramenta valiosa para quem tem um negócio. Isso porque a plataforma contém mais de 400 milhões de usuários, e isso possibilita um alcance mundial.
Atualmente, a rede social dispõe de um espaço para lojas virtuais, além da conta comercial e a possibilidade de incluir links externos em cada pin.
E-mail marketing ou mídias sociais: o que é melhor?
A escolha entre o e-mail marketing e mídias sociais depende de alguns fatores que inclui, principalmente, os seus objetivos de marketing, quem deseja alcançar e o tipo de mensagem que deseja transmitir.
Por exemplo, nas redes sociais é importante ser sempre frequente para não diminuir o engajamento e continuar aumentando as vendas, já o e-mail marketing pode ser enviado com menos frequência. No entanto, as pessoas que recebem muitos e-mails por dia acabam não lendo.

Vale ressaltar que ambos possuem vantagens e desvantagens, embora sejam muito relevantes para qualquer negócio. Muitas empresas conseguem obter o sucesso esperado no e-commerce e mídias sociais utilizando ambas as estratégias – no entanto, é importante destacar que o crescimento de um negócio leva tempo
Agora que você entende como aproveitar o potencial do e-commerce e mídias sociais para vender mais, chegou o momento de escolher quais plataformas utilizar! Lembre-se de escolher as estratégias de marketing que mais combinam com seu empreendimento e se destaque em cada rede.