Como Construir uma Marca de E-commerce de Sucesso
Como Construir uma Marca de E-commerce de Sucesso

Como Construir uma Marca de E-commerce de Sucesso

As pessoas estão cada vez mais consumindo produtos online e por isso, construir uma marca de e-commerce pode ser a resposta do sucesso de muitos empreendedores, principalmente aqueles que não podem investir muito.

O comportamento dos consumidores mudou drasticamente nos últimos anos e grande parte deles utilizam a internet para comprar produtos ou desfrutar de alguns serviços como os de streaming, por exemplo. Por isso, muitos empreendedores estão expandindo suas empresas ou passaram a construir uma marca de e-commerce.

Para te ajudar, o Jornal do marketing vai mostrar como construir uma marca de e-commerce de sucesso. Aqui você vai entender o que é uma marca e-commerce, além de conferir as melhores dicas e muito mais. Confira!

O que é uma Marca de E-commerce?

Uma marca de e-commerce é um comércio virtual que costuma disponibilizar serviços e produtos online. Essa é uma ótima alternativa para empreendedores que desejam alcançar seu público-alvo de modo mais eficaz, aumentar a visibilidade da marca ou alcançar outros objetivos.

O que é uma Marca de E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Desde a pandemia, grande parte da população optou por começar a comprar online. O e-commerce é um mercado que abrange uma diversidade de produtos e serviços. Ele possibilita a comercialização de alimentos, produtos diversos e outros.

Imagine que o dono de uma loja de sapatos notou que alguns clientes começaram a comprar online. Com isso, ele pode construir uma marca de e-commerce para expandir a visibilidade da empresa.

Qual a importância da marca para e-commerce?

O sucesso de uma empresa depende do fortalecimento da marca. O e-commerce atualmente é uma das alternativas mais eficazes para reforçar a imagem da marca para o público. 

Empresas de pequeno, médio e grande porte, mesmo físicas, começaram a investir no marketing digital para alcançar o público-alvo online. Além disso, empresas como a Amazon e diversas outras cresceram significativamente nos últimos anos.

Peter Drucker, considerado o pai da administração, chegou a afirmar o seguinte: “Nenhuma empresa é melhor do que seu administrador permite”. Nesse contexto, é fundamental que antes mesmo de construir uma marca de e-commerce, é fundamental estudar sobre o assunto para obter melhores resultados iniciais.

Como construir uma marca de E-commerce?

Construir uma marca de e-commerce exige planejamento, estudo e aplicação de estratégias necessárias para o negócio obter sucesso.

Como construir uma marca de E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Assim, as principais etapas para começar um negócio online incluem:

  • Conhecer o público-alvo;
  • A escolha do nome da marca;
  • Análise de mercado;
  • Defina a persona;
  • Escolha as ferramentas para montar a loja;
  • Identifique as mídias sociais corretas para divulgar a marca.

A construção de uma marca de e-commerce é apenas a primeira etapa, pois o mercado online envolve muitos fatores que incluem o marketing, o uso das ferramentas necessárias e diversos outros.

6 Dicas essenciais para construir uma marca de E-commerce?

No e-commerce existem algumas dicas essenciais que podem ser utilizadas para o crescimento do negócio. Além fornecer um ambiente agradável para os consumidores, outras dicas incluem:

1- Planeje o negócio

É fundamental fazer todo o planejamento do negócio. Para isso, é necessário listar quais plataformas serão utilizadas, formas de pagamentos aceitas, marketplaces e estratégias de marketing.

2- Invista na segurança do site

É fundamental investir na segurança do site, pois isso garante a credibilidade do negócio e faz com que os clientes se sintam mais seguros em comprar na loja. Existem diversas ferramentas para e-commerce que podem auxiliar nesse sentido.

3- Layout responsivo

Atualmente as pessoas compram online, em sua maioria compram através dos seus smartphones. Por isso, investir em um site com layout responsivo é ideal para garantir a melhor navegabilidade do consumidor.

4- Aplique estratégias de marketing

As estratégias de marketing são essenciais depois de construir uma marca de e-commerce. Isso porque elas vão garantir que a marca alcance seu público-alvo e para isso, a internet dispõe de diversas ferramentas de marketing.

5- Escolha da plataforma

Escolha a plataforma ideal para montar o site de e-commerce. Cada plataforma pode ajudar o tipo de negócio de acordo com o orçamento do empreendedor, bem como as necessidades da loja.

6- Crie um blog

Grandes empresas como a Magazine Luiza possuem blog para divulgar a marca. Essa estratégia de marketing é fundamental, pois pode alcançar consumidores a longo ou a curto prazo a depender das estratégias utilizadas.

Construir uma marca de e-commerce pode resultar em uma maior lucratividade e sucesso para qualquer negócio, independente se ele já existe fisicamente ou não. Ao aplicar as estratégias, é necessário estudar cada uma individualmente para obter resultados satisfatórios.