Diversidade e Inclusão: Práticas Essenciais para o seu E-commerce
Diversidade e Inclusão Práticas Essenciais para o seu E-commerce

Diversidade e Inclusão: Práticas Essenciais para o seu E-commerce

Promover diversidade e inclusão no e-commerce é um dos desafios para o empreendedor que deseja crescer no digital, vender mais e tornar sua marca conhecida. Pois, um negócio online lida com diferentes pessoas todos os dias, usuários e visitantes que acessam o site e loja virtual e não somente com processos de produção, divulgação e vendas. O assunto é atual e mais do que urgente em um ambiente de trabalho também.

Há muitas vantagens de montar uma equipe com diferentes profissionais, por exemplo, com um ambiente acessível a todos, há mais criatividade e destaque em relação à concorrência. Bastam algumas práticas que melhoram a convivência e fluxo empresarial, e ainda reflete numa empresa com nome importante e atrativo entre as novas gerações de consumidores. Confira quais são essas práticas nessa leitura.

Diferença entre diversidade e inclusão

Pode parecer um único termo, porém, a diversidade e inclusão se diferenciam em conceitos que ampliam a atuação de uma empresa com o e-commerce e a fortalece. Enquanto a diversidade é expressa pela representação das pessoas, clientes e funcionários, a inclusão vai mais a fundo na questão de respeito com todos.

Diferença entre diversidade e inclusão
Fonte/Reprodução: original

Quantas pessoas de diferentes culturas e origens compõem a sua empresa? É importante fazer esse questionamento para saber se sua organização é inclusiva e aberta a trabalhar com mais união. Sem falar que esse ponto também influencia no bom relacionamento com os clientes que estão sempre atentos às posições das marcas sobre diversos temas, como a contratação de pessoas com deficiência, mais mulheres profissionais no mercado de trabalho, perfis qualificados e de orientação sexual diferente, e outros.

Benefícios da diversidade e inclusão no trabalho

É fato que o comércio eletrônico e seu funcionamento dependem de seres humanos capacitados e com afetos para contribuir com a economia. E cada vez mais as empresas estão priorizando trabalhar com diversidade e inclusão, visto que os empreendedores e gestores observam resultados incríveis em um ambiente onde os funcionários podem ser quem eles são. Os benefícios da diversidade e inclusão no trabalho que você pode receber são:

  • Mais criatividade nas campanhas de marketing;
  • Criação de produtos inovadores;
  • Mais engajamento e motivação;
  • Respeito com as diferenças e harmonia em um local sem conflitos de ideias e crenças;
  • Aumento na competitividade da empresa;
  • Referência no seu nicho de mercado e entre os e-commerces no geral;
  • Mais talentos descobertos e valorizado.

Nesse sentido, uma empresa que segue as práticas de diversidade e inclusão no e-commerce tem funcionários mais felizes, pois eles podem oferecer suas habilidades e competências com conforto e acolhimento. Da mesma forma, seus clientes se identificam com as práticas inclusivas, sendo que muitos deles buscam marcas que valorizam as diferenças.

Maiores desafios da diversidade e inclusão no e-commerce

A diversidade e inclusão são um tema urgente no e-commerce, pois ainda existem desafios enfrentados na sociedade que muito se relacionam com as trocas comerciais de consumidor para vendedor, sendo, inclusive, um tema de discussão nas redes sociais e outras mídias. Mais do que a representatividade cobrada na política, o respeito a todos, os consumidores também estão em busca de mudanças no meio profissional, como nos cargos de liderança.

Entretanto, as discussões mostram que as empresas parecem focar apenas na diversidade, ou nem mesmo se atentam que tudo isso vai além da contratação de pessoas de idades diferentes, gêneros, origens, religiões, quando é necessário alinhar uma forma de pensar inclusiva, o que está relacionado com a falta de condições de desenvolvimento iguais no ambiente organizacional.

Práticas fundamentais para diversidade e inclusão no e-commerce

Nesse ponto do tema, você pode ter uma maior visão com dicas de práticas para a diversidade e inclusão no e-commerce.

Práticas fundamentais para diversidade e inclusão no e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Pois a questão de promover tanto a diversidade quanto o ambiente inclusivo, significa para o empreendedor adotar medidas que colaboram com a melhor relação entre os colaboradores e a marca, tanto que você pode tomar como estratégias de marketing estas práticas:

Estruturar a empresa inclusiva

O ideal é que se comece a promover diversidade e inclusão a partir de uma estrutura de como será feito esse projeto, tal como pontuar os profissionais envolvidos, quais atividades realizam, suas habilidades e conhecimentos e então traçar os objetivos com todos.

A liderança deve tomar o tema da diversidade e inclusão como prioridade estratégica, como exemplo a toda a empresa. Passar os objetivos de forma clara e estimular a equipe a engajar com esse sentimento de pertencimento a organização que agora irá adotar a cultura inclusiva.

Definir as políticas e medidas

Assim como em sociedade, as pessoas que engrenam o funcionamento das vendas do e-commerce devem viver com justiça e sem descriminação, pois são princípios dos direitos humanos. Isso vale ser reforçado, pois a empresa decidiu tornar essas medidas transparentes e deseja que todos saibam de tal importância.

No convívio dentro das empresas, as medidas também tratam sobre uma cultura interna sobre práticas no dia a dia. Isso começa na liderança, como bem falamos e o estímulo para que todos tenham a mentalidade e trabalhem a diversidade e inclusão no tratamento uns com os outros e no atendimento ao cliente.

Fazer treinamentos

O projeto de diversidade e inclusão passa por um processo de conscientização, primeiramente na empresa e só depois será usado como fundo de uma campanha, anúncios, promoções, etc. Então, sendo este o passo primordial, é fundamental que se faça treinamentos e capacitações, conversas e workshops.

Às vezes é preciso mais do que traçar os novos objetivos em uma reunião, quando há eventos específicos que as empresas podem realizar visando as melhores práticas de aceitação e saberem sobre questões de discriminação e preconceito inconsciente, por exemplo. Desta forma, exercita-se a empatia e respeito.

Estimular o diálogo com propósito

Se sua empresa possui estrutura suficientemente boa para contratar gente nova que representa a sociedade, vale criar um espaço físico para incentivar o diálogo sobre diversidade e inclusão, claro, de forma ordeira e com propósito de ajudar a empresa e seus colegas. Uma ideia é selecionar tópicos semanais que despertem o interesse de participar e de opinar conforme o estilo da empresa e o nicho de mercado.

Fazer bate-papo com a equipe é fundamental, pois isso te ajuda a conhecer as diferentes perspectivas de vida e de trabalho, exemplos e histórias e ainda identificar problemas que uma pessoa só não conseguiria.

Designar um time ou departamento para diversidade e inclusão

Algumas empresas criam até mesmo um comitê, mas serve designar pessoas responsáveis pelas discussões e pela segmentação dos assuntos relacionados a diversidade e inclusão. Isso pode ser aproveitado nas estratégias de vendas, mas o importante é dar autonomia e agilidade quando a empresa precisa de novas posições no mercado e está disposta a entrar na concorrência.

Ter um time específico treinado, faz valer o tempo e investimentos da empresa, que terá um espaço de diálogo apropriado, além de pessoas capacitadas para tornar as estratégias de inclusão permanentes. Com isso, vale ressaltar a representatividade no grupo e reconhecer a equipe como indispensável num e-commerce inclusivo.

Inclusão de conteúdos acessíveis

Uma empresa com foco na diversidade e inclusão deve prezar por conteúdos de qualidade, e acessíveis a todos, especialmente pessoas com dislexia e quem utiliza leitores de tela para por conta de uma deficiência intelectual. Isso significa praticar não somente as táticas de SEO, mas também os ajustes básicos de um texto, tais como os seguintes:

  • Escrever de forma clara e direta, com frases mais curtas;
  • Se atentar aos erros gramaticais;
  • Não usar gírias, mas quando citar expressões ou metáforas explicá-las.

Hoje o uso de leitores de tela auxiliam a vida de usuários ao acessar uma página de e-commerce com diversidade e inclusão. Nesse sentido, vale treinar a equipe para usar recursos básicos de edição de texto apenas no site ou plataforma, em substituição do negrito, itálico ou sublinhado.

Janela de libras em vídeos da marca

Se você é uma empresa atuante nas principais redes sociais, deve publicar vídeos com frequência, tanto os que informam ou descrevem um produto como os anúncios de alguns segundos. Incluir a janela de libras é uma prática de diversidade e inclusão do e-commerce, visto que mais pessoas que usam a Língua Brasileira de Sinais podem acessar e conhecer seu site.

A janela de libras deve ser otimizada para facilitar a visualização, como estar sempre numa altura mínima, seja à esquerda ou à direita. Bem como outros detalhes de iluminação do local onde se filmou o intérprete e a cor de fundo, com preferência para o preto.

Comunicação acessível a todos os perfis de cliente

Uma oportunidade de vender mais produtos no e-commerce inclusivo é desenvolver e aplicar estratégias de comunicação acessíveis, que conscientizam as pessoas. Isso parte do processo de conhecer melhor o seu público-alvo e utilizar as informações e dados que coletou na pesquisa para falar diretamente.

Oferecer conteúdos motivadores – que façam sentido para a empresa -, como mostrar exemplos reais de representatividade na empresa, realizar enquetes, convidar o público a participar de eventos online. Todas são atividades que podem ter o tema da diversidade e inclusão e ainda divulgar uma campanha de sucesso.

Consegue agora ter ideias de como implementar estratégias diferentes no seu local de trabalho com os colaboradores e na produção de conteúdo para o seu e-commerce? A diversidade e inclusão não precisa ser apenas um tema de campanha, já que você pode impactar a vida das pessoas de verdade ao promover a inclusão dentro da empresa frequentemente.

Revise as práticas de diversidade e inclusão com sua equipe e não abra mão dessa forma atual e importante de contribuir com a sociedade mais justa. Aprenda mais dicas de estratégias que trabalham com a estrutura da sua empresa e na acessibilidade do seu e-commerce aqui no portal Jornal do Marketing.