Conhecido como CTR (Click Through Rate), essa sigla tem relação importante com bons resultados de vendas na internet através do seu e-commerce, loja virtual ou blog. Se os seus anúncios não estão chamando atenção e você não sabe como melhorá-los, pode ser uma questão de entender qual é o CTR deles. Você sabe?
Assim como usamos métricas para analisar o desempenho de um site, de uma campanha, usamos também o CTR. Ele mostra dados sobre os cliques dos seus anúncios e qualquer outro link e o Jornal do Marketing exemplifica como isso é importante para chegar em resultados melhores. Continue na leitura para entender mais sobre a métrica nos seus anúncios.
O que é CTR?
CTR é uma métrica no Marketing Digital sobre anúncios e links que aparecem nos resultados de busca. A sigla serve para click through rate no inglês, o que significa taxa de cliques medida em percentual para saber a quantidade de cliques e ainda quantas vezes um anúncio ou conteúdo foi exibido.
Consideramos o CTR como medidor ou indicador de impacto de qualquer conteúdo clicável, e isso traz resultados principalmente em campanhas de vendas. Do mesmo modo, a mpetrica impacta no investimento que você faz em outras métricas como o CPC (custo por cliques), CPM (custo por impressões) e outros.
Qual a função do CTR?
A função da métrica de CTR é realmente a de medir e de acompanhar o desempenho de conteúdos em links. Os anúncios, por exemplo, são mídias que mais aparecem nessa métrica, pois o CTR irá revelar um número que compreende o tanto de visualizações para o tanto de cliques.
Para você entender melhor, o CTR serve para saber se um anúncio deu uma proporção de cliques positiva ou negativa. Você verá que as visualizações (impressões) serão sempre maiores (como, por exemplo, 1.000 visualizações). Já, nesse mesmo exemplo, rendeu 300 cliques. Se a taxa de cliques está baixa é sinal de que o anúncio não teve sucesso.
Por outro lado, também te indica se o mesmo anúncio está gerando conversões. Seja um anúncio com CTR alto ou baixo, você pode focar nas conversões após os cliques contabilizados.
Como saber qual o CTR ideal?
Ter o CTR ideal é saber se a taxa de cliques está boa ao ponto de gerar alguma interação por parte do usuário e visitante do site através do anúncio ou do link que clicou. Essa interação pode ser uma compra do produto anunciado, um cadastro no site, adicionar itens no carrinho e sair, e outras.
Para saber qual o CTR ideal (em média), a melhor maneira é realizar o cálculo dessa métrica:
- CTR = Nº de cliques ÷ Nº de visualizações × 100.
Digamos que as impressões do anúncio foi de 1.000 visualizações, enquanto os cliques foram 300. Para achar o nível de CTR, é só dividir 300 por 1.000. No caso, 300 ÷ 1.000 = 0,30. Em seguida, multiplique 0,30 por 100, ou seja, 0,30×100 = 30%.
Dicas para melhorar CTR nos anúncios
Fez o cálculo e percebeu que o CTR dos anúncios não estão bons? A realidade é que você pode definir uma estratégia para seguir e complementar com ajustes do seu anúncio. Como otimizar o SEO do anúncio, palavras-chave e outros. Veja estas 3 dicas para melhorar o CTR nos anúncios:
Certifique-se de usar a palavra-chave certa
Descubra qual é o termo mais pesquisado pelo seu público e forme palavras-chave atrativas para aumentar o CTR nos anúncios. Elas precisam ser usadas de forma que fale diretamente com o usuário, podendo ser o termo exato que pesquisou ou a resposta para uma pergunta.
Faça uma “chamada para a ação”
Conhecida como CTA, a call to action (chamada para ação) é uma estratégia única para induzir uma pessoa a clicar no anúncio e aumentar o CTR. Juntamente com a palavra-chave, saiba fazer CTA, ou uma expressão para clicar com urgência e aproveitar a oferta.
Faça marketing emocional e use gatilhos mentais
Os galhos mentais são outras expressões que geram um senso de urgência para clicar no anúncio. Você pode melhorar o CTR ao fazer uma CTA que toque emocionalmente no leitor, que seja exclusiva, desperte curiosidade e o faça comparar preços, etc.
Siga estas 3 dicas de como melhorar o CTR nos anúncios, inclusive escrever títulos poderosos e descrições do produto ou serviço anunciado. Aprenda como conseguir atrair mais cliques nos seus anúncios e links do seu site ao ler o Jornal do Marketing!