Quais são as principais características do marketing?

Sumário

Posts relacionados

Quais são as principais características do marketing

Quais são as principais características do marketing?

As principais características do marketing incluem a utilização de estratégias para atrair e conquistar clientes. No entanto, o marketing envolve muito mais fatores e é necessário um planejamento eficaz, além de consistência para obter melhores resultados.

Com o passar dos anos as características do marketing foram evoluindo até que ele se tornasse o que é hoje. Atualmente, os consumidores se comportam de modo diferente, afinal grande parte deles preferem comprar produtos online e isso se tornou ainda mais recorrente depois da pandemia.

Por este motivo, as características do marketing podem continuar mudando ao longo do tempo. Para te ajudar a entendê-las, o Jornal do Marketing trouxe algumas informações que irão ajudar no crescimento do seu negócio. Acompanhe!

O que é o marketing e quais áreas ele atua?

O marketing é uma estratégia para alcançar um público que engloba ações para identificar, conquistar e reter clientes.

O que é o marketing e quais áreas ele atua
Fonte/Reprodução: original

Em linhas gerais, o marketing não compreende apenas a venda, mas tudo o que se refere a pesquisa de público, planejamento, mídias escolhidas e outros. O marketing pode ser encontrado em locais como:

  • TV;
  • Sites;
  • Mídias sociais;
  • Outdoors.

De fato, podemos nos deparar com o marketing onde quer que estejamos e não é difícil identificá-lo. Porém, vale ressaltar que é crucial entender como utilizar o marketing de modo mais satisfatório para o público.

O especialista em marketing Tom Fishburne explica que “O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing”, ou seja, neste contexto, estudar os tipos e características do marketing que fazem sucesso com seu público-alvo é essencial.

Qual o objetivo do marketing?

Os principais objetivos do marketing são aqueles que podem ser alcançados por um tempo definido utilizando algumas estratégias específicas. Cada objetivo é traçado conforme as particularidades do negócio.

Nesse sentido, é importante listar quais são esses objetivos, qual o público-alvo do empreendimento, seus principais interesses e comportamentos. As estratégias aplicadas devem ser bem analisadas antes de qualquer coisa.

Quais são as características do marketing?

As características do marketing variam e peças podem ser utilizadas como um meio de nortear empresários e gestores de empresas que visam aumentar tráfego, vendas, retenção de clientes, geração de leads e outros objetivos. 

1- Relacionamento com clientes

A construção do relacionamento com os clientes é fundamental independente da área de atuação do negócio. Empresas de variados portes trabalham diariamente para estreitar o relacionamento com clientes fidelizados e aqueles que podem se tornar potenciais consumidores de produtos ou serviços.

2- Mensuração de dados

A análise de dados é essencial para entender quais estratégias aplicadas estão dando certo para fazer ajustes caso necessário. Algumas plataformas que permitem a mensuração de dados são o Google Analytics e o Google Search Console.

Imagine que um blogueiro acabou de criar mais um site e aplicou diversas estratégias de marketing para obter tráfego. Nesse caso, dificilmente ele entenderá quais delas estão dando certo se não verificar isso por meio dos dados obtidos.

3- Presença online

A presença online é uma das características mais essenciais do marketing para as empresas atualmente, independente da área de atuação e se o empreendimento é físico ou virtual. Grandes empresas como a Magazine Luiza garantiram sua presença online com foco direcionado na criação de conteúdo para mídias sociais e blogs.

4- Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma das principais características do marketing, principalmente no que se refere ao marketing moderno que pode segmentar um público mais específico.

Como aplicar o marketing na minha empresa?‌

Embora entender as características do marketing seja importante, saber como aplicar as estratégias também é essencial.

Como aplicar o marketing na minha empresa_
Fonte/Reprodução: original

Confira abaixo algumas dicas de como aplicar estratégias de marketing corretamente:

  • Identifique seu público alvo;
  • Defina objetivos;
  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Pesquise sua concorrência;
  • Defina um orçamento;
  • Utilize estratégias de SEO;
  • Adote o Inbound e Outbound marketing.

Agora que entendeu quais são as principais características do marketing e como aplicá-las na sua empresa, é o momento de aproveitar todas as ferramentas que o marketing dispõe. Continue acompanhando o Jornal do Marketing para ficar por dentro de tudo o que precisa saber para o crescimento da sua empresa.