Biblioteca de anúncios do META: o que é e como funciona?

Biblioteca de anúncios do META: o que é e como funciona?

Entenda como funciona a biblioteca de anúncios do META, como a ferramenta decide os anúncios que serão mostrados e muito mais!

A biblioteca de anúncios do META é uma ferramenta que tem como principal finalidade auxiliar os anunciantes a melhorar a qualidade de suas campanhas ao verificar o andamento dos anúncios vinculados. O recurso pode ser acessado através do Facebook e por meio dele, é possível explorar a plataforma, assim como os seus anúncios vinculados, independente de estarem ativos ou inativos.

Não apenas isso mas, no geral, a biblioteca de anúncios serve como um acervo completo de informações para empreendedores que desejam criar campanhas de publicidade nas principais redes sociais. Pela sua grande funcionalidade, o conhecimento sobre como ela funciona se torna fundamental a todos que desejam crescer dentro do meio digital.

O que é a Biblioteca de Anúncios da Meta?

A biblioteca de anúncios do META é um amplo banco de dados onde anunciantes que incluem empresários, blogueiros ou proprietários de sites, podem obter informações privilegiadas de anúncios adicionados à plataforma. As principais redes sociais que os anúncios podem ser veiculados incluem o Instagram e o Facebook. Para acessar a biblioteca de anúncios, siga as seguintes etapas:

  • Acesse a Biblioteca de Anúncios: faça uma busca pela plataforma através das plataformas de pesquisa ou acesse-a diretamente na barra de pesquisa.
  • Escolha o país: para analisar os anúncios exibidos em cada país, você pode selecionar um ou todos para obter informações mais abrangentes;
  • Selecione uma categoria de anúncio: nesta etapa você deve escolher entre as categorias “Todos os anúncios” para exibir todos ou “Temas, eleições ou política”;
  • Escreva a palavra-chave que deseja: na barra de pesquisa “Escolha uma categoria de anúncio”, faça uma busca pelo termo que deseja pesquisar.

No geral, ela funciona como um mecanismo de busca, assim como o Google ou Bing, mas para analisar detalhes sobre determinados anúncios. Isso significa que assim como eles, basta realizar uma pesquisa para obter informações específicas sobre anúncios realizados por empresas, proprietários de blogs ou de sites. 

O que é a Biblioteca de Anúncios da Meta?
Fonte/Reprodução: original

A biblioteca foi criada para transmitir transparência no que se refere à publicidade realizada na plataforma. Além disso, a plataforma é altamente eficiente e poderosa, pois possibilita a segmentação de público-alvo com base na localização geográfica, idade, gênero e outros.

A sua riqueza de informações também permite visualizar as plataformas que os anúncios apareceram, métricas, data de início, valor estimado de gastos e hábitos de consumo dos anunciantes.

Quais anúncios estão na Biblioteca de anúncios?

Na biblioteca de anúncios do Meta são exibidos todos os anúncios. Além disso, ela conserva todos os conteúdos de marca público e ativo que estão em exibição nas tecnologias META, como Facebook e Instagram, e sinalizados como parceria paga. 

Com isso, os anunciantes podem tomar decisões mais assertivas relacionadas ao conteúdo que interagem, conforme os dados abrangentes disponíveis na plataforma. O recurso também visa viabilizar melhorias gerais na experiência do usuário e fornecer uma compreensão mais aprofundada dos anúncios para uma navegabilidade mais segura e confiável.

De fato, no contexto do marketing digital, quanto mais informações obtiver sobre a biblioteca de anúncios, melhor será o aproveitamento. Isso ocorre devido à variedade de elementos contidos relacionados aos conteúdos já vinculados, seja ativo ou inativo.

Onde encontrar as seleções de direcionamento do anunciante para anúncios?

Para acessar as seleções de direcionamento do anunciante para anúncios, selecione um país e escolha questões sociais, eleições ou política no filtro de categoria de anúncio. Em seguida, adicione o nome de um anunciante na barra de pesquisa e selecione sua página no menu suspenso.

Ao acessar a página do anunciante, escolha a aba “Público” para analisar os dados de segmentação. Com as informações necessárias sobre os critérios de direcionamento, os internautas podem se manter informados sobre o motivo de determinado anúncio ser exibido e como seu comportamento influencia esse fator.

Além disso, essa é uma ferramenta crucial para gestores de empresas e empresários de empresas de variados portes identificarem como a concorrência a utiliza para alcançar o público-alvo. 

Os custos com anúncios podem ser mais altos, no entanto, eles são essenciais para impulsionar as vendas de uma empresa, gerar leads qualificados e para obter reconhecimento de marca.

Preciso de uma conta do Facebook para usar a Biblioteca de Anúncios?

Para explorar a biblioteca de anúncios do Meta, não é necessário ter uma conta no Facebook. Nesse caso, tanto usuários registrados como aqueles que não possuem uma conta podem utilizar a plataforma.

No entanto, algumas ações como visualizar conteúdo adulto ou denunciar um anúncio em específico, requer a criação de uma conta. Assim, será possível interagir e adquirir melhores experiências com a plataforma de forma completa.

Ainda que não seja necessariamente obrigatório ter uma conta no Facebook para navegar na biblioteca de anúncios do Meta, uma conta vai garantir uma navegabilidade mais funcional, visto que poderá ter acesso a recursos adicionais pelos quais os usuários que não possuem uma conta, não podem ter.

‌Como as datas e os horários são registrados na Biblioteca de Anúncios?

As datas e horários na biblioteca de anúncios são registrados conforme o fuso horário do Pacífico (PT), assim como o relatório da biblioteca de anúncios, que também é atualizado também é atualizado no horário do Pacífico (PT).

Normalmente os anúncios começam a aparecer na Biblioteca de anúncios do Meta em até 24 horas após o momento em que ele passa a receber impressões. Além disso, suas atualizações e alterações também aparecem na biblioteca dentro de 24 horas.

‌Como as datas e os horários são registrados na Biblioteca de Anúncios?
Fonte/Reprodução: original

Em muitos casos, os horários desempenham um papel crucial no que se refere ao sucesso de uma campanha de marketing realizada no Meta. Isso ocorre, pois existem horários em que um maior número de usuários estão online e engajam em determinadas publicações.

Assim, se você deseja investir em tráfego pago para divulgar seu negócio, deve conferir como os demais anunciantes divulgam seus trabalhos na plataforma e se possível, visite a página da publicação.

Como a Meta decide os anúncios que serão mostrados para mim?

A Meta deseja que os anúncios sejam úteis para os usuários. Afinal, a plataforma está ciente de que quanto mais imagens e anúncios indesejados, maiores são as chances do internauta deixar o site. Estes são alguns dos principais critérios para que determinados anúncios sejam exibidos para você:

  • Seu comportamento: atividades como curtir página ou clicar em anúncios exibidos contribuem para os tipos que serão mostrados no futuro. Caso suas contas do Facebook e Instagram seja vinculadas, as atividades realizadas na outra rede também podem influenciar;
  • Tipo de conteúdo que cria ou interage: se costuma criar conteúdo de determinado nicho, anúncios do mesmo assunto aparecerão para você;
  • Informações pessoais: idade, gênero, dispositivo utilizado e localização geográfica também podem influenciar;
  • Informações que os anunciantes compartilham: informações compartilhadas por anunciantes, seus parceiros e parceiros de marketing do Meta, como um endereço de e-mail;

Para uma melhor explicação, basta clicar em “Por que estou vendo este anúncio?”. A sessão mostra o que a Meta acredita que influenciou na exibição de um determinado anúncio. Contudo, um ponto importante que deve ser ressaltado, é que a plataforma não divulga informações confidenciais dos usuários a menos que a permissão seja concedida.

Além disso, embora sejam utilizadas todas as informações concedidas e atividades realizadas no Instagram, Facebook e em aplicativos fora das redes pertencentes à Meta, não são utilizadas informações com proteções especiais.

A Biblioteca de anúncios do Meta é a ferramenta ideal para usuários entenderem o motivo pelos quais alguns anúncios aparecem em suas redes sociais. Além disso, os empreendedores podem utilizá-lo para entender como esses anúncios funcionam para alavancar seu negócio.