O que aconteceu com a Bettina da Empiricus que em 2019 movimentou a internet, e você provavelmente acompanhou isso? Certamente, a fala da jovem milionária trouxe grandes debates, mas uma coisa nos interessa mais: a estratégia de copywriting usada pela empresa para vender suas assinaturas.
Escolhemos este grande exemplo de estratégia Growth Hacking da Bettina exatamente porque a empresa onde trabalhava na época, a Empiricus, teve alto crescimento, bem como as redes sociais e o perfil da consultora de investimentos que em uma semana obtiveram milhares de novos seguidores. Mas a chave desse sucesso está no fundo narrativo de persuasão usado pela Bettina, o copywriting. Entenda melhor agora!
Quem é a Bettina da Empiricus?
Bettina Rudolph é uma estrategista digital e empresária milionária que ganhou fama após aparecer como garota propaganda da Empiricus, empresa que vende cursos sobre investimentos e vida financeira. A Bettina da Empiricus não trabalha mais como consultora de investimentos, mas continua a ser o “rosto” de como ganhar mais dinheiro.
Graças a sua trajetória e conhecimentos com o mundo digital, Bettina hoje atua nesse cenário que podemos falar bem: o Marketing Digital. Ela vende seus cursos sobre como ganhar dinheiro com o próprio negócio online ou físico, mas utilizando estratégias de marketing digital como SEO, Tráfego Pago e Copywriting.
O que gerou destaque para a Bettina?
O destaque da Bettina da Empiricus não foi sua bagagem de conhecimentos, mas sim sua fala na propaganda, onde ela diz ter conseguido acumular mais de R$ 1 Milhão como patrimônio. Ela solta esse fato pessoal nos primeiros 5 segundos de um anúncio em vídeo divulgado para uma grande massa no YouTube.
Em pouco tempo, o caso da Bettina da Empiricus ser uma milionária com apenas 22 anos levantou muitos debates e trouxe inúmeros seguidores e assinantes dos planos vendidos pela empresa. Segundo a Bettina, seu 1 milhão foi possível comprando ações e outros ativos, ou seja, ela fez um mega marketing dos produtos oferecidos pela Empiricus.
Atenção e conexão com o público
A campanha de marketing com a Bettina da Empiricus causou polêmica, embora tenha sido uma boa aposta, uma vez que ela compartilhou sua história, causando desconforto em muitos jovens e adultos. Mas, por outro lado, ela conseguiu chamar a atenção para que as pessoas conhecessem a empresa, o que, com certeza, estava nos planos de marketing para ter mais conversões, enquanto outra interpretação mostra que as pessoas se sentiram interessadas em conquistarem o mesmo sucesso financeiro como ela.
Problema e soluções apresentados pela Bettina
De forma clara, o anúncio com a Bettina da Empiricus ofereceu uma chamada atrativa para que as pessoas com necessidades financeiras pudessem mudar de vida. O problema que ela apresentou está relacionado com o curioso fato de ser jovem milionária, o que no Brasil não é comum.
Contudo, ela começou com pouco dinheiro, ou seja, o anúncio do “Tenho 22 anos e mais de R$ 1 milhão em patrimônio acumulado” pretendeu vender uma possibilidade para que outros jovens também chegassem nesse resultado, sendo a solução aprender a investir em ações e ativos com a Empiricus.
Por que a Bettina gerou tanta repercussão?
O sucesso da Bettina da Empiricus causou uma onda de ofensas nas redes sociais, onde os internautas achavam não ser possível ter mais de 1 milhão em sua conta com tão pouca idade. Por isso, uma primeira lição que tiramos do caso Bettina da Empiricus é o uso de storytelling poderoso no marketing digital.
Mesmo que tenha dividido opiniões, o vídeo viralizou tanto como ponto de discussão quente na internet, quanto um case de sucesso para vida pessoal e de quem faz empreendimentos. Ela tornou sua imagem pública, contou sua história, como chegou para juntar seu patrimônio de 6 dígitos e tudo isso com uma fala atrativa.
Sonho x realidade
Uma série de comentários negativos rolaram na rede, tais como os que apelavam por ela conseguir sua fortuna pela beleza, ou por ser possivelmente herdeira, entre outros. Mas, por trás disso, focando no marketing, podemos dizer que a campanha obteve ao menos 3 repercussões:
- A vontade das pessoas serem milionárias também;
- A discussão sobre ganhar dinheiro de forma fácil e rápida;
- A realidade da Bettina da Empiricus é diferente da maioria dos jovens brasileiros.
Esse formato de contar uma história tão diferente consegue atrair mais gente do que imaginamos. Pois é muito sedutor copiar um estilo de vida e de trabalho que deu certo para alguém na mídia. A Bettina serviu bem como personagem e criou expectativas altas para quem deseja melhorar suas estratégias de divulgação.
Copywriting na criação de conteúdo
O case da Bettina da Empiricus teve tanta notoriedade que isso virou um modelo de negócios único para empresários e empresárias, pois a própria Bettina Rudolph revelou o segredo da Empiricus de usar copywriting polêmico. A estratégia ousada dos copywriters da Empiricus se resume em, antes de qualquer oferecimento de produto ou serviço, paralisar a atenção do consumidor.
Técnicas envolvidas no copywriting
Os primeiros segundos de um anúncio em vídeo ou o título de um e-mail marketing, contam como fatores de atenção para prender a atenção. E é um princípio interessante primeiro impactar as pessoas com uma frase – assim como a fala da Bettina da Empiricus no vídeo de 2019 – e logo em seguida, fazer uma promessa. As técnicas do copywriting são:
- 1º – Uma frase que desperta a curiosidade;
- 2º – Fazer uma promessa;
- 3º – Entregar um conteúdo que vende.
Em resumo, aprendemos no copywriting uma estrutura eficiente como base para uma venda de produtos físicos ou digitais, ou até mesmo a venda de uma ideia. Entendemos a importância de seguir a ordem: primeiro gerar uma prévia que prende a atenção (curiosidade e promessa) e, então, fazer o espectador continuar assistindo (o conteúdo).
Como engajar com copywriting?
Tomar como exemplo o meme da Bettina da Empiricus para sua estratégia de marketing precisa conter um plano que consiga engajar sua campanha. Mas como fazer isso? Como replicar o case de sucesso da Empiricus no meu negócio online?
Logo abaixo, falamos sobre como usar a polêmica da Bettina para você se inspirar:
Ganchos
Você sabia que é necessário somente alguns segundos para um consumidor decidir se tem interesse ou não por um produto ou serviço divulgado? Se não lhe desperta interesse, dá um clique no “pular” ou rapidamente fecha um anúncio. Por isso, é fundamental desenvolver um texto, ou frase inicial, com gancho.
Há técnicas de criar um gancho com CTA (chamada para ação), onde você pode colocar um termo que provoque no leitor a vontade de clicar no botão e conferir uma oferta, por exemplo. O mesmo vale para uma campanha em vídeo, onde a fala de um personagem seja direta e ousada.
Argumentos emotivos
Os argumentos de conversão numa chamada não devem ser apenas bons. Mas sim, apelar positivamente para o lado emocional das pessoas. Elas procuram por conteúdos excepcionais, produtos e serviços que sejam a solução para seus problemas. Há mais emoção envolvida em seus interesses do que podemos medir.
Apele para o sentimento mútuo, a história compartilhada e o interesse em comum em suas estratégias de marketing. Use argumentos emotivos que falem “sabemos como você sente, sua dor” e prometa um retorno de valor.
Case de sucesso
Poucos cases de sucesso como o da Bettina da Empiricus causaram tanta polêmica, concorda? A história dela calhou de ser muito bem encaixada na estrutura de copywriting que vendeu incríveis números de assinaturas. Percebemos como uma boa história contada da milionária de 22 anos chamou a atenção do público, mesmo que ela tenha tido mais facilidade de ganhar dinheiro.
Estude seu público, se inspire em histórias reais e monte uma estratégia de copywriting em texto de blog, landing page ou um roteiro de vídeo. Procure entender qual é o desejo do consumidor e o que o faz querer conquistar mais, assim como a Bettina fez.
Sentiu a vontade de elevar o seu negócio online com o sucesso de marketing da Bettina da Empiricus? Volte a este texto para reler nossa análise e pegar as dicas sempre que achar necessário. Você também pode conferir mais conteúdos de cases de sucesso ao navegar pelo nosso site, o Jornal do Marketing!