O que é automação de marketing e como posso usá-la?

Sumário

Posts relacionados

O que é automação de marketing e como posso usá-la?

O que é automação de marketing e como posso usá-la?

A automação de marketing consiste na utilização de softwares para automatizar tarefas a fim de aperfeiçoar a eficácia de campanhas de marketing. Dessa maneira, os gestores de empresas ou empresários podem focar em outras áreas do negócio.

Para te ajudar a entender sobre a automação de marketing, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações pertinentes relacionadas ao assunto. Confira abaixo tudo o que precisa saber!

O que é a automação de marketing?

A automação compreende o uso de tecnologias e etapas que permitem que tarefas de marketing sejam automatizadas. Essas tarefas envolvem a publicação de postagens em redes sociais, envio de e-mail, criação de campanhas e mais.

O que é a automação de marketing?
Fonte/Reprodução: original.

A utilização desses recursos é a maneira mais eficiente de otimizar tempo, pois permite que os profissionais foquem nas demais atividades da empresa. Além do mais, essa automação facilita a eficiência, gerando leads, tráfego qualificado, conversão de clientes e mais. 

Qual é a importância da automação de marketing?

O uso de recursos para a automação de marketing desempenha um papel fundamental para as empresas que buscam a publicidade na modalidade online, e concede uma variedade de vantagens que podem incluir as seguintes:

  • Geração de leads;
  • Aumentar produtividade;
  • Eficiência;
  • Otimização de tempo.

Em suma, automatizar tarefas de marketing é uma questão essencial para alavancar o alcance da empresa de maneira precisa e eficiente, além de exponencial. Afinal, com ajuda da automação é possível aumentar a produtividade.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Adotar medidas de automação para o marketing oferece diversos benefícios para empresas, como melhorias na eficiência de marketing, alcance de público-alvo, nutrição de leads, redução de trabalho diário e mais. Confira abaixo mais detalhes sobre esses benefícios:

1- Nutrição de leads

A automação de marketing desempenha um papel essencial na nutrição de leads. Normalmente, os leads são compostos por pessoas que ainda não estão prontas para comprar, mas se interessam pelo que a empresa comercializa. 

Nutrição de leads
Fonte/Reprodução: original.

Mark Zuckerberg, dono da Meta (antigo Facebook), afirma que nada influencia mais a decisão de compra que a recomendação de um amigo confiável. Nesse contexto, é notório que nutrir um bom relacionamento com clientes em potencial, é fundamental para melhorar as vendas.

2- Otimização de tempo

A gestão de uma empresa requer muitas atividades diárias, ainda mais se ela possui poucos funcionários. Com automação de marketing, é possível otimizar o tempo, aumentando a produtividade e focando em outras atividades da empresa.  

3- Melhorias no conteúdo

Para quem possui site ou blog, existem ferramentas para enriquecer o conteúdo. O Google Trends, por exemplo, possibilita a busca de palavras-chave relevantes para incorporar nas postagens, resultando em seu ranqueamento nas plataformas de busca.

4- Eficácia de marketing

A automação permite que as empresas direcionem e personalizem suas campanhas para seu público-alvo. Isso sem contar, que a utilização de recursos reduz os esforços que normalmente os gestores de empresas teriam.

Como usar a automação de marketing?

Para adotar a automação de marketing, é necessário seguir algumas etapas cruciais. Antes de mais nada, é fundamental planejar todas as estratégias que serão aplicadas. Isso envolve as seguintes demandas:

  • Identificação de público-alvo;
  • Escolha das plataformas;
  • Criação de conteúdo qualificado;
  • Mensuração de resultados.

Existem diversas ferramentas que possibilitam automatizar algumas tarefas simples de marketing. Essas incluem o Hubspot, Mailchimp, Tailwind App, Leadlovers, Activecampaign e outras.

Ciente de como a automação de marketing pode otimizar as suas campanhas de marketing, é a hora de escolher as ferramentas adequadas com base nas necessidades da sua empresa e começar a utilizá-las para ganhar tempo, gerar leads e alcançar seu público-alvo com facilidade. Visite nosso site e confira outros artigos que irão auxiliar com outras dúvidas sobre marketing digital.