Ter um site de e-commerce com design responsivo é essencial para as vendas. Apesar de ser um desafio conquistar o público, saiba que a estratégia do design responsivo ajuda a melhorar a experiência do cliente ao acessar sua página de qualquer tela.
Você já pensou que muitos dos seus clientes e visitantes usam o celular para fazer compras? Nesse sentido, percebeu alguma queda nas visitas e abandonos de carrinho? Se você já possui um site de e-commerce ou quer abrir um, confira nessa leitura o que é o design responsivo e como usá-lo!
O que é o Design Responsivo?
O Design Responsivo, ou web design, é um conjunto de técnicas voltadas para otimizar o layout de uma página. Layout e design operam juntos, porém são duas coisas diferentes. O que vemos numa tela de celular ou numa tela de computador é o formato com que as informações do site são apresentadas, ou seja, o layout, ao passo que o design é a construção dele.
Usamos o design responsivo para tornar uma página na internet acessível e com boa visualização de qualquer formato de tela e resolução (desktops e dispositivos móveis). Contudo, veremos que o layout não é o único, sendo importante otimizar o conteúdo em texto, imagens, animações e outros termos.
Como aplicar o Design Responsivo no E-commerce?
Não pense que por se tratar de layout e elementos técnicos, o design responsivo seja difícil de aplicar. Mas para você entender, um site funciona a partir da combinação de duas linguagens: o HTML e o CSS. Juntos, é possível inserir e fixar cada conteúdo e ainda personalizar o site para combinar com seu estilo de vendas e a sua marca, como cores e desenhos.
- Como a maioria das pessoas compra através de seus celulares, é preciso entender o comportamento delas para aplicar o design responsivo no e-commerce. Você pode estudar se seu site apresenta:
- Fluxo: quando a tela aumenta ou diminui de tamanho juntamente com o conteúdo apresentado;
- Unidades relativas, ou a densidade dos pixels, para que a resolução seja boa a todo momento;
- As dimensões das imagens e outros elementos de forma que não fiquem desproporcionais;
- As fontes do texto e tamanho das letras;
- Pontos de interrupção, importantes para que uma tela apresente o básico, quando um site possui mais colunas;
- Ter os elementos alinhados, e não espalhados;
A ideia é editar sua página com otimização para a melhor experiência do cliente ao bater o olho na tela do celular ou do desktop e ver as mesmas opções, as mesmas cores e design, mas com o layout ajustado. Isso facilita a navegação do público de qualquer dispositivo. Então, você pode começar a aplicar o design responsivo e não focar tanto numa versão mobile do seu e-commerce, por exemplo.
5 Dicas para aplicar Design Responsivo no E-commerce
O segredo para ter um site de e-commerce com design responsivo é desacelerar um pouco e entender a parte técnica. Com isso, ter uma plataforma de alta performance que lhe permita divulgar e operar suas vendas com segurança e agilidade, pois é por meio dela que a estrutura de design e layout traz resultado. Além disso, você investe num serviço feito por profissionais ou automatizado. Confira 5 dicas resumidas para aplicar o design responsivo no e-commerce:
Utilize imagens adaptadas
Um e-commerce com design responsivo precisa ter muitas imagens flexíveis com todo tipo de formato de tela. Para isso, você pode usar ferramentas de Adaptive Images que ajudam a otimizar sem trabalho, pois quando identifica uma tela diferente redimensiona as imagens no melhor tamanho e resolução. Você mesmo carrega as imagens e espera o processo concluir, para depois subi-las no site.
Caso não tenha acesso a ferramentas específicas, lembre-se que as imagens são as que pesam consideravelmente. Então prefira fazer o upload de imagens menores na dúvida. As imagens pesadas são os itens que mais podem deixar o site lento e se os visitantes não tiverem um pacote de internet tão bom para carregar tudo, acabam desistindo.
Layout
O layout é parte importante na experiência do cliente e a melhor forma de deixar um site com design responsivo. Como existe uma área específica de conhecimento para trabalhar com isso, o UX Design, as empresas correm para se atualizarem e até contratarem um especialista. Para facilitar, deixe o seu site com as informações alinhadas, ou seja, os menus, botões, colunas e blocos das categorias, e o próprio conteúdo.
É importante deixá-los em sintonia com as cores, por exemplo, formas semelhantes e em posições que não sejam “bagunçadas”. Assim, quem acessa a página de um dispositivo maior vê a apresentação e ao passar para uma tela menor, terá as informações um pouco diferentes, mas sem uma quebra total da organização.
Animação e vídeo
Outra categoria que pesa num site e pede por um design responsivo é o de animação e vídeo. Esses tipos de imagens possuem mais limitação do que as fotos, na hora de lidar com as dimensões e a resolução. Aqui, vale atenção dobrada para que o carregamento do site não seja lento.
Provavelmente, os e-commerces que precisam de vídeos e animações como componentes da marca terão um desafio maior. Mas a dica é saber aproveitar os espaços da página de acordo com o logotipo. Pense em variações desses conteúdos para cada tipo de tela, seja um video ou animação na horizontal (para desktops) e outros na vertical (para celulares.)
Fontes e tipografias
Alguns sites de e-commerce são bem avançados e possuem um design mais atrativo que combina todas as imagens e ainda tem uma tipografia legal. A tipografia e as fontes são importantes recursos que podem ser aprimorados para o design responsivo também. Apesar de não serem tão pesadas, elas precisam de foco nesse serviço.
Isso porque a depender do dispositivo de acesso, algumas informações escritas podem ficar cortadas, apagadas ou fora de enquadramento. Para todo site acessado por um celular, é preciso deixar a página responsiva e com as fontes legíveis. Tente equilibrar a arte que a marca oferece com a legibilidade para melhor experiência do cliente.
Coloque botões interativos e com CTAs
Dentro do site continue suas estratégias de marketing ao trabalhar bem o design responsivo, com opções de acesso que o usuário entenda como, por exemplo, os botões clicáveis em pontos estratégicos. Mas é preciso deixar claro do que se trata, qual produto ou conteúdo a pessoa encontrará e indicar onde deve ser clicado.
Juntamente com isso, reforçar as intenções de conversão dos visitantes em potenciais clientes ao final de uma página ou em outro ponto estratégico. Faça isso ao colocar chamadas para a ação (as CTAs) incentivando a compra ou realização de uma ação de cadastro, assinatura, etc.
Quais os benefícios do Design Responsivo para E-commerce?
Após vermos as principais estratégias do design responsivo, saiba que os benefícios para o seu e-commerce são muitos, tais como o bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google ou Bing ajudam na retenção de clientes.
No geral, um bom site com design responsivo tem os seguintes benefícios:
- Torna o e-commerce acessível para qualquer tela e navegador;
- Apresenta layout que pode ser exibido em todo dispositivo;
- Aumenta a conversão de leads, principalmente quando o acesso é pelo smartphone;
- Aumenta as vendas, uma vez que os acessos são fáceis e direcionáveis;
- Reduz a taxa de rejeição;
- Deixa as páginas mais rápidas para carregar;
- Mais chances do seu site com design responsivo der compartilhado pelas redes sociais;
- Melhora a experiência do consumidor.
Tratar dessas partes técnicas de um site com design responsivo é essencial porque não toca apenas nas imagens e enquadramentos da tela. Mas em todos os fatores que juntos constroem caminhos livres de problemas e erros na hora de abrir uma página e carregar seus conteúdos.
O design responsivo é indispensável para manter uma boa navegabilidade e assim permitir que visitante consigam realizar suas compras sem maiores problemas. Continue em busca de melhores dicas e estratégias para manter seu site de e-commerce ativo e frequentado. Leia mais conteúdos assim no Jornal do Marketing!