O que faz um analista de growth?‌

Sumário

Posts relacionados

O que faz um analista de growth?‌

O que faz um analista de growth?‌

Entenda o que faz um analista de growth e qual é a importância desse profissional no desenvolvimento de uma empresa.

Um analista de growth trabalha em conjunto com diversas outras áreas de uma empresa, com o objetivo de identificar oportunidades de crescimento. Ele é orientado pela tecnologia e contribui diretamente para o sucesso de uma empresa.

Atualmente se trata de uma profissão em expansão, pois há poucos profissionais qualificados para a grande demanda do mercado. Afinal, a área da tecnologia se desenvolve cada vez mais, e negócios iniciantes precisam de um crescimento rápido para obter resultados.

O que é o analista de growth?

O analista de growth é o profissional que trabalha com o marketing digital de uma empresa, mais especificamente com estratégias voltadas ao crescimento rápido e contínuo. Ele se diferencia do profissional de marketing comum por lidar com toda a jornada de compra do cliente, e não somente o topo do funil.

O que é o analista de growth?
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, um analista não se preocupa somente em chamar atenção do público, mas também em reter clientes e melhorar até mesmo a experiência no pós-venda. É uma profissão cada vez mais procurada por empresas de tecnologia que desejam crescer rapidamente.

Qual o papel de um analista de growth?

O papel de um analista de growth é buscar por formas inovadoras de crescer uma empresa ou startup, o que envolve o uso de técnicas do marketing digital e a análise minuciosa de dados para desenvolver estratégias eficientes.

Um analista de growth precisa ter algumas competências fundamentais para ter sucesso na área. Primeiramente ele precisa ser multidisciplinar, já que lida com diferentes áreas de uma empresa. Ser criativo, ter uma boa comunicação e saber trabalhar em equipe são outras habilidades essenciais para desempenhar a função com excelência.

Quais as atribuições do analista de Growth?

Já sabemos que um analista de growth trabalha no crescimento rápido e contínuo de uma empresa, mas esse cargo inclui algumas atribuições. É preciso identificar as melhores oportunidades de crescimento, o que pode envolver análise de dados do mercado e da concorrência. Somente assim é possível desenvolver estratégias eficientes. Outras atribuições são:

  • Testar: fazer testes A/B para validar estratégias ou melhorá-las.
  • Otimizar: fazer o uso de dados para otimizar campanhas.

Vale destacar que um analista de growth trabalha em conjunto com outras equipes, para garantir que as estratégias sejam implementadas de maneira eficaz. Isso inclui equipes de marketing, cientistas de dados e até mesmo desenvolvedores de produtos. Portanto, o trabalho em equipe é essencial nessa área.

Qual a média salarial?

A média salarial de um analista de growth varia de acordo com o seu nível de senioridade. Um profissional júnior consegue faturar cerca de 3 salários mínimos mensais, já um profissional sênior pode chegar a ganhar mais de 8 salários mínimos por mês. Essa média salarial se dá pela falta de profissionais qualificados, visto que se trata de uma profissão relativamente nova. 

Vale a pena contratar um analista de growth?

Contratar um analista de growth é um investimento que vale a pena em uma empresa, já que um profissional competente consegue auxiliar na redução de custos. Fora que contratar um profissional qualificado, que possui conhecimento e experiência, encurta muito o seu caminho rumo ao crescimento.

Vale a pena contratar um analista de growth
Fonte/Reprodução: original

Assim, contratar um bom analista de growth economiza tempo e dinheiro, além de garantir que a sua empresa vai crescer da maneira certa e sair na frente da concorrência. Além de um profissional analista de growth, também existe a opção de contratar empresas especializadas que prestam consultoria nessa área.

O analista de growth é um profissional de grande importância principalmente em empresas e startups iniciantes, que buscam um crescimento rápido para obter seus primeiros resultados. Continue nos acompanhando no Jornal do Marketing para aprender mais sobre o assunto!