Como o marketing digital pode ajudar no crescimento da minha empresa?

Sumário

Posts relacionados

Como o marketing digital pode ajudar no crescimento da minha empresa

Como o marketing digital pode ajudar no crescimento da minha empresa?

Venha conferir como o marketing digital pode ser peça-chave no crescimento da sua empresa e saiba mais tudo sobre essa poderosa estratégia atual!

O marketing digital é uma área de grande crescimento e desenvolvimento atualmente. Sua popularidade se deve tanto pela variedade de ferramentas disponíveis como pelo desenvolvimento da tecnologia geral, que possibilitou o surgimento de vários trabalhos nessa área.

A pandemia também foi outro fator responsável por incentivar a atuação na área digital, devido à impossibilidade de trabalhos presenciais nesse tempo. Entretanto, ainda é comum se esbarrar em propostas milagrosas que prometem ganhos altos de forma imediata. 

Por isso, nós do Jornal do Marketing trouxemos de maneira organizada e muito simples tudo que é necessário saber sobre o marketing digital. Após a leitura, você pode começar a reunir a sua equipe para começar a aplicar as ideias abordadas e ver as transformações em seu negócio!

Conceitos importantes do marketing digital

O primeiro conceito importante sobre o marketing digital é a sua definição. Em sua essência, essa é uma área que busca por práticas por meio ao cenário virtual e que ajudam na divulgação de quaisquer empreendimentos, assim como na comercialização de seus produtos.

Conceitos importantes do marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Com essa característica, os outros conceitos essenciais do marketing são:

  • Persona: perfil ideal de cliente. Conhecer isso é importante para adaptar tanto a comunicação como os conteúdos para a persona do seu negócio. Desse modo, as chances de vender e fornecer uma boa experiência para os seus compradores serão bem maiores;
  • Lead: essas pessoas são oportunidades de negócio para o seu empreendimento e, por isso, precisam ter o tratamento adequado;
  • Funil de vendas: etapa do marketing digital que organiza os usuários de acordo com as suas chances de realizar compras no seu negócio ou não. Através da coleta dessas informações, o seu time de vendas sabe quem deve ter maior prioridade de contato e pode direcionar as energias para eles;
  • Jornada do cliente: organiza toda a relação que seu cliente tem com o seu negócio desde o primeiro contato até a compra ou pós-venda. Com essas informações, sua empresa pode visualizar com clareza onde estão as necessidades do cliente, como a qualidade de atuação dos profissionais do negócio;
  • SEO: é o compilado de práticas que os mecanismos de busca avaliam para saber se um conteúdo deve ser mais recomendado ou não. Logo, são essas práticas que posicionam sites, artigos, blogs e outros nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

Com esses 5 conceitos, o marketing digital desenvolve todas as suas práticas. Vale mencionar a respeito de alguns conceitos que necessitam de profissionais sempre dispostos a se atualizarem e pesquisarem como, por exemplo, o SEO (Search Engine Optimization), pois é uma área que sempre está em constante mudança. 

Qual a importância do marketing digital para o crescimento de empresas?

Ao se tratar de empresas, a principal importância do marketing digital será de oferecer ideias sólidas de como fazer com que o seu negócio ganhe mais destaque no mercado. A capacidade de observar como a empresa interage com os usuários, principalmente os interessados, faz com que o empreendimento possa desenvolver muitos ganhos.

Observe, por exemplo, a importância de aparecer em redes sociais para empresas que vendem cosméticos. Esses empreendimentos dependem completamente da visibilidade a consumidores interessados, portanto, precisam ter boas práticas de marketing no meio digital.

Se as empresas de cosméticos não aplicarem boas práticas de marketing digital, não será possível saber como os clientes interagem com os produtos nem o grau de alcance. Consequentemente, não será possível montar bons planos de melhorias para o negócio e nem aumentar a lucratividade deste. 

7 razões para aplicar o marketing digital na sua empresa

Graças às definições apresentadas até o momento, você consegue ter uma boa ideia de como o marketing digital faz toda a diferença em um negócio. Por isso, após bastante pesquisa e observação de resultados, separamos 7 razões para você começar a aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa!

Maior alcance de seu negócio

Com o marketing digital, o primeiro benefício significativo que se observa é o aumento do alcance do seu negócio. Isso acontece porque muitas pessoas no meio digital buscam por informações em mecanismos de busca e caso a sua empresa invista em boas práticas de marketing, o algoritmo vai recomendar o seu negócio para a maioria do pessoal que pesquisar – fator que já ajuda muito no aparecimento para o público.

Aumento das vendas

Como consequência da primeira razão, se um negócio tiver maior alcance as vendas dele vão aumentar, pois o empreendimento aparece para mais pessoas interessadas. Junto a isso, os conhecimentos obtidos com as vendas serão a base para as estratégias de marketing digital, que vão dar ao seu empreendimento os caminhos para lidar com os futuros clientes, criando assim um ciclo infinito de aprendizado e melhorias no negócio. 

Criação de autoridade

Por meio de boas práticas de marketing digital, é possível fazer de seu negócio uma grande autoridade daquilo que se vende. Isso é extremamente importante tanto para conseguir uma maior base de clientes como, também, para aumentar a reputação da sua empresa no mercado.

Quando o site do seu negócio está com boas práticas de SEO, por exemplo, vários usuários que pesquisarem sobre o assunto de seu empreendimento serão direcionados para lá. Por causa desse fato, tanto os motores de busca como os usuários entendem que a sua empresa possui autoridade naquele assunto – fator que fará a diferença na criação de confiança com os clientes.

Investir com poucos recursos

Esse benefício é muito interessante principalmente para os empreendimentos pequenos ou que estão no início. Uma campanha de divulgação no marketing digital custa bem menos do que outras formas como anúncios em televisão, rádio e outras. Com bastante estudo e cuidado, é possível aplicar o menor número possível de recursos em campanhas promissoras que trarão maiores resultados para o negócio.

Encontrar o público ideal

A análise dos dados fornecidos pelas ferramentas do marketing digital permitem que o seu negócio descubra qual é o público que mais se interessa por sua empresa. Diversos aplicativos mostram o índice de interação de usuários com os conteúdos, como, por exemplo, os cliques em partes específicas do site do negócio. 

A importância dessa informação é tamanha tanto para aumentar o número de vendas como para melhorar a imagem de seu empreendimento aos clientes. Além dos resultados das vendas, o seu negócio terá noção de como deve se comunicar com o pessoal que mais faz compras no empreendimento.

Resultados mais previsíveis

A maior previsibilidade proporcionada pelo marketing digital é um dos pontos mais interessantes dessa área. Com as ferramentas corretas e uma aplicação competente, é possível saber como aquela ação vai impactar na sua campanha e, consequentemente, no seu negócio.

Para exemplificar, imagine que você está em época de promoção no seu negócio. Caso o seu negócio invista em campanhas de divulgação através de e-mails, por exemplo, o seu negócio pode saber com uma aproximação satisfatória quantas pessoas vão aderir a essa promoção através dos dados fornecidos pelas ferramentas de e-mail. Desse modo, torna-se possível avaliar a eficiência daquela campanha e buscar por pontos de melhoria.

Garantia de estabilidade a longo prazo

O marketing digital permite que o seu negócio apareça para uma quantidade de pessoas tão grande que esse fato propõe uma vida muito longa ao seu empreendimento. Com uma base de consumidores promissores, estratégias de divulgação únicas e vários outros benefícios, o efeito resultante será um negócio de qualidade durante muito tempo.

Por que devo investir no marketing digital?

Conforme você pode notar nas razões acima, o principal motivo para investir no marketing digital é a capacidade que essa área tem de fazer o seu negócio crescer em todos os setores. Tanto as vendas como a reputação da empresa e o relacionamento com o cliente são alguns dos vários exemplos de áreas favorecidas.

Por que devo investir no marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Como bônus, vamos te fornecer algumas práticas importantes que toda empresa pode aplicar para iniciar no marketing digital. Além delas serem simples, as 3 práticas abaixo vão fornecer ao seu negócio conhecimentos essenciais sobre o contexto do marketing digital: 

  • Criação de conteúdo: área que tanto usuários que trabalham sem nenhum vínculo empresarial como empresas começam a aplicar. Basicamente se trata da produção de materiais, artigos e conteúdos interessantes para contribuir com os usuários e auxiliar a empresa a aparecer para mais pessoas no meio digital;
  • Gestão de tráfego: área na qual os profissionais vão atrair as pessoas para o negócio, seja um site, um blog ou qualquer outro meio digital utilizado. Através disso, é possível aumentar o público de seu negócio e compreender como ele se comporta, além dos benefícios nas vendas;
  • Copywriting: área na qual a empresa busca entender qual é a maneira de fazer o público tomar decisões através da escolha de boas palavras. Por isso, a exigência principal é entender como criar conteúdos extremamente persuasivos, sejam eles escritos ou por falas, para garantir a geração de mais valor no seu negócio.

Ainda, é importante lembrar que a área de gestão de tráfego se divide em duas ramificações: o tráfego pago que cuida da aplicação de anúncios para os melhores usuários com o menor custo possível e o tráfego orgânico, que demanda bastante conhecimento de SEO e outras práticas nos conteúdos para otimizar o portal para os motores de busca.

Através de nossas abordagens, você compreendeu qual é a importância do marketing digital para a sua empresa. Devido à grande quantidade de conceitos necessários para dominar, é interessante que você continue as leituras de nossos conteúdos para saber de tudo a respeito de outros conceitos do marketing!