Análise Competitiva em E-commerce: Como se Destacar da Concorrência

Sumário

Posts relacionados

Análise Competitiva em E-commerce Como se Destacar da Concorrência

Análise Competitiva em E-commerce: Como se Destacar da Concorrência

A análise competitiva em e-commerce é uma das etapas estratégicas mais importantes e neste artigo você vai entender o motivo. Confira!

A análise competitiva em e-commerce é uma etapa fundamental para se destacar em relação à concorrência. Obter sucesso no comércio eletrônico requer um entendimento do mercado.

Embora o mercado do e-commerce seja muito competitivo, existem maneiras de se destacar e obter visibilidade. Neste guia, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre como realizar uma análise competitiva em e-commerce.

O que é a análise competitiva em e-commerce?

A análise competitiva em e-commerce refere-se ao processo de compreensão e avaliação dos concorrentes. Isso envolve a análise e coleta de informações do ambiente competitivo no qual a loja virtual atua. Tais informações incluem as tendências do mercado, investigações sobre a concorrência e mais.

O que é a análise competitiva em e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Esse fator ajuda as empresas de e-commerce a tomar melhores decisões em relação às estratégias de marketing, visto que o comércio eletrônico está em constante evolução, onde as tendências e tecnologias influenciam os consumidores.

Um gestor de empresas ou empresário que não investe na análise competitiva em e-commerce, acaba não se destacando nesse mercado tão competitivo que é o comércio eletrônico.

Motivos para fazer a análise competitiva em e-commerce

A análise competitiva em e-commerce é essencial para compreender o cenário em que seu empreendimento está envolvido. Existem muitos motivos para realizar a prática e os principais deles incluem:

  • Compreensão de mercado;
  • Identificação de concorrentes;
  • Adaptação de estratégias;
  • Melhorias na experiência dos clientes.

No contexto do e-commerce, existem muitos fatores que podem elevar ou diminuir a visibilidade de uma empresa. A análise permite que o empreendimento ganhe força no mercado e muitas empresas de grande e pequeno porte como iFood, Magazine Luiza e outras estão sempre buscando entender a concorrência para obter um maior reconhecimento de marca.

Motivos para fazer a análise competitiva em e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Porém, é muito importante entender algumas questões que envolvem a análise competitiva e o marketing digital como um todo. O CEO da Hubspot, Brian Halligan diz o seguinte: “Há 10 anos a efetividade do marketing era dependente do peso da sua carteira. Hoje, a efetividade do marketing é dependente do tamanho do seu cérebro”. Nesse contexto, é essencial estudar sobre as estratégias de marketing mais adequadas para o seu negócio.

Tipos de concorrentes na análise competitiva em e-commerce

No contexto do comércio eletrônico, é essencial considerar os diferentes tipos de concorrentes existentes ao realizar a análise competitiva em e-commerce, visto que os mesmos podem implicar em diferentes impactos ao seu empreendimento. 

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos se referem a um tipo de negócio que oferece os mesmos produtos ou serviços, preços e possuem o mesmo público-alvo que o seu negócio. Entender quais se encaixam nessa categoria é fundamental para que seu negócio se destaque.

Concorrentes terciários

Esse tipo de concorrente se refere a marcas que provavelmente possuem o mesmo público-alvo, no entanto, não competem diretamente com o seu negócio, pois não fornecem os mesmo produtos ou serviços.

Concorrentes indiretos

Essa categoria de concorrentes é sobre aqueles que não oferecem os mesmos produtos, contudo, atendem as necessidades do seu público-alvo, podendo substituir. Por exemplo, se a sua loja oferece maquiagem e produtos para a pele, as duas empresas podem ser concorrentes.

Como montar uma análise competitiva em E-commerce?

Montar uma análise competitiva em e-commerce requer um plano bem estruturado e organizado para obter todas as informações relevantes. Abaixo listamos algumas dicas para começar a montar a sua análise:

1- Identificação de concorrentes

Identifique seus concorrentes diretos e indiretos do mesmo nicho que o seu. Nesse contexto, é importante considerar empresas que forneçam produtos semelhantes e atendam às mesmas necessidades dos clientes.

2- Análise de perfil

Faça uma análise de perfil incluindo os pontos mais fortes e fracos de cada um dos seus concorrentes. Considere verificar os feedbacks, produtos, qualidade, atendimento e outros fatores importantes.

3- Avaliação de diferencial

Faça uma análise do diferencial da empresa. O que eles oferecem de diferente, qual a proposta da empresa e o que pode fazer para se destacar da mesma maneira que seus concorrentes principais.

4- Coleta de dados

Por fim, mas não menos importante, a coleta de dados é uma etapa importante para uma boa análise competitiva em e-commerce. Os dados coletados devem incluir as estratégias de marketing utilizadas, interface do site, preços, canais de divulgação e outros.

O comércio eletrônico ou e-commerce é bastante amplo e envolve uma série de fatores para que as empresas obtenham sucesso em qualquer segmento de negócio. Lembre-se que a análise deve ser bem detalhada para que esteja bem preparado para ultrapassar a concorrência.