Marcas que possuem lojas online precisam se assegurar de que seus consumidores terão uma boa experiência de navegação e para isso o UX no e-commerce é essencial, uma vez que as atividades e ações realizadas dentro do site precisam ser monitoradas e aprimoradas constantemente.
Quanto mais um site otimiza a navegação de seus clientes, mais chances ele tem de realizar vendas e até mesmo aumentar o volume de vendas e resultados, o que fideliza esse consumidor e traz uma vantagem competitiva perante seus concorrentes de maneira estratégica.
Confira neste artigo completo do Jornal do Marketing como a experiência do cliente pode ser usada a favor nas lojas online, além de dicas e estratégias para aumentar os ganhos do negócio!
O que é o UX no e-commerce?
O UX, também conhecido como a experiência do cliente, trata-se de uma área de conhecimento que visa compreender como um usuário faz uso de interfaces tecnológicas.
Quando temos o UX no e-commerce, esse estudo se baseia em conseguir ter uma visualização completa sobre como o consumidor entende, vê e sente ao interagir com uma plataforma de compras online.
A partir dessas informações coletadas é possível identificar possíveis problemas, realizar ajustes e aprimorar a experiência dentro do site a fim de proporcionar um melhor acesso. Assim, impacta positivamente nos processos de compra dos clientes ao navegar e garante a sua maior satisfação.
Dessa forma, mais do que apenas se atentar na maneira como o cliente realiza a sua navegação dentro do site, o responsável também não pode esquecer de avaliar a maneira como o design do site interfere na experiência do cliente dentro da plataforma, desde o momento de sua entrada até o fechamento da compra.
Qual o objetivo do UX no e-commerce?
O objetivo do UX no e-commerce é promover uma melhor experiência de navegação para o consumidor dentro do site a fim de direcioná-lo até o fechamento da venda, para isso é necessário que o site esteja plenamente otimizado para que ele passe por todas as etapas para chegar até o final.
Com o mercado cada vez mais competitivo, investir em boas soluções para o cliente é fundamental para que ele se fidelize com uma marca, e por isso é necessário pensar que os sites devem oferecer a esses consumidores a melhor experiência de uso, o que contribui para o aumento da satisfação.
Como o uso do UX no e-commerce pode ser aplicado?
O UX no e-commerce, pode ser entendido como um conjunto de ações que serão adotadas por uma empresa a fim de proporcionar satisfação ao consumidor quando estiver navegando em seu site, antes, durante e depois de realizar suas compras, e são elas:
Usabilidade:
Ao navegar pelo site, é necessário que o cliente se sinta confortável, para isso é essencial que ele seja intuitivo, com carregamento rápido e com um campo de busca ágil para que o cliente consiga o que precisa em poucos cliques;
Informações completas:
Boas fotos de produto, através de diferentes ângulos e explorando suas cores, assim como uma boa descrição dos produtos, são essenciais para o bom entendimento do cliente. Vale ressaltar que dados da empresa como canais de comunicação e quem somos, também devem ser visíveis no site;
Atendimento:
Um chat online é essencial para oferecer aos clientes o suporte necessário em seu processo de compra ou até mesmo para tirar dúvidas, sendo um meio de comunicação eficaz e prático;
Acessibilidade:
A inclusão é uma excelente maneira de colocar a empresa como inclusiva e oferece a possibilidade de navegação no site por todos, em especial para pessoas com deficiência. Dessa forma investir em mecanismos para proporcionar essa experiência é uma boa alternativa para o site;
Transparência no checkout:
O formato de compra no site não deve ser extenso, mas sim contar apenas com o que é essencial para se fazer uma compra. Além disso, é necessário que as formas de pagamento sejam diversas para atender aos consumidores sem esquecer da segurança de seus dados e evitar vazamentos.
Investir no UX no e-commerce é proporcionar ao cliente melhores experiências de navegação em uma loja online por meio de um conjunto de ações que tornam esse acesso mais prazeroso ao consumidor, o que aumenta as chances de conversão e resultados positivos para a empresa.
5 dicas para usar o UX no e-commerce
Algumas dicas podem ajudar a potencializar o UX no e-commerce e tornar a experiência de navegação do cliente ainda melhor, saiba com o Jornal do Marketing o que pode auxiliar nesse processo, que também pode contribuir com o aumento das vendas e resultados.
Tenha uma interface responsiva
Ao pensar no acesso à internet é muito comum que se pense em dispositivos como desktop e notebooks, porém grande parte dos consumidores realizam seus acessos de dispositivos móveis como os celulares e tablets, e por isso é necessário investir em um site responsivo.
A responsividade é a característica atribuída a um site que se adapta aos diferentes formatos de tela, o que torna o acesso mais confortável para o cliente. A dica é apostar em um layout mais simples, apenas com as informações essenciais e que reduzem a poluição visual.
Conheça o seu cliente
Para que uma loja online tenha sucesso, é essencial conhecer os clientes profundamente, por isso, ter acesso a informações que revelem com que o público do e-commerce é essencial para estabelecer as mudanças necessárias, a fim de proporcionar um melhor atendimento e experiência de navegação dentro do site.
Dados com base demográfica, atitudes, hábitos, comportamentos de consumo, renda, preferências, opiniões, entre outras informações podem auxiliar nesse processo de conhecimento e auxiliar a empresa a saber com quem está falando.
Invista em boas fotos para o site
Para ter muitas vendas, é essencial que o site invista na qualidade das fotos dos produtos, com o máximo de detalhes para que o cliente saiba de fato o que ele irá comprar. Por isso, é interessante fotografar todos os ângulos dos produtos a fim de proporcionar informações ao cliente.
Fotos bonitas e profissionais tendem a chamar muito mais a atenção do consumidor, além de valorizar o produto, que reflete ao consumidor um maior profissionalismo da marca, especialmente se elas estiverem alinhadas a uma boa descrição do produto.
Aposte no relacionamento com o cliente
Pensar no UX no e-commerce é se atentar a qualidade do atendimento prestado, para estreitar junto ao consumidor uma relação mais próxima, a fim promover automação no serviço, além de um atendimento humanizado e com um toque de personalização.
Para isso, é essencial ter um time de atendimento próprio para essas demandas nos canais de atendimento da empresa, seja no WhatsApp, chat no site e redes sociais, além de proporcionar aos clientes todo o suporte necessário.
Monitore o e-commerce
Para manter a qualidade e a satisfação dos clientes é essencial realizar a manutenção periódica do site, a fim de promover melhorias e otimizar a navegação dos usuários, além de os ouvir constantemente, para considerar seus feedbacks e promover melhorias na loja online.
Dessa forma, a relação entre consumidor e marca se torna harmônica, o que fortalece a fidelização e promove melhores resultados e vendas a empresa, que terá sempre um corpo de consumidores para fazer compras, indicando inclusive para outras pessoas.
Ao considerar essas dicas, as marcas possuem mais chances de oferecer um serviço de alta qualidade através de suas lojas online, e proporciona ao UX no e-commerce uma melhor experiência de navegação ao cliente.
A importância do UX no e-commerce
Manter o UX no e-commerce é trabalhar para que a loja online ofereça uma experiência de navegação ao cliente satisfatória, através de páginas otimizadas, layout responsivo e básico, além de maior acessibilidade e atendimento diferenciado, a fim de dar suporte ao que o cliente precisa.
Assim, é essencial trabalhar no aprimoramento do site para que seus acessos resultem em vendas e melhores resultados a empresa, proporcionando a fidelização do cliente e seu bom relacionamento com ele.
Conte com o Jornal do Marketing para ficar no centro de tudo do universo das vendas e das empresas, a fim de melhorar os resultados através de estratégias bem elaboradas que aumentam a visibilidade no mercado.