A publicidade nativa é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por marcas diversas, como a Ubisoft, o YouTube, o TikTok, entre outras, para a promoção de seus produtos ou serviços de uma forma mais sútil e integrada ao conteúdo do ambiente onde a publicidade está sendo feita.
Diferente dos anúncios mais tradicionais, o objetivo da publicidade nativa é adequar-se ao formato e estilo dos conteúdos que a rodeiam, oferecendo uma experiência menos invasiva aos usuários.
O que é a publicidade nativa?
A publicidade nativa é uma abordagem publicitária que tem por base a integração dos anúncios ao contexto do local onde o anúncio está sendo veiculado, o que os torna menos invasivos e também mais relevantes ao público. Adotando essa estratégia, as marcas criam conteúdos que se assemelham aos outros materiais apresentados em um determinado veículo de mídia, seja ele qual for.
A ideia é que os anúncios se “camuflem” de maneira natural ao conteúdo, tornando-se quase que inseparáveis, o que aumenta o engajamento por parte dos usuários.
Como funciona a publicidade nativa?
Por seu caráter orgânico, a publicidade nativa age mesclando-se no contexto do ambiente onde está sendo exibida, assemelhando-se muito a um conteúdo daquele meio. Isso pode ser feito de diversas formas, como, por exemplo:
- Vídeos promocionais;
- Recomendações de produtos;
- Anúncios que possuam as mesmas características e estética do ambiente.
Assim, os anúncios nativos se misturam de maneira suave e não interrompem a experiência do usuário, tornando-se, dessa maneira, mais eficazes em gerar interesse e atrair atenção. É bem comum ver criadores de conteúdo, em plataformas como Instagram, YouTube e TikTok fazendo esse tipo de propaganda, integrada ao estilo de vídeo que costumam disponibilizar em suas redes.
Quais as vantagens da publicidade nativa?
É possível afirmar que publicidade nativa traz consigo diversas vantagens para as marcas que a utilizam, como, por exemplo, uma maior visibilidade, uma vez que os anúncios estarão integrados ao conteúdo de forma orgânica, o que chama mais a atenção dos usuários.
Além disso, essa publicidade também gera um maior engajamento, visto que ela é percebida como parte do ambiente onde está inserida e tem mais chances de ser compartilhada entre usuários. Anúncios nativos são muito menos intrusivos e são mais relevantes, o que também aumenta a confiança e a receptividade do público.
Qual a importância da publicidade nativa e quais as melhores estratégias?
A publicidade nativa possui um papel crucial no cenário atual do marketing digital. Cada vez mais consumidores adquirem aversão a anúncios invasivos, portanto é fundamental encontrar maneiras mais discretas de se conectar com o seu público.
Ao optar pela publicidade nativa, as marcas passam a poder oferecer uma experiência muito mais agradável, na qual os anúncios integram-se de maneira adequada com o conteúdo. Isso fortalece a relação entre a marca e os seus consumidores, aumentando assim a confiança e por consequência o engajamento.
Uma das melhores estratégias para a publicidade nativa é criar conteúdos relevantes e de grande qualidade, capazes de agregar valor à experiência do usuário. No caso de uma marca de esportes, por exemplo, seria interessante patrocinar um artigo com dicas de treinamento físico em um blog popular do nicho.
Assim, é possível oferecer informações úteis e relacionadas ao segmento, o que fará a marca se aproximar de um público interessado no tema e, ao mesmo tempo, se promover.
Como usar a publicidade nativa?
Para utilizar a publicidade nativa eficientemente, é de máxima importância a definição clara dos objetivos da campanha, e a identificação dos canais mais adequados para atingir seu público. É vital compreender os interesses e as necessidades do seu público, a fim de criar conteúdos que sejam relevantes e também envolventes.
Além disso, também é vital a realização de um acompanhamento e análise constantes dos resultados das campanhas veiculadas, pois, isso permite identificar quais formatos e canais estão proporcionando bons resultados e também permite ajustar as estratégias, o que maximiza o retorno sobre o investimento feito.
Pode ser interessante também procurar plataformas de publicidade nativa, como o UOL Ads, o Outbrain e o Taboola para veicular seus anúncios de maneira mais eficiente.
Para aprender mais sobre outras estratégias de publicidade nativa, você pode consultar o Jornal do Marketing. Aqui você encontrará conteúdos completos e diversos sobre o marketing em todas as suas formas.
A publicidade nativa mostra-se como uma estratégia muito interessante para conquistar a atenção e também a confiança do público de forma discreta e eficiente. Ao integrar-se no conteúdo do ambiente em que está inserida, ela proporciona uma experiência mais agradável ao usuário, aumentando a visibilidade e também o engajamento da marca.