O que é marketing de entrada (Inbound Marketing) e como posso usá-lo?

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O que é marketing de entrada (Inbound Marketing) e como posso usá-lo

O que é marketing de entrada (Inbound Marketing) e como posso usá-lo?

O marketing de atração ou Inbound marketing é uma estratégia de marketing que consiste no uso do SEO, redes sociais e outros para atrair clientes. Entenda!

O marketing de entrada, chamado também de Inbound Marketing, é uma estratégia muito utilizada que busca atrair clientes utilizando o marketing digital de maneira não intrusiva. Empresas de variados portes utilizam a técnica para alcançar seu público-alvo.

Para tirar suas dúvidas relacionadas ao Inbound Marketing, o Jornal do Marketing reuniu as principais informações sobre o assunto e aqui você verá como utilizar para atrair mais clientes e visibilidade online. Acompanhe!

O que é inbound marketing?

Estratégia popular de marketing digital, o Inbound Marketing se concentra em atrair o público-alvo utilizando uma abordagem menos intrusiva. Atualmente, grande parte dos consumidores estão na internet e isso mudou totalmente a forma como as pessoas se relacionam com empresas e suas marcas.

O que é inbound marketing
Fonte/Reprodução: original

O objetivo principal do Inbound Marketing é a criação de conteúdo valioso e direcionado para o público-alvo que está à procura de um produto ou pela solução de um problema específico.

Quando os consumidores realizam uma pesquisa no Google, o mecanismo de busca mostra diversos resultados e entre diversos sites e blogs, normalmente a resposta para a pergunta está neles. Por isso, é essencial que as marcas estejam em diversas plataformas digitais.

Origem do Inbound Marketing

O Inbound Marketing foi criado em 2009 pelos co-fundadores da Hubspot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, e se popularizou por meio do livro intitulado “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”.

Qual a diferença entre Outbound e Inbound Marketing?

Outbound e Inbound são estratégias diferentes que as empresas podem utilizar para construir um público. O Outbound possui uma estratégia mais “agressiva”, que tende a divulgar seus produtos ou serviços ao público independente de estarem interessados visando o alcance maior. Um exemplo disso são os folhetos.

Já o Inbound Marketing utiliza uma abordagem mais sutil voltada para atrair e conquistar clientes em potencial através da criação de conteúdo útil. Esse tipo de abordagem, em vez de interromper o usuário, tende a atrair clientes com conteúdos como:

  • Artigos de blog;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • E-book.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing digital mais satisfatórias e eficazes. Jamie Turner, da 60 Second Marketer diz “A única forma de vencer no marketing de conteúdo é fazer o seu leitor dizer: ‘Isso foi escrito especialmente para mim”. Nesse contexto, pode-se dizer que um conteúdo de qualidade é a melhor maneira de conquistar mais clientes.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

O marketing de entrada pode desempenhar um papel fundamental no crescimento de uma marca ou empresa. Por este motivo, empresas de variados portes como o iFood e outras utilizam a estratégia para gerar benefícios que incluem:

1- Fortalecimento de marca

Quando uma empresa utiliza as estratégias de marketing digital de forma correta como o marketing de entrada, por exemplo, existem mais chances de fortalecer a marca, podendo fazer com que os próprios clientes a divulguem.

2- Construção de relacionamento com o público

A utilização de mídias sociais e criação de artigos de blog facilitam a aproximação dos clientes com a marca. Assim, os usuários podem interagir em postagens e tirar dúvidas de maneira mais rápida.

3- Atrair público qualificado

O Inbound Marketing envolve a criação de conteúdo valioso para o público, ou seja, o público que faz pesquisas na internet sobre um assunto relacionado a sua empresa, pode encontrá-la facilmente na internet. Esses podem ser convertidos em clientes com maior facilidade.

4- Mensuração de resultados

Um dos maiores benefícios do marketing digital como um todo é a possibilidade de mensurar os resultados. Desse modo, a empresa pode analisar os dados obtidos para verificar quais estratégias estão dando certo e fazer ajustes em tempo real caso necessário.

5- Geração de leads

O marketing de entrada é uma das melhores maneiras de gerar leads qualificados. Isso porque os usuários que visitam um site normalmente já estão interessados e são mais propensos a finalizar uma compra.

Como aplicar o inbound marketing?

Aplicar o Inbound Marketing e conseguir bons resultados requer um plano estratégico e que ele seja seguido de modo correto. Algumas estratégias que podem ser utilizadas para atrair clientes incluem as seguintes:

Ao utilizar a estratégia é fundamental descobrir quais são as redes sociais em que o seu público-alvo pode ser encontrado. Isso porque as mídias sociais contam com usuários com diferentes faixas etárias e interesses.

Como aplicar o inbound marketing
Fonte/Reprodução: original

Imagine que uma loja de bijuterias feitas a mão descobriu por meio das métricas que não está obtendo os resultados esperados no Instagram e viu que existe um público maior que pode se interessar nos produtos oferecidos no Pinterest e TikTok. Nesse sentido, é válido que a marca invista no uso das duas redes sociais para alcançar seus objetivos.

Ao utilizar o Inbound Marketing, é fundamental pensar nos conteúdos que atraem seu público-alvo, fazer testes e principalmente ser constante, publicando com frequência para alcançar cada vez mais pessoas.