Como criar um link permanente adequado
Como criar um link permanente adequado

Como criar um link permanente adequado

O link permanente é um termo bastante conhecido dentro do marketing digital, afinal, se trata de um tipo de estratégia voltada aos sites que querem otimizar os seus conteúdos e melhorar as estratégias dentro da internet. Dessa forma, se torna uma das principais maneiras dos buscadores entenderem o que consta na sua página.

A otimização de conteúdos deve ser feita em todo o seu site, desde que sejam condizentes com o que está contido no seu post para que os snippets recomendem aos usuários que fazem pesquisas pela internet. Assim, sua página se torna bem ranqueada e ganha autoridade dentro dos mecanismos de busca.

O que é o link permanente?

O link permanente, também conhecido como permalink, é a URL utilizada para fazer parte da sua página e facilitar o acesso de qualquer pessoa aos posts. No WordPress, onde é regularmente usado, torna-se necessário construí-lo adequadamente para tornar sua página visível nas buscas do Google.

O que é o link permanente?
Fonte/Reprodução: original.

A estruturação do link permanente precisa estar correta para atrair novos visitantes e melhorar a posição do seu blog no mecanismo. Se você, por exemplo, esquece de montá-lo ou julga ser desnecessário, há muitas chances do seu trabalho ser passado para trás pela concorrência que adaptou o site ao uso dos permalinks.

Para que serve o link permanente?

Os links permanentes são responsáveis por direcionar os leitores a determinada postagem em seu site ou blog, além do Google e os demais buscadores reconhecerem sobre o que se trata o conteúdo.

Diversos sites, além de apresentarem o link permanente, possuem um domínio que é o nome da empresa como no exemplo que criamos “https://mundomarketingdigital.com.br/”, permitindo que os leitores saibam o nome do conteúdo e consigam localizá-lo pela busca orgânica rapidamente.

Como faço para otimizar a estrutura de links permanentes?

A otimização do seu link deve ser feita com base no SEO, seguindo as técnicas do otimizador para criar um conteúdo breve, mas que contenha a palavra-chave e ofereça ao mecanismo informações relevantes. 

Como faço para otimizar a estrutura de links permanentes?
Fonte/Reprodução: original.

Assim como é necessário montar uma boa meta-descrição e title SEO, você precisa usar a keyword principal após o nome de domínio, igual ao exemplo: “https://mundomarketingdigital.com.br/como-crescer-na-web”.  

Se você não segue os parâmetros indicados, há poucas chances das pessoas terem interesse de acessar o seu artigo, portanto, faça a montagem quando o projeto estiver concluído. 

O que não fazer no link permanente?

Evite descrever o título inteiro no seu link permanente, uma vez que não faz sentido preencher dessa maneira. Há um limite de caracteres que precisa ser respeitado e links longos se tornam feios tanto ao Google quanto aos leitores. 

Imagine a seguinte situação, você está com dúvidas sobre como usar a meta-descrição e foi pesquisar no Google para entender o seu funcionamento. Assim, encontrou várias opções interessantes. No entanto, dentre elas, você observou este tipo de link permanente “https://mundomarketingdigital.com.br/como-usar-o-link-permanente-rapido-e-facil-2023”, disponível nas buscas. 

A ação mais comum é passar para um site mais organizado que ofereça otimização no permalink. A estilização é muito importante e nomes longos, mesmo que seja da própria palavra-chave, são cortados durante as buscas.

Como funciona o link permanente?

Os links possibilitam apontar a uma postagem específica e fixa que está em seu site, permitindo que o artigo se mantenha acessível mesmo se a estruturação do artigo for modificada ou movida. 

Use a palavra-chave do post para trabalhar com o SEO e otimizar o seu site completamente. Uma vez que você escolha as keywords corretas, não é mais necessário mexer no permalink – exceto se estiver muito longo.

Qual a importância do link permanente?

Para o seu site obter boas posições nas buscas, é fundamental trabalhar com um link permanente que seja considerado amigável e otimizado. Ao montá-lo corretamente, você aumenta as chances de sua página ser indexada nos motores, contribuindo para o crescimento do seu conteúdo e posicionamento nas pesquisas de usuários.

Além disso, quando você cria artigos de qualidade, outros sites podem se interessar e usar o link permanente para direcionar informações ao seu post. As referências externas são bem-vindas quando usadas adequadamente, mostrando ao Google que aqueles sites recomendam o seu conteúdo, corroborando para haver aumento do tráfego orgânico.

Quais os tipos de links permanentes?

Há alguns tipos de permalinks que podem ser usados, dependendo de como sejam as suas estratégias. A escolha deve ser baseada nas métricas adotadas por você para conquistar bons resultados no trabalho. Observe como são estes links:

O mais amigável ao Google e às pessoas é a última opção, por ser fácil de lembrar e difícil de errar. Este link permanente não dispõe de acentos, precisa ser curto, compreensível, condizer com o artigo, além de apresentar apenas a keyword escolhida como parte do texto.

Qual tamanho ideal de link permanente?

Para otimizar as buscas na internet, o link precisa conter até 75 caracteres, não possuir ponto, vírgula, interrogação e demais símbolos. Não é permitido inserir acentos, apenas o nome da sua palavra-chave principal que deve ser curta e não ser igual as que existem no site. Veja como funciona a KW no permalink:

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Esta é a forma que o seu link final deve ser formado para se encaixar ao domínio e ser encontrado no Google, Bing ou Yahoo. Quanto mais simples e prático for, melhor para as suas estratégias funcionarem.

Dicas para usar o link permanente

A escolha de link reflete sobre o que as pessoas verdadeiramente encontrarão no post, além de ser fácil de lembrar e prático de ser compartilhado para novas pessoas que desconhecem o seu site. Saiba como construir as suas URLs com mais eficiência:

  • Links curtos: é mais fácil de lembrar do permalink quando são curtos e as pessoas ficam interessadas em compartilhar pelas redes sociais. Evite links gigantes e cheios de símbolos;
  • Cuidado com conteúdos duplicados: assim como acontece no title SEO e meta-descrição, você não pode usar links iguais para posts diferentes. Mude as keywords e anote o que já foi usado em uma planilha;
  • Tire possíveis sessions IDs: se o seu link tiver a ID, remova imediatamente antes de publicá-lo;
  • Trabalhe as palavras-chave: URLs atraentes aumentam as chances de acesso e melhoram o SEO;
  • Use apenas palavras: não use nenhum tipo de número, exceto se for necessário;
  • Padronize os links: aposte nos hífens para separar as URLs e deixá-las mais organizadas;
  • Letras minúsculas: use sempre letras minúsculas para redigir o seu permalink, evitando as maiúsculas.

Os links permanentes quando são bem montados e seguem o mesmo padrão em cada post, previnem erros, são mais benéficas ao seu site e melhoram os resultados de cliques através do tráfego orgânico.

Lembre, as pessoas precisam ficar encantadas com o seu trabalho antes mesmo de acessarem o site, portanto, comece a automatizar desde os links permanentes, até o title SEO e meta-descrição.

Se você tiver montado o seu site recentemente, com as dicas do Jornal do Marketing você melhora as suas estratégias e inclui melhorias nos conteúdos já publicados, tornando o link adaptado às necessidades dos leitores e dos buscadores.