O que é o inbound marketing?
O que é o inbound marketing?

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing é uma técnica de marketing digital que tem como objetivo atrair clientes sem utilizar métodos interruptivos. Essa estratégia tem sido frequentemente utilizada por empresas de grande, médio e pequeno porte devido a sua eficácia.

Diferente do Outbound marketing e do marketing tradicional, o inbound marketing utiliza estratégias menos invasivas atraindo o cliente de maneira totalmente orgânica. Entenda mais neste conteúdo como ele funciona, quais são os três tipos e muito mais! 

O que é o inbound marketing?

Também conhecido como marketing de entrada, o Inbound marketing visa atrair e envolver clientes em potencial alcançando seu público-alvo sem anúncios invasivos que interrompam a rotina dos usuários.

Em linhas gerais, essa estratégia é voltada na criação de conteúdo útil para os clientes encontrar os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Dessa maneira, é possível desenvolver um relacionamento duradouro com clientes, aumentando as vendas, engajamento e alcançando outros objetivos.

O que é o inbound marketing?
Fonte/Reprodução: original.

O palestrante de marketing e fundador da Monumental Shift Andrew Davis, afirma: “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita”. Assim, é mais fácil entender a importância desse tipo de estratégia.

Qual o foco do inbound marketing?

O foco principal do inbound marketing é alcançar e obter clientes de modo não invasivo, em vez de utilizar estratégias que interrompem o usuário enquanto interage em um site ou rede social. A abordagem se concentra na criação de conteúdo relevante para que um público já interessado em um serviço ou produto que a empresa oferece seja convertido em comprador. 

Por exemplo, uma clínica oftalmológica criou um blog para divulgar seus serviços e compartilhar conteúdo útil, mas pretende capturar leads para estreitar o relacionamento com potenciais clientes para convertê-los em clientes. 

Nesse sentido, ele pode criar um e-book gratuito com um tema que as pessoas têm dúvidas como, por exemplo: “A importância dos exames oftalmológicos infantis” para oferecer em troca de informações do cliente como nome e e-mail.

Quais as estratégias do inbound marketing?

O Inbound marketing envolve a criação de conteúdo interessante para os clientes em potencial e felizmente existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para alcançar o público-alvo. Algumas delas incluem:

  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Remarketing;
  • Redes sociais.

Essas são apenas algumas das principais estratégias que podem ser adotadas e a maioria delas são amplamente utilizadas por grandes empresas como o IFood, Duolingo e diversos outros.

Como funciona o inbound marketing?

O inbound marketing é totalmente voltada para abordagens não intrusivas, oferecendo conteúdo de valor para o público, bem como um atendimento excelente desde o início até o pós-venda. Essa abordagem funciona de modo diferente das outras que compartilham mensagens e anúncios em massa até mesmo para o público não interessado.

Como funciona o inbound marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Vale ressaltar que o Inbound Marketing, embora seja indispensável no marketing digital, ele pode ser complementado com outras estratégias, como outbound marketing, que pode oferecer resultados mais rápidos.

Quais os 3 tipos de inbound marketing?

A abordagem consiste em 3 tipos que incluem a atração, conversão e fidelização. Essas etapas são essenciais para nortear o empresário ou gestor de empresas dos passos que deve seguir. Confira abaixo alguns detalhes:

1- Atração

A atração é o primeiro passo para poder seguir as próximas etapas. Essa é basicamente a criação de conteúdo atraente que podem ser feitos em infográficos, e-books, artigos de blog, vídeos e outros.

2- Conversão

A conversão é quando o público-alvo já foi convertido em cliente, ou seja, seu conteúdo o convenceu de que sua empresa é a melhor escolha para solucionar um problema ou atender expectativas.

3- Fidelização

A fidelização é quando o cliente está satisfeito e entende que sua marca ou empresa é a melhor para atendê-lo. O IFood, por exemplo, envia notificações para seus clientes com lembretes e cupons, tendo mais chances de gerar vendas.

A implementação do Inbound marketing é fundamental para qualquer empresa independente do porte. No entanto, é muito importante estudar as melhores estratégias e estar sempre ciente das novas abordagens e principalmente mensurar os resultados obtidos. Assim, para ver mais conteúdos e dicas sobre Marketing Digital, continue navegando no Jornal do Marketing.