O inbound marketing é uma técnica de marketing digital que tem como objetivo atrair clientes sem utilizar métodos interruptivos. Essa estratégia tem sido frequentemente utilizada por empresas de grande, médio e pequeno porte devido a sua eficácia.
Diferente do Outbound marketing e do marketing tradicional, o inbound marketing utiliza estratégias menos invasivas atraindo o cliente de maneira totalmente orgânica. Entenda mais neste conteúdo como ele funciona, quais são os três tipos e muito mais!
O que é o inbound marketing?
Também conhecido como marketing de entrada, o Inbound marketing visa atrair e envolver clientes em potencial alcançando seu público-alvo sem anúncios invasivos que interrompam a rotina dos usuários.
Em linhas gerais, essa estratégia é voltada na criação de conteúdo útil para os clientes encontrar os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Dessa maneira, é possível desenvolver um relacionamento duradouro com clientes, aumentando as vendas, engajamento e alcançando outros objetivos.
O palestrante de marketing e fundador da Monumental Shift Andrew Davis, afirma: “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita”. Assim, é mais fácil entender a importância desse tipo de estratégia.
Qual o foco do inbound marketing?
O foco principal do inbound marketing é alcançar e obter clientes de modo não invasivo, em vez de utilizar estratégias que interrompem o usuário enquanto interage em um site ou rede social. A abordagem se concentra na criação de conteúdo relevante para que um público já interessado em um serviço ou produto que a empresa oferece seja convertido em comprador.
Por exemplo, uma clínica oftalmológica criou um blog para divulgar seus serviços e compartilhar conteúdo útil, mas pretende capturar leads para estreitar o relacionamento com potenciais clientes para convertê-los em clientes.
Nesse sentido, ele pode criar um e-book gratuito com um tema que as pessoas têm dúvidas como, por exemplo: “A importância dos exames oftalmológicos infantis” para oferecer em troca de informações do cliente como nome e e-mail.
Quais as estratégias do inbound marketing?
O Inbound marketing envolve a criação de conteúdo interessante para os clientes em potencial e felizmente existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para alcançar o público-alvo. Algumas delas incluem:
- SEO;
- Marketing de conteúdo;
- Remarketing;
- Redes sociais.
Essas são apenas algumas das principais estratégias que podem ser adotadas e a maioria delas são amplamente utilizadas por grandes empresas como o IFood, Duolingo e diversos outros.
Como funciona o inbound marketing?
O inbound marketing é totalmente voltada para abordagens não intrusivas, oferecendo conteúdo de valor para o público, bem como um atendimento excelente desde o início até o pós-venda. Essa abordagem funciona de modo diferente das outras que compartilham mensagens e anúncios em massa até mesmo para o público não interessado.
Vale ressaltar que o Inbound Marketing, embora seja indispensável no marketing digital, ele pode ser complementado com outras estratégias, como outbound marketing, que pode oferecer resultados mais rápidos.
Quais os 3 tipos de inbound marketing?
A abordagem consiste em 3 tipos que incluem a atração, conversão e fidelização. Essas etapas são essenciais para nortear o empresário ou gestor de empresas dos passos que deve seguir. Confira abaixo alguns detalhes:
1- Atração
A atração é o primeiro passo para poder seguir as próximas etapas. Essa é basicamente a criação de conteúdo atraente que podem ser feitos em infográficos, e-books, artigos de blog, vídeos e outros.
2- Conversão
A conversão é quando o público-alvo já foi convertido em cliente, ou seja, seu conteúdo o convenceu de que sua empresa é a melhor escolha para solucionar um problema ou atender expectativas.
3- Fidelização
A fidelização é quando o cliente está satisfeito e entende que sua marca ou empresa é a melhor para atendê-lo. O IFood, por exemplo, envia notificações para seus clientes com lembretes e cupons, tendo mais chances de gerar vendas.
A implementação do Inbound marketing é fundamental para qualquer empresa independente do porte. No entanto, é muito importante estudar as melhores estratégias e estar sempre ciente das novas abordagens e principalmente mensurar os resultados obtidos. Assim, para ver mais conteúdos e dicas sobre Marketing Digital, continue navegando no Jornal do Marketing.