Foi anunciado pela Google o lançamento do Pixel 8a, seu mais novo aparelho celular com diversos recursos associados à Inteligência Artificial e outras funcionalidades interessantes. O dispositivo, mais barato que seus semelhantes Pixel 8 e Pixel 8 Pro, promete agradar os entusiastas de IA e todas as pessoas interessadas em um bom produto.
Além de seu incrível suporte à Inteligência Artificial, o Pixel 8a ainda se destaca pelo seu desempenho, principalmente por ser equipado com um processador chipset Google Tensor G3. Vale a pena conhecer melhor essa novidade.
O que é o Google Pixel 8a?
O Pixel 8a é um aparelho smartphone da Google recém lançado e disponível em quatro cores diferentes. Seu grande diferencial é o suporte a recursos de Inteligência Artificial que possui, que vai muito além de conversas com chatbot e garante uma experiência com uso de celular muito diferente.

O Pixel 8a é uma aposta da Google para entrar de vez no mercado de smartphones e oferecer ao público uma opção mais barata do que é normalmente encontrado por aí. Tudo isso com excelentes recursos, como boa câmera, vários assistentes virtuais e bom desempenho.
Quais os recursos de I.A que o Pixel 8a contém?
O Pixel 8a já vem de fábrica com o Gemini, a poderosa IA multimodal generativa da Google. Isso, por si só, garante uma experiência de usuário bem interessante, pois é possível obter respostas personalizadas da ferramenta, bem como instalar extensões e utilizar recursos de imagens.
Por falar em imagens, o Pixel 8a apresenta três ferramentas de IA bem legais: Best Take, para trabalhar com expressões faciais em fotografias; Magic Editor, para realizar uma melhor composição das fotos (mover e redimensionar objetos); e o Audio Magic Eraser, ideal para limpar o som de vídeos (remover ruídos indesejados).
Além de tudo isso, o Pixel 8a ainda tem o Pixel Call Assist, que serve para gerenciar ligações (inclusive, lidando com as chamadas indesejadas), o “Circular para pesquisar”, um facilitador de pesquisas, e o “Family Link”, para monitorar o uso do aparelho por crianças. Tudo isso com a facilidade que as IAs possuem.
Especificações do Google Pixel 8a?
O Pixel 8a também se destaca por seu desempenho. Muito disso se deve ao fato dele contar com um bom processador, o chipset Google Tensor G3, o mesmo usado nos outros aparelhos da mesma linha, o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro. Além disso, as outras especificações técnicas do aparelho são as seguintes:
- Tela: 6,1 polegadas, resolução de 1080×2400 com 430 PPI e renovação de quadros de 120 Hz;
- Bateria: duração média acima de 24 horas, 4.492 mAh de tamanho e com possibilidade de recarga sem fio e recarga rápida;
- Memória de leitura: 8 GB;
- Memória de armazenamento: 128 GB ou 256 GB;
- Câmeras: Duas traseiras (a principal com sensor de 64 MP e outra, grande angular, com 13 MP) e uma frontal (13 MP);
- Conexões: USB-C (3.2), Wi-Fi 6E, Bluetooth v5.3, entre outras;
- Sistema operacional: Android 14.
Um dos grandes destaques dessas características é o jogo de câmeras do aparelho. Sua capacidade nativa, de acordo com a análise de alguns especialistas, é melhor que a do iPhone 15. Certamente, com o Pixel 8a, é possível tirar excelentes fotos e gravar vídeos com muita qualidade.
Vale a pena comprar o Google Pixel 8a?
Com certeza vale a pena investir no Pixel 8a sem medo. O aparelho é uma excelente opção no mercado para quem quer usufruir de boas funcionalidades utilitárias, segurança e também bom desempenho. Tudo isso, é claro, com a marca de qualidade que a Google sempre imprime em seus produtos.

Os recursos de IA também são um grande ponto positivo, e devem ser colocados na balança na hora da decisão entre comprar ou não. O único porém é que o aparelho ainda não está disponível no Brasil (só para importação). O preço médio dele nos EUA, na data de publicação deste artigo, é de US$ 499 (R$ 2.779,43), valor menor que o de outros similares.
Em todo caso, o Pixel 8a é uma excelente opção para quem não abre mão da facilidade de usar IA e para quem quer um aparelho com qualidade. Ele tem muito a oferecer. Se você se interessa pelo mundo da tecnologia, inclusive, não deixe de conferir outras notícias publicadas aqui no Jornal do Marketing sobre o tema, e fique por dentro de tudo.
 
				
 

