Implementando o Atendimento ao Cliente Omnicanal em E-commerce
Implementando o Atendimento ao Cliente Omnicanal em E-commerce

Implementando o Atendimento ao Cliente Omnicanal em E-commerce

Saiba como o atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce pode melhorar a experiência do consumidor e otimizar processos na empresa.

O atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce é mais uma forma de proporcionar ao consumidor uma ótima experiência, isso porque buscar maneiras de tornar o atendimento mais prático é uma alternativa para garantir a satisfação dos clientes em tratativas mais assertivas.

Em especial para quem investe no ambiente online, ter um atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce pode ser uma boa estratégia para as empresas potencializarem sua presença no digital. Confira com o Jornal do Marketing tudo a respeito desse modelo de atendimento.

O que é o atendimento omnichannel?

O atendimento omnichannel se caracteriza por utilizar diversos canais para realizar a comunicação e atendimento junto ao cliente, de maneira integrada com sistemas externos e internos, garantindo uma experiência diferenciada ao consumidor.

O que é o atendimento omnichannel
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, ao fazer uma solicitação por chat, caso o consumidor deseje saber como está o andamento através do telefone as informações serão repassadas a ele. Isso acontece, porque os sistemas estão integrados e todos na empresa têm acesso às mesmas tratativas, o que evita possíveis falhas.

Como implementar o atendimento ao cliente Omnichannel em E-commerce?

O primeiro passo para que a integração de um atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce possa acontecer é apostar na tecnologia como base, além disso, mais do que integrar os canais a fim de facilitar os processos, é necessário fazer uso dos sistemas de CRM.

O uso do CRM garante que as informações necessárias serão armazenadas na plataforma, porém, o sistema também pode servir para deixar o processo automatizado, além de promover um melhor gerenciamento das vendas e assegurar a confiança e qualidade dos serviços ou produtos ofertados.

3 Dicas para implementar o atendimento ao cliente Omnichannel em E-commerce

Investir no atendimento integrado ao cliente faz com que o contato com o consumidor seja ainda mais direto e otimizado, o que pode ser interessante para as empresas que desejam se destacar pela tecnologia apresentada para lidar com suas demandas. Confira três dicas que podem auxiliar na implementação desse tipo de atendimento.

Use o WhatsApp

Utilizar o WhatsApp é uma excelente forma de estabelecer o atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce, isso porque se trata de uma ferramenta que muitas pessoas usam. A versão para empresas, ou Business, torna o atendimento ainda mais completo, pois ela oferece funcionalidades que facilitam a comunicação com o cliente.

Ofereça múltiplos canais

O atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce deve considerar diversos pontos de atendimento, dessa forma, o consumidor consegue ter uma experiência de atendimento completa e integrada, utilizando o canal que prefere.

Personalização sempre!

O uso da personalização no atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce possibilita que diversas ações possam ser realizadas através da tecnologia certa, entre elas identificar os canais de atendimento favoritos de cada consumidor, erros e acertos que podem ser alterados e aprimorados, além de abordagens inteligentes e com chances de conversão.

Um atendimento integrado permite que os clientes tenham uma maior autonomia de escolher o canal em que entram em contato, uma vez que as tratativas podem ser feitas de qualquer um dos formatos que ele terá uma resposta efetiva, o que aumenta a satisfação e coloca a empresa frente aos concorrentes através da tecnologia inteligente a serviço de seu consumidor e experiência.

Qual a importância do atendimento Omnichannel para o E-commerce?

Apostar em um atendimento integrado é oferecer ao cliente uma experiência diferenciada e completa ao consumidor, onde ele poderá escolher o melhor canal para ser atendido, além de proporcionar à empresa um passo importante na modernização de seus processos internos e externos, otimizando os setores e tratativas realizadas pela empresa em todos os setores, uma vez que tudo estará integrado, seja no online ou no físico.

Qual a importância do atendimento Omnichannel para o E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Pensar no atendimento ao cliente omnicanal em e-commerce é pensar em oferecer aos consumidores alternativas inteligentes de contato, facilitando os processos, além de tornar essa conversa mais assertiva e com menos falhas. Além disso, a estratégia permite trabalhar a personalização, tornando ainda mais próxima à relação entre consumidores e a empresa, o que aumenta a satisfação, resultados e vendas.