A Importância do Web Design para o Sucesso do seu E-commerce

Sumário

Posts relacionados

A Importância do Web Design para o Sucesso do seu E-commerce

A Importância do Web Design para o Sucesso do seu E-commerce

Quando o assunto é o aspecto visual dos conteúdos digitais, o web design é o principal responsável. Confira a sua importância no e-commerce!

O web design desempenha um papel fundamental no e-commerce, pois uma loja online bem planejada atrai visitantes, melhora a experiência do usuário e passa mais confiança, fazendo com que esses visitantes sejam convertidos em clientes facilmente.

Em uma loja virtual as primeiras impressões importam muito, pois na maioria das vezes, a primeira coisa que os visitantes percebem é se há uma interface profissional e de fácil acesso, o que cria uma boa impressão.

‌Neste conteúdo, o Jornal do Marketing vai te explicar a importância do web design, qual é a diferença entre o desenvolver web e o web designer, como aplicar no seu e-commerce e muito mais. Acompanhe!

O que é Web Design?

O web design envolve a criação de elementos gráficos em uma junção de peças visuais que visam a produção de interfaces funcionais e atraentes para quem visita uma loja virtual, blog ou site. 

O que é Web Design
Fonte/Reprodução: original

De fato, ele desempenha um papel fundamental na maneira que os clientes interagem com um site e como reconhecem a marca. Um design bem planejado pode aumentar o desempenho de um site e melhorar a experiência dos usuários.

Imagine que um empreendedor deseja abrir uma loja virtual criando um site, porém, para que o empreendimento tenha sucesso, é fundamental que o site seja de fácil acesso e intuitivo. Nesse sentido, ele pode contratar um web designer profissional ou criar um site por meio de uma plataforma de e-commerce.

Qual a diferença do desenvolvedor web e o web designer?

Existem algumas distinções entre o desenvolvedor web e o web designer. O papel do desenvolvedor é trabalhar com algumas linguagens de programação que incluem o Javascript, PHP e Python.

Por outro lado, os designers lidam diretamente com a criação de identidade visual e não precisam ter conhecimento das linguagens de programação que o desenvolvedor precisa lidar. Cada um, tanto o web designer quanto o desenvolvedor web, possuem suas próprias relevâncias.

Como aplicar o Web Design no meu E-commerce?

Aplicar o web design no e-commerce pode aumentar o desempenho do seu negócio de modo significativo, além de melhorar a experiência dos visitantes, fortalecer a sua marca e aumentar o número de vendas. Algumas etapas fundamentais incluem:

  • Escolha uma boa plataforma de e-commerce;
  • Opte por um design responsivo;
  • Navegação intuitiva;
  • Imagens de qualidade;
  • Integre as mídias sociais;
  • SEO.

Essas são apenas algumas etapas para aplicar o web design no seu e-commerce. Felizmente, existem diversas plataformas que possibilitam e dispõe de várias ferramentas para o sucesso de um negócio.

Como aplicar o Web Design no meu E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Dentre eles, o SEO está entre os mais importantes, pois permite que o site seja ranqueado nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas como o Bing e Google, por exemplo. O empreendedor Rand Fishkin diz “Em 2004, o bom SEO tornou você notável na web. Em 2014, o bom SEO é o resultado de ser notável na web.

Qual a importância do Web Design para E-commerce?

O web design é essencial e indispensável para o sucesso de um e-commerce e é muito mais que uma aparência visual, pois afeta tudo o que envolve o negócio, bem como a usabilidade e confiança que o cliente pode ter em relação à empresa. Outros fatores incluem:

1- Confiança e credibilidade

Um design bem feito passa a confiança e credibilidade necessária para que o visitante seja convertido em cliente e assim as vendas sejam aumentadas de modo mais eficiente, além da retenção de clientes.

2- Navegação facilitada

A implementação do web design em um e-commerce permite uma navegabilidade mais facilitada para os visitantes. Empresas de variados portes como a Magazine Luiza, por exemplo, disponibilizam sites e aplicativos para facilitar a compra.

3- Competitividade

Em um mercado tão competitivo, investir em design bem planejado pode diferenciar seu negócio dos outros. Desse modo, os visitantes passam a reconhecer a sua marca e começam a optar pela sua empresa ao comprar um produto específico.

4- Call to action

Uma das maiores vantagens do web design é o call to action. Ele permite destacar botões de ação como “Ver mais”, “Comprar Agora” e outros. Isso incentiva os usuários a realizarem ações específicas.

Agora que você entende qual é a importância do web design para o sucesso do seu e-commerce, você pode contratar um profissional da área ou tentar implementá-lo por meio de uma plataforma de e-commerce.