Tipos de períodos e quando utilizar
Tipos de períodos e quando utilizar

Tipos de períodos e quando utilizar

Conheça os tipos de períodos simples e composto para enriquecer sua comunicação e deixar sua fala ou escrita de forma mais clara.

Conhecer os tipos de períodos na língua portuguesa é essencial para quem deseja se expressar com clareza e precisão. Dominá-los é fundamental para uma comunicação eficaz, por permitir ao escritor ou falante organizar seus pensamentos de forma simples e compreensível.

Além disso, os tipos de períodos influenciam o estilo da escrita e a forma na qual as informações são transmitidas. E, quando sabemos utilizá-los de maneira apropriada, podemos enriquecer a expressão escrita ou falada, tornando-a mais fluida e eficaz.

Período simples

O período simples é um dos tipos de período mais direto, e consiste em uma única oração. Essa oração é composta por um sujeito e um predicado, que formam uma frase completa que expressa uma ideia. Dentre exemplos de período simples, podemos citar: 

  • Choveu durante a noite: “choveu” é o verbo e não há um sujeito explícito. O predicado “durante a noite”, indica quando ocorreu a chuva.
  • Eu gosto de música: “eu” é o sujeito e “gosto de música é o predicado”.
Período simples
Fonte/Reprodução: original.

Outro exemplo está na frase: “O cachorro correu pelo parque”. Nessa frase, o sujeito é “o cachorro” e “correu pelo parque” é o predicado. Esse exemplo ilustram como o período simples expressa uma ideia completa com uma estrutura gramatical simples.

Período composto

O período composto é uma frase que possui mais de uma oração, ou seja, contém duas ou mais orações independentes ou subordinadas. As orações são conectadas por conjunções ou conectivos para formar uma frase completa. 

Nesse caso, as orações são ligadas por meio de conjunções ou conectivos que indicam a relação entre elas. Isso ajuda a estruturar o pensamento de forma mais completa. Existem dois tipos de períodos composto: por coordenação e por subordinação.

Período composto por coordenação 

Nesse caso, as orações são independentes e estão conectadas por conjunções “e”, “mas” e “ou”. Por exemplo: “Fui ao supermercado e comprei frutas frescas”, nessa frase, existem duas orações independentes e estão ligadas pela conjunção “e”.

Período composto por subordinação

Ocorre quando há uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas, que dependem da principal para completar seu significado. Por exemplo: “Ele não saiu para correr porque estava chovendo”. Nesse exemplo, a oração principal é “ele não saiu para correr” e a oração subordinada é “porque estava chovendo”.

Período composto por subordinação
Fonte/Reprodução: original.

Conhecer os tipos de períodos é fundamental para de expressar com clareza e precisão na língua portuguesa. Os períodos simples e composto permitem que o falante ou escritor organize seus pensamentos de forma clara, estruturando frases completas com coerência. 

Quando utilizar os tipos de períodos?

Utilize os tipos de períodos simples para comunicação direta e períodos compostos para quando precisar articular ideias mais complexas, relacionar informações ou criar um texto mais fluido e detalhado. Equilibrar os dois tipos de períodos em sua comunicação pode ajudar a manter seu discurso claro.

Os períodos compostos, em particular, oferecem maior complexidade na comunicação, possibilitando a expressão de ideias mais elaboradas e interconectadas. Portanto, estudar e dominar os tipos de períodos é de extrema importância para compreensão de quem está ouvindo ou lendo

Os tipos de períodos são ponto-chave para a qualidade de qualquer texto, por isso, compreender sobre eles é fundamental. Aproveite nossos exemplos, explore técnicas avançadas e exemplos práticos para enriquecer sua expressão escrita e falada.