Dicas para Aumentar o Ticket Médio em seu E-commerce

Sumário

Posts relacionados

Dicas para Aumentar o Ticket Médio em seu E-commerce

Dicas para Aumentar o Ticket Médio em seu E-commerce

O Ticket Médio é uma forma de aumentar as vendas sem afetar tanto a receita de um e-commerce. Nessa era em que os comércios eletrônicos estão sempre em concorrência, é importante aplicar melhores gestões nas estratégias de vendas, assim como podemos medir o valor médio por cada cliente.

Mas o que significa medir o valor médio de um cliente? Basicamente, esse fator diz respeito ao valor que o cliente gasta em seu e-commerce. Por isso, existem indicadores e métricas de vendas que auxiliam o empreendedor online a controlar seus próprios gastos e a mirar certo em seu faturamento.

O que é ticket médio?

O ticket médio é o termo usado no Marketing Digital para identificar o valor médio que um cliente gasta por pedido feito na sua loja virtual, marketplace e outros sites de e-commerce. Ele retrata um período específico de vendas realizadas, então deve ser calculado periodicamente, conforme o movimento da empresa.

O que é ticket médio?
Fonte/Reprodução: original.

Em outras palavras, o ticket médio representa um valor médio em comparação ao faturamento total de um e-commerce em um ano, por exemplo. Nesse sentido, o gestor pode perceber que o valor médio de gastos no site varia de tempos em tempos.

Qual a importância do ticket médio para o e-commerce?

Quando uma empresa passa a realizar o ticket médio, seu cálculo gera valores que servem para controlar as principais atividades de um e-commerce. Como anunciar nos locais certos, anunciar para um ou mais públicos e ainda prever alguns resultados nas suas vendas.

Calcular ticket médio por segmento

Num e-commerce é importante calcular o ticket médio pelo fato de poder ter os dados por segmento, de forma específica, e não apenas dados gerais do público. Isso porque algumas empresas podem trabalhar com produtos e serviços direcionados para mais de um público, de diferentes posições geográficas e comportamentos distintos.

Saber quais canais usar

O ticket médio também permite que você encontre o canal certo para divulgar e se comunicar com seus clientes novos, pois o custo por aquisição de clientes é um investimento em marketing que toda empresa faz cedo ou tarde. Assim, aos saber quais canais seus clientes mais gostam de acessar (que tem o ticket médio mais alto) você sabe onde pode divulgar mais.

Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio da sua empresa é simples e você pode fazê-lo conforme períodos semanais, anuais ou por trimestre. Em resumo, você irá dividir a receita desse período pelo número de clientes (ou número de vendas). O cálculo deve compreender apenas o número de vendas concluídas e não as visitas.

Ao calcular o ticket médio, você obtém dados importantes sobre as finanças do seu comércio online. Obviamente, um ticket médio baixo mostra que seu público gastou pouco em seu e-commerce. 

7 dicas para melhorar o ticket médio do e-commerce

Se há problemas com a falta de lucros no seu e-commerce, isso pode ser um sinal de ticket médio baixo. Sem falar que pode ser uma questão de marketing digital ou estratégia que demonstrou não ser eficiente. Listamos 7 dicas para você impulsionar o ticket médio no e-commerce:

Mude sua linha de produtos

Mudar seu mix de produtos pode ser uma boa chance de aumentar o ticket médio, visto que uma variedade de produtos pode continuar a ser segmentada. Como, por exemplo, numa loja de acessórios para informática, onde certos itens nunca foram vendidos, mas que são do mesmo nicho de mercado.

Ofereça promoções

As promoções no e-commerce funcionam bem quando o ticket médio está baixo. Provavelmente, seus clientes interessados precisam de um gatilho para comprar um produto específico ou concluir uma compra. Mas deixe a promoção ativa por um determinado tempo.

Benchmarking

O benchmarking é uma prática válida para aumentar o ticket médio no e-commerce. Ele permite que você faça uma comparação com a concorrência para identificar o seu desempenho. Porém, essa tática deve ser vista apenas como uma referência e não como um modelo de cópia.

Cashback, parcelamentos e menos juros

Uma forma de aumentar o ticket médio no e-commerce é oferecer opões que atendem a disposição que o consumidor tem em pagar pelo produto. O cashback devolve uma parte do valor da compra, enquanto o parcelamento do cartão de crédito pode ter juros reduzidos.

Oferecer benefícios para compras acima de um valor

Oferecer algum benefício exclusivo a clientes que talvez deixaram de ser frequentes no site é uma técnica para aumentar o ticket médio. Esse tipo de oferta incentiva eles a comprarem um produto mais caro ou levar para casa uma quantidade a mais de itens.

Up selling

Up selling é uma estratégia de vendas para aumentar o ticket médio. Você pode usá-la quando o cliente já compra um produto, mas pode ficar mais satisfeito ao conhecer uma versão melhor desse mesmo produto. Mesmo que seja mais caro, mostre ao cliente que ele terá mais benefícios.

Cross Selling

Uma alternativa ao up selling é a venda cruzada (Cross Selling) como estratégia para aumentar o ticket médio. E a diferença é que o cross selling no e-commerce recomenda complementos ao usuário com o carrinho aberto. Ele pode levar mais produtos da mesma categoria ou da mesma coleção.

Lembre-se que você pode calcular o ticket médio de forma simples ou ainda cruzar outros dados para entender seu e-commerce e vender mais daqui para frente. Agora, se informe sobre os outros KPIs, indicadores e métricas aqui no site Jornal do Marketing e veja o que não pode faltar no seu e-commerce.