Tendências em E-commerce para Manter-se Atualizado

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Tendências em E-commerce para Manter-se Atualizado

Tendências em E-commerce para Manter-se Atualizado

Perto de finalizarmos o ano, pensamos nas tendências e-commerce para o futuro dos negócios de cada empreendedor online. Existem novas estratégias de marketing digital que podem transformar a dinâmica do comércio, tais como novos canais de divulgação e o uso da Inteligência Artificial.

Podemos esperar como tendências e-commerce que os consumidores continuarão a comprar pela internet e usar mais as tecnologias. Então, é importante alinhar os objetivos de vendas da empresa com melhorias no site, sempre com o foco na experiência de compra do cliente.

O cenário do e-commerce no Brasil e no mundo

O Brasil é um dos países com mais e-commerces em atividade e alguns fatos te ajudam a entender o que pode continuar sendo lucrativo. Desde 2022, houve o crescimento de empresas que tendem a vender seus produtos mais baratos (com ticket médio menor) e as tendências e-commerce em 2023 se concentraram nos setores de móveis (mais de 20% de crescimento nos seus pedidos).

O cenário do e-commerce no Brasil e no mundo
Fonte/Reprodução: original.

Isso traz uma boa expectativa para o mercado, que em 2023 já faturou mais de R$ 700 milhões no primeiro trimestre. Um dos motivos para esse movimento foi o Dia do Consumidor, o que serve de exemplo para a sua empresa focar nas vendas sazonais.

A importância do e-commerce para as vendas

As tendências e-commerce possibilitam que qualquer empresa venda seus produtos e ofereça serviços para mais pessoas, com envio para outros pontos geográficos e novas experiências de compra. Com isso, certos canais de vendas foram mais usados pelo público, como as redes sociais.

A principal explicação de como o e-commerce só cresceu desde a pandemia foi a necessidade do consumidor realizar todas as suas transações online, de casa. Milhares de empresas e lojas online foram abertas desde então e a variedade de produtos e serviços oferecidos só expandiu.

9 principais tendências emergentes de e-commerce para acompanhar

Com um olhar nas tendências e outro na concorrência, vale investir em estratégias de marketing, integração de mais canais de vendas, uso da inteligência artificial no atendimento e outras atividades. Confira as 9 tendências e-commerce para praticar ainda em 2023:

  1. Omnichannel

A primeira das tendências e-commerce é o omnichannel e a interessante forma de comercializar em diferentes canais de venda. O omnichannel, ou o comércio híbrido, permite que sua empresa esteja presente nos meios em que o seu público mais acessa, se possível em todos eles.

  1. Inteligência Artificial

Existem diversos setores e aspectos nos quais a IA pode ser usada. No e-commerce, então, ela cria novos cenários e opções de se comunicar com o público, como no marketing personalizado e nas buscas por produtos dentro e fora do site.

  1. Realidade aumentada e virtual

Enquanto a Realidade Aumentada (AR) liga o mundo real e o virtual por meio de imagens e sons, a Realidade Virtual (VR) simula uma experiência ao consumidor de onde ele estiver. Estas duas tecnologias são tendências e-commerce e a empresa IKEA já faz o cliente visualizar um produto em 3D antes de comprar.

  1. Voz Commerce

O voz commerce, ou voice commerce, é um tipo de inteligência artificial entre as tendências e-commerce em 2023. Ele funciona, basicamente, a partir de um comando de voz do usuário quando ele quer pesquisar qualquer produto usando sua voz em vez de digitar.

  1. Botões para chamada (CTA)

Uma das maiores necessidades de um e-commerce é otimizar o seu site, anúncios e conteúdos para vender mais. Como tendência, está a criação de botões com chamada para ação mais eficiente. Usar mais cores e expressões que encorajam o consumidor a realizar uma compra com urgência.

  1. Recommerce

O Recommerce é uma das tendências e-commrce que consiste em colocar um produto de volta na estante. Alguns marketplaces, como o Enjoei e os brechós online, viraram uma nova forma de sustentabilidade no e-commerce.

  1. Priorizar o suporte ao cliente

O suporte ao cliente é essencial em todo negócio online e é uma das tendências e-commerce. Oferecer esse atendimento ajuda a diminuir as rejeições e a resolver problemas que afastam os clientes e a questão dos carrinhos abandonados.

  1. Cashback

O cashback está entre os benefícios de se comprar online. E, visto como os consumidores gostam de receber uma porcentagem do que gastaram de volta, você pode incluir também entre as tendências e-commerce. Você pode escolher entre o dinheiro de volta para a conta ou como um crédito na loja virtual.

  1. Comércio Social

As vendas num comércio social permitem ao usuário de uma rede social, por exemplo, fazer suas compras sem sair dessa mídia e entrar em outros links. Tenha entre as tendências e-commerce no seu negócio o uso de plataformas que mostram vitrines virtuais e o checkout (página de pagamento).

Importância de manter o seu e-commerce atualizado

A grande maioria das tendências e-commerce compreende o uso de tecnologias e o seu e-commerce pode não ser valorizado quando tem performance baixa com recursos básicos. É interessante analisar a concorrência para entender seu comportamento como também é importante se destacar.

Importância de manter o seu e-commerce atualizado
Fonte/Reprodução: original.

Você deve incluir sua marca em todas as redes sociais e canais de venda existentes. Bem como acompanhar o comportamento do seu público e as preferências de acessos. O uso do voz commerce, por exemplo, mantém o e-commerce atualizado e atrai pessoas que acionam assistentes virtuais para fazer tudo no seu dia, inclusive uma compra online.

Revise cada uma das nossas dicas e invista nas tendências e-commerce para finalizar 2023 com sucesso e manter as estratégias atualizadas com o mercado. Navegue pelo portal do Jornal do Marketing e tenha informações precisas sobre marketing digital e as próximas tendências!