O que é taxa de rejeição?

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O que é taxa de rejeição?

Taxa de rejeição, também conhecida formalmente como “bounce rate”, é um termo comumente utilizado no marketing digital para identificar a ação de um usuário que acessa um site e sai sem interagir em outras páginas. Em linhas gerais, a taxa é uma categoria significativa, tendo em vista que a mesma oferece insights importantes para tomar medidas necessárias e atrair tráfego de qualidade.

Para sanar suas dúvidas, mostraremos como a taxa de rejeição funciona e a sua importância para garantir a presença online de um site. Reunimos também, neste guia do Jornal do Marketing, tudo o que precisa saber sobre o tema. Acompanhe!

O que é a taxa de rejeição?

Taxa de rejeição é um volume apresentado em porcentagem de pessoas que abandonam um site após visitar uma página. Ela corresponde ao número de usuários que apenas clicam em um link sem realizar outras ações além disso. 

De fato, a categoria pode representar a quantidade de visitantes que não acham o conteúdo relevante o suficiente ou que a experiência deles não foi satisfatória. Dessa maneira, é possível verificar quais são os erros do site para corrigi-los.

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Fonte/Reprodução: Original

Imagine que um usuário visitou um site, porém as cores e a fonte das letras os impediram de ter uma boa experiência. Nesse contexto, o proprietário pode fazer as alterações necessárias para que isso não ocorra mais.

A taxa de rejeição pode ser analisada por meio do Google Analytics e quanto mais baixa a taxa, melhor para o tráfego do blog ou site e principalmente para os visitantes. Vale lembrar que para obter melhores informações, é necessário realizar uma análise da métrica em conjunto com outras categorias como social, pesquisa orgânica e outras.

Por que acompanhar a taxa de rejeição?

Uma das métricas mais essenciais para o crescimento de qualquer página na web, é a taxa de rejeição. Acompanhar essa categoria ajuda os proprietários de sites a entender melhor o comportamento dos visitantes para identificar problemas e realizar melhorias.

Por que acompanhar a taxa de rejeicao O que é taxa de rejeição?
Fonte/Reprodução: Original

O autor Peter Drucker afirma o seguinte: “O que você não pode medir, você não pode gerenciar”. Nesse sentido, é válido afirmar que a métrica é uma maneira inteligente de administrar um site e com os insights obtidos, relacionados ao volume de rejeição da página, é possível realizar ações para otimizar a experiência do usuário.

Como medir a taxa de rejeição e identificar?

Medir a taxa de rejeição é uma tarefa que embora possa parecer complicada, é muito simples. Neste tópico, separamos a métrica em duas categorias que são taxa alta e taxa baixa.

Taxa de rejeição alta

Quando a taxa de rejeição é alta, indica que os usuários abandonam a página rapidamente sem realizar mais ações. Isso pode significar que o site está com algum problema como a demora no carregamento, conteúdo irrelevante e outros. No entanto, esses problemas podem ser facilmente solucionados.

Taxa de rejeição baixa

Quando a taxa é baixa, significa que os usuários permanecem por mais tempo na página e realizam mais ações. Isso indica que o seu site fornece uma boa experiência aos visitantes, além de atrair e reter usuários efetivamente.

Quais os tipos de taxa de rejeição?

Existem alguns tipos de taxa de rejeição e entender como elas funcionam é essencial para identificar se a página é relevante para os visitantes ou não. Os principais tipos podem incluir:

  • 80%: Ruim;
  • 70% a 50%: Média;
  • 50% a 30%: Boa;
  • 30%: Muito boa.

Ao analisar a porcentagem da métrica, você pode obter as informações exatas para melhorar a experiência do usuário, caso necessário, para assim aumentar a taxa de conversão.

No decorrer do conteúdo, exploramos um pouco sobre a taxa de rejeição e você pôde conferir alguns detalhes importantes sobre o tema. Para mais dicas sobre o universo do marketing digital para expandir a presença do seu negócio online, continue acompanhando o Jornal do Marketing!