Stories do Instagram: Um Guia Completo para Criar, Engajar e Impulsionar sua Presença com o Poder dos Stories”

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Stories do Instagram: Um Guia Completo para Criar, Engajar e Impulsionar sua Presença com o Poder dos Stories"

Stories do Instagram: Um Guia Completo para Criar, Engajar e Impulsionar sua Presença com o Poder dos Stories”

Os Stories no Instagram se tornaram uma ótima forma de marketing digital. Seja para promover personalidades, marcas, campanhas, produtos ou mesmo serviços, sua função é muito versátil e aprender a manejá-lo com uma ferramenta na internet é essencial para o sucesso nas redes. 

Se você quer se aproveitar desse recurso, praticamente gratuito e à disposição de todos, confira nosso guia completo para arrasar nos Stories e alavancar sua marca, produto ou serviço por toda internet. Confira! 

A importância dos Stories no Instagram

Os números de 2022 comprovam que ao todo são quase 4 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, um número impressionante que mostra a força que essas plataformas ainda exercem. 

Só o Instagram tem 2 bilhões de usuários e hoje já é uma das plataformas mais utilizadas do mundo juntamente ao Facebook. E ao que tudo indica, o Instagram irá ultrapassar sua rede social irmã nos próximos anos. 

Dos recursos do Instagram, sem dúvidas o mais conhecido são os Stories. Esses vídeos ou imagens geram bilhões de visualizações por dia e são bem versáteis. Podem contar um pouco do dia a dia do influenciador, passar recados relevantes, realizar marketing, parcerias, entre muitas coisas, além de estarem sempre em destaque no topo da rede social, seja em sua versão web para desktop ou no aplicativo. 

Introdução aos Stories do Instagram

Os Stories podem ser tanto imagens quanto vídeos. O usuário tem a possibilidade de tirar apenas uma foto e gravar um vídeo cru, ou editá-los. 

Seu formato é próprio de viral, ele é pequeno e dinâmico e um grande diferencial é que duram apenas 24 horas no perfil do usuário, então tem uma característica muito casual. 

História e propósito dos Stories do Instagram

Os Stories foram adicionados ao Instagram em 2016 como recurso “inspirado” na principal função do Snapchat, que também consiste em publicar fotos ou videos temporários.

Seu propósito é levar mais do perfil para seus usuários em um formato casual e viral. E deu muito certo, já que é costume de muitos usuários postarem Stories todos os dias. 

Como os Stories se diferem das postagens do feed

Diferente das postagens do Feed, os Stories aparecem com mais destaque no topo do aplicativo ou da página Web. 

Também vale ressaltar que eles desaparecem depois de 24 horas. Diferentes das postagens no feed que são vitalícias e podem ser compartilhadas enquanto o usuário as mantém disponíveis. 

Navegando e interagindo com os Stories

Vamos conferir como se dá a interação dos usuários com os Stories que favorecem a comunicação na rede social e a relevância desse recurso do Instagram. 

Clicando nos Stories

Quando um usuário abre o Instagram, seja em seu navegador ou aplicativo, a primeira coisa que vê são os Stories em destaque no topo da página. 

Conforme o usuário navega, os Stories passam de forma automática, sucedendo de acordo com o histórico de interação do usuário

Reagindo aos Stories

Os Stories permitem que os usuários reajam a eles. Seja enviando pequenos emojis, mensagens ou dando “like”. Essa interação pode ir além na forma de caixinhas de perguntas e outros recursos. 

Compartilhamento de Stories

É possível compartilhar os Stories com seus amigos. Se você ver um Stories interessante, pode enviá-los para seus contatos assim como envia qualquer publicação do feed. 

Criando Stories atraentes

E para empresas ou pessoas que desejam crescer na rede, a melhor maneira é criar Stories que sejam interessantes e chamam atenção na rede. 

É preciso saber que tipo de público você quer para seu perfil e qual é a tendência para o seu mercado. Fora esse detalhe inicial, é preciso levar em consideração os pontos abaixo. 

Quais os formatos e dimensões dos Stories do Instagram

O formato e dimensões do Stories são importantes. Leve em consideração que a maioria esmagadora dos usuários utiliza o celular, portanto quando precisar desenvolver templates e artes para essa finalidade sempre tenha isso em mente.

Quais os formatos e dimensões dos Stories do Instagram
Fonte/Reprodução: original.

O formato mais adequado para os usuários do celular aparece sempre na vertical com dimensões 1.080 por 1.920 pixels, ou na chamada proporção 9:16.2

Utilizando imagens, vídeos e GIFs nos stories

Como já mencionamos, os Stories não suportam apenas imagens, mas sim vídeos, fotos e GIFs. Confira cada um deles! 

Como utilizar imagens nos stories do Instagram

As imagens são o principal do Stories e podem ser muito dinâmicas. Você pode editá-las, colocar pequenas mensagens e são o formato mais fácil de lidar. 

Como utilizar vídeos nos stories do Instagram

Os vídeos vêm logo atrás em relevância. Mas atenção: eles são curtos e de no máximo 60 segundos, portanto, pense nisso antes de postar e planeje bem seus Stories. Você até pode criar uma sequência de vídeos que suprem a necessidade de um mais longo, mas o ideal é que não sejam a maioria em seu perfil.  

Como utilizar GIFs nos stories do Instagram

Os GIFs também podem ser colocadas no seu Instagram! No geral, são vídeos, só que em menor qualidade e sem som. Podem ser utilizados para propagandas rápidas onde não há necessidade de expressar qualquer informação além da visual e podem ser adicionados em imagens e vídeos como um artifício extra na composição.

3 Dicas para criação de conteúdo de qualidade nos stories do Instagram

E se você quer arrasar nos Stories do Instagram, fique com dicas valiosas para você criar um conteúdo de qualidade!

Entenda seu público

Nenhum perfil atende a todos os públicos. Você precisa entender que parcela da população o seu perfil agrada e qual você pretende vincular a imagem da sua página. Ter essa consciência irá modular todo seu conteúdo. 

Compreenda que mensagem quer passar

A natureza da mensagem é essencial. Pense nela e no que deseja comunicar com seu Stories. E aqui a lista é enorme, são exemplos de mensagens: 

  • Um simples meme; 
  • Uma campanha de marketing;
  • Um vlog diário; 
  • Um produto ou serviço; 
  • Uma denúncia; 
  • Um novo viral. 

Esses são exemplos claros de mensagens que podem ser passadas e saber qual é a do seu Story é essencial para você encontrar o formato correto. 

Verifique o engajamento

Depois de criar seu Stories, esteja atento ao engajamento. Veja quantas visualizações seu Story conseguiu e então tente entender o que deu certo para trabalhar em cima disso no futuro. 

Ferramentas e recursos do Instagram Stories

Os Stories do Instagram tem recursos exclusivos para serem utilizados. Esses recursos aumentam o grau de interação do usuário com a plataforma. Conheça os principais! 

Acessando os recursos

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Fonte/Reprodução: Instagram.

A maior parte dos recursos do Instagram são acessados nesta carinha feliz ao lado do texto. Clique nele e você irá encontrar uma porção de ícones. 

Localização

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Por meio desse ícone você consegue dizer sua localização na plataforma. Gerando até mesmo um mapa para onde está. 

Menção

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Por meio da menção você consegue mencionar seus amigos, assim como marcas, empresas e qualquer outra conta em seus Stories. 

Música

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Fonte/Reprodução: Instagram.

O ícone Música permite que você coloque músicas em suas imagens, tonando assim seus Stories muito mais interessantes. 

Teste

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Fonte/Reprodução: Instagram.

O Teste cria pequenos quizzes em seu Stories onde seus seguidores podem testar seus conhecimentos ou tentar adivinhar a resposta correta. 

Enquete

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Se você quer colher a opinião dos seus seguidores de maneira rápida, a função Enquete pode ser de grande ajuda. 

Contagem Regressiva

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Fonte/Reprodução: Instagram.

A contagem regressiva serve para lançamentos e como uma forma de antecipar seu público e gerar o famoso hype em seus Stories. 

Diferentes filtros

Para as fotos, não deixe de passar para o lado e acessar novos filtros. Eles podem dar aquele tom para sua imagem que você tanto procura! 

Estratégias de engajamento

‌E se você quer engajamento pode conseguir bons resultados ao utilizar os itens que já mencionamos acima. As ferramentas do Instagram servem para isso! 

Como fazer enquetes nos stories?

As enquetes podem ser feitas clicando no ícone de enquete que já mostramos. Ao clicar no ícone você poderá colher a opinião dos seus seguidores.

Por que fazer enquetes nos stories?

Enquetes são essenciais para se conectar com o público, verificar o que pensam e o que preferem, seja para o seu perfil ou mesmo sobre outros produtos, serviços ou situações. 

Como fazer enquetes nos stories?

Após clicar no ícone de enquetes na área dos stickers, a caixinha abaixo irá aparecer em seu Stories: 

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Nesta caixinha você faz a pergunta, adiciona as opções que seus seguidores irão responder e está pronta sua enquete! 

Por que fazer perguntas nos stories?

As perguntas são diferentes das enquetes. Ambas se conectam com os seus seguidores, porém as perguntas permitem respostas próprias, enquanto enquetes só respostas pré-selecionadas. 

Como fazer perguntas nos stories?

Para fazer uma pergunta nos Stories é necessário procurar o ícone pergunta em seus Stickers e então a caixinha a seguir será aberta:

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Agora é só postar e esperar que os seus usuários respondam ou mesmo que façam suas próprias perguntas. 

Por que fazer quizzes nos stories?

Já os quizzes são bem diferentes. Consistem em testes divertidos onde o objetivo é escolher a resposta certa entre diversas respostas erradas. 

Como fazer quizzes nos stories?

Para realizar um quizz em seu Instagram é preciso selecionar o ícone Testes que mencionamos acima nos Stickers. 

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Esta caixinha irá aparecer e o objetivo dos seus seguidores é adivinhar a resposta correta, como seu item favorito entre diversas opções. 

Como criar e utilizar Highlights

Os highlights são os famosos Destaques de seu Instagram. São quase como que itens que ficarão salvos para sempre e em evidência no perfil parar que sejam sempre visualizados. 

Para criar um Highlights você precisa postar um Story, então descer abaixo da tela e procurar a opção “adicionar aos Highlights ou Destaques”. 

3 ideias de como incentivar a interação e o compartilhamento de Stories

E claro, existem ideias incríveis para você criar interações com público em seus Stories. Vamos conferir as principais! 

Faça quizzes com curiosidades

Se você é uma personalidade, os quizzes podem ser a respeito de você mesmo, testando o conhecimento dos seus fãs sobre sua vida e seu trabalho. 

Mas esses quizzes são bem versáteis, servindo também para professores ou quem trabalha com educação, podendo ser perguntas referentes à disciplina, entre outras ideias incríveis. 

‌Abra sempre as caixinhas de perguntas

Embora o Instagram sugira que você realize uma pergunta na caixinha, o ideal é as utilizar para colher perguntas do público. 

Pode ser desde perguntas técnicas, caso você tenha um ofício no Instagram, até convites do tipo “conte como foi seu dia”. Esse tipo de interação aproxima o perfil dos seguidores e sem dúvidas gera engajamento. 

Enquetes

Não deixe de fazer Enquetes para colher informações e gostos do seu público. Invista nesse recurso e ferramenta do Instagram! É uma ótima forma para que você entenda os seus seguidores e possa até criar pautas para conteúdo. 

Stories para negócios e marcas

Os Stories do Instagram são ótimas ferramentas e recursos para negócios, empresas e marcas. Você pode e deve investir neles em sua empresa. Confira sugestões incríveis de como usá-los! 

Informe promoções em seus Stories

Promoções e Stories é uma combinação incrível. A maior parte das promoções são temporárias, os que as tornam adequadas para os Stories que só duram 24 horas.

E caso haja uma prorrogação ou uma promoção de maior duração, basta simplesmente realizar a mesma publicação nos Stories novamente. 

Realize Tutoriais

O formato dos Stories do Instagram favorece muito os tutoriais, afinal, cada Story pode significar um passo diferente de um tutorial. 

Seja esse tutorial uma montagem, a criação de um objeto, a forma de realizar um serviço ou processo, entre outros. Tudo isso pode ser combinado em vários Stories que funcionam como um passo a passo completo. 

Lançamento

Já mencionamos como é possível criar uma contagem regressiva em seus Stories do Instagram. Você pode utilizá-las para lançar produtos, serviços, campanhas diferentes e sem dúvidas será um grande diferencial para seu perfil. 

Estratégias de crescimento e alcance

A tendência de ter um perfil no Instagram é fazê-lo crescer mais e mais. Logo, é óbvio que você irá desejar ter um crescimento orgânico e um alcance cada vez maior. 

Confira as principais formas de crescer na plataforma, estratégias que irão elevar a quantidade dos seus seguidores. 

Colaborações e parcerias

As colaborações são uma ótima forma de conseguir melhores seguidores. Você pode assim trocar seguidores com um perfil parceiro e unir ambos engajamentos para o mesmo fim. Procure sempre por parcerias vantajosas e lembre-se: quantidade não é qualidade. 

Repostagem e interação com seguidores

A repostagem dos seus seguidores é um ponto crucial para qualquer crescimento possível na plataforma. Incentive seus seguidores a respostarem suas atividades e seus Stories do Instagram. 

Ao fazer isso você está expandindo seu alcance e ainda tem a possibilidade de atrair e cativar mais seguidores. 

Anúncios e promoção paga de Stories

‌O próprio Instagram tem ferramentas onde você pode comprar anúncios pagos e aumentar o alcance dos seus posts. 

Esse é um tipo de engajamento pago, mas ainda é muito bom para seu perfil! Caso seja inteligente e crie uma campanha interessante, sem dúvidas conquistará mais público. 

Métricas e análise de desempenho

Sempre analise as métricas e análise de desempenho do seu Instagram. Com isso você terá consciência do seu lugar dentro da plataforma e se há um crescimento. 

Acessando e interpretando métricas dos Stories

Se você criar um perfil comercial no Instagram, terá acesso à ferramenta Instagram Analytics. Essa ferramenta permite visualizar de modo completo toda a interação entre seus seguidores com seu perfil. 

Verifique sempre essas métricas para que seu perfil esteja sempre com potencial para alcançar mais e mais seguidores. Afinal, essas métricas explicam sobre seus posts, público e até mesmo sobre o seu conteúdo e com ela é possível ver o que dá certo e o que não dá certo em seus posts e Stories do Instagram.

Identificando tendências e padrões de engajamento

É sempre importante ficar de olho nas suas práticas e analisar constantemente o que está dando certo e o que não está. Também é necessário olhar para outros perfis parecidos com o seu e considerar o que está funcionando com o público deles. Tenha em mente essas estratégias para conseguir novos seguidores e mais alcance. 

Utilizando dados para otimizar e adaptar seu conteúdo

Você deve utilizar os dados colhidos pelas suas métricas para adaptar o seu conteúdo àquilo que dá certo. 

Claro, aqui vale mencionar que você deve verificar as melhores condições para passar o seu conteúdo e não necessariamente definir o seu conteúdo por aquilo que dá certo. 

Dicas e truques avançados

E quem disse que você precisa contar apenas com as ferramentas do Instagram para melhorar seu conteúdo? Verifique outras formas de incrementar seu conteúdo! 

Aplicativos complementares para Instagram

Existem ferramentas utilizadas como parceiras do Instagram que servem para melhorar o seu conteúdo. Confiras as principais! 

  • Planoly: Parceiro oficial do Instagram, com este aplicativo você pode agendar publicações, conferir os resultados de posts e Stories antigos, vincular sua rede social a outras plataformas, entre uma série de recursos; 
  • Hootsuite: A Hootsuite serve para gerenciar o Instagram e muitas outras redes como Facebook, YouTube e até mesmo LinkedIn. Com ele você pode agendar publicações e contar até mesmo com um calendário completo para organizar conteúdos; 
  • Analyzer Plus: Ferramenta voltada para analisar seguidores. Com ela é possível verificar até mesmo pessoas que deixaram de seguir seu perfil; 
  • Buffer: O Buffer é uma plataforma que vai além do agendamento. Ele é capaz de analisar seu conteúdo e até dar dicas sobre quais os melhores horários e formas de realizar suas publicações. 

Todos esses apps são incríveis para você gerenciar seus Stories no Instagram. Veja qual a melhor para você ou mesmo utilize mais de uma se achar devido. 

3 dicas de organização e planejamento de conteúdo

O ideal é que seu Instagram pareça orgânico, porém existe um mínimo de organização necessária, mesmo que infelizmente torne o processo mais cansativo e enrijecido. 

Tenha um fluxo de posts

Esta dica é a famosa “não deixe a peteca cair”. Procure por um flow no Instagram, um fluxo de conteúdo que sempre te coloque em evidência na plataforma. 

Tenha periodicidade

O segredo do engajamento em qualquer rede social é a constância, portanto seja periódico e mantenha sempre um ritmo de publicações. 

Prefira os melhores horários

Sempre procure por bons horários para postar. Esse horário pode variar de público para público, então estude seus seguidores, fique sempre de olho no Analytics e defina o melhor para você e para eles. 

Recapitulação das estratégias e técnicas apresentadas

Se chegou até aqui, então é muito provável que já seja um craque na produção de Stories do Instagram. Mas vamos recapitular as principais estratégias: 

  • Utilize os principais recursos do Instagram, seja para incrementar seus Stories ou para gerar engajamento; 
  • Busque contato com o seu público acima de tudo, faça com que eles sejam familiares para você e vice e versa; 
  • Verifique os melhores caminhos para pautar seu conteúdo, assim você se aproveita das melhores oportunidades se mantendo fiel à sua produção; 
  • Tente procurar mais alcance e constantemente busque novas oportunidades para conseguir mais seguidores; 
  • Faça parcerias que sejam condizentes com seu conteúdo e que venham trazer frutos para seu perfil. 
  • Se organize. Seja periódico, tenha fluxo, horário e dias certos para postar e produzir conteúdo. 

Com essas dicas você terá muito mais oportunidade para ter um perfil de sucesso em seu Instagram! 

A importância de manter-se atualizado e criativo

É preciso sempre estudar o mercado do Instagram. Esteja atento às novidades, busque novos contatos com outros perfis e por atualizações sobre as ferramentas disponíveis na plataforma. E, claro, procure sempre ficar por dentro das tendências que estão surgindo. 

Você não é obrigado a aderir às tendências de conteúdo, mas é necessário se adaptar ao menos às formas em que o conteúdo é levado ao público.  

3 casos de sucesso e inspiração

E para te inspirar, separamos 3 perfis no Instagram que são mestres em engajar com seu público e gerar conteúdo. Confira os 3 casos de sucesso! 

Mike Kus @mikekus

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Mike Kus é um fotógrafo britânico que se aproveita ao máximo das facilidades do Instagram para mostrar sua arte aos seus seguidores. Seu perfil já conta com 746 mil seguidores. 

Theron Humphrey @thiswildidea 

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Fonte/Reprodução: Instagram.

Theron é um fotógrafo, mas, ao mesmo tempo, o principal tema do seu perfil é sua cadela, Maddie. Um ótimo perfil para os amantes de animais. 

Hey Studio @heystudio

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Fonte/Reprodução: Instagram.

E não é só de fotos que sobrevive o Instagram, mas também de conceito! Hey Studio é um estúdio de design gráfico que posta suas novidades e tendências no Instagram. Um perfil de imenso sucesso e um ótimo engajamento. 

3 técnicas e abordagens inovadoras nos Stories do Instagram

E para finalizar, vamos aprender dicas sobre como abordar seus seguidores, gerar engajamento e conseguir melhores resultados com Stories do Instagram. 

Conte com seus seguidores

É natural que seus seguidores tenham um apreço por seu perfil e conteúdo. Você pode – e deve – pedir para que eles recomendem seu perfil. Sem dúvidas eles irão ajudar de bom grado e de modo gratuito fazendo um marketing orgânico compartilhando seus Stories.

Faça Stories visualmente interessantes

Seus Stories devem ser interessantes, ter diferenciais visuais, gráficos ou mesmo músicas e vídeos que possam ser virais. Assim, chamarão a atenção de pessoas que não são ainda seus seguidores e fidelizarão aqueles que já o seguem, mas que ainda não interagiram.

Parceiros próximos

Busque os parceiros mais próximos do seu conteúdo. Procure por aqueles que realizam um trabalho parecido com o seu nas redes sociais. Sem dúvidas terá seguidores interessados em ambos criadores de conteúdo. 

Lições aprendidas e dicas adicionais

Esteve ligado a tudo o que aprendeu em nosso artigo? Confira as principais dicas e lições que estão em nosso texto! 

  • Tenha um conteúdo interessante;
  • Se comunique de forma eficaz;
  • Estude formas de se comunicar que tornam seu conteúdo mais palatável; 
  • Não tenha medo de outros perfis, em especial os mais próximos de você; 
  • Faça Stories visualmente interessantes; 
  • Tenha contato com seus seguidores. 

Com todas essas dicas, seus Stories do Instagram sem dúvidas irão bombar! Não deixe de aplicá-las em seu perfil e obtenha resultados excepcionais.