Como estudar e pesquisar um tema para então escrever?

Sumário

Posts relacionados

Como estudar e pesquisar um tema para então escrever

Como estudar e pesquisar um tema para então escrever?

Saiba como pesquisar um tema para então escrever pode elevar o nível de sua escrita e oferecer ao leitor uma melhor experiência de leitura!

Um texto não é simplesmente um amontoado de palavras, e para desenvolver um bom artigo é necessário pesquisar um tema para então escrever. Dessa forma você garante que o conteúdo apresentado terá qualidade e será útil para todos os que forem ler. 

Não basta só escrever, é preciso apresentar ao longo do texto um conhecimento aprofundado e devidamente estruturado e para isso, antes de iniciar a escrita, um estudo sobre o tema com fontes confiáveis é fundamental. 

Neste artigo, o Jornal do Marketing apresenta um pouco mais sobre a importância da pesquisa acadêmica antes de elaborar um texto, além de te oferecer dicas importantes sobre como produzir uma redação de qualidade.‌

Qual a importância de estudar sobre o tema para então escrever? 

A pesquisa é uma parte fundamental antes da escrita, isso porque por meio de um estudo completo sobre um tema que será desenvolvido em um texto, você permite que o leitor enriqueça o seu repertório de conhecimento através da leitura de sua redação. 

Por esse motivo, é muito importante que as fontes estudadas sejam confiáveis utilizando de dados comprovados em estudos ou em páginas e sites escritos por órgãos consagrados, dentro do tema sugerido. Vale ressaltar que além do conhecimento acadêmico, o seu conhecimento empírico e sua experiência também podem servir para agregar ao texto um maior valor. 

Qual a importância de estudar sobre o tema para então escrever 
Fonte/Reprodução: original

Porém, vale ressaltar que esse conhecimento deve ser o mais compatível possível com as informações comumente encontradas na internet em fontes confiáveis e que devem fazer parte de sua pesquisa. 

O ato de pesquisar um tema para então escrever, transmite maior confiabilidade e autoridade. Além de demonstrar um maior profissionalismo de um redator, que se compromete em escrever sobre determinado assunto, você oferece em seu texto informações coerentes, relevantes, legítimas e de máxima valia, com o intuito construir um bom conteúdo e agregar conhecimento para quem está lendo seu artigo. 

Como realizar os estudos sobre o tema?

Realizar a pesquisa sobre um tema antes de escrever é o primeiro passo para começar a estruturar o que será escrito e com a internet cada vez mais avançada, esse processo tem sido cada vez mais facilitado. Afinal, existem diversos sites, blogs e plataformas idôneas disponíveis na internet, onde é possível realizar pesquisas aprofundadas e enriquecer seu texto. 

Confira algumas dicas para pesquisar um tema para então escrever e entenda como alguns detalhes na pesquisa farão a diferença na hora de elaborar seu texto e organizar as ideias com base em todas as informações coletadas. 

  • Tenha um filtro e pesquise o tema proposto em sites referência no assunto, dessa forma você garante uma maior credibilidade nas informações que serão depositadas em seu texto; 
  • Compare as informações entre as fontes de pesquisa, um dado ou outro pode destoar, certifique-se em mais de uma fonte a fim de comprovar que a informação é a correta; 
  • Para textos de saúde, dê sempre a preferência a fontes como sites governamentais e com base de dados em artigos publicados para garantir a veracidade de possíveis citações feitas em seu texto;
  • Atente-se a data do artigo que está usando como base de enriquecimento para o seu texto, isso porque as informações a depender do tema podem estar desatualizadas. Opte sempre por textos de um ou dois anos até a presente data; 

Pesquisar um tema para então escrever é uma etapa essencial no processo de elaboração de um bom texto, pois as pesquisas realizadas e, sobretudo, as informações coletadas para a montagem desse conteúdo textual são necessárias para garantir a qualidade e relevância da redação.      

6 dicas sobre como produzir uma boa redação

Mais do que ter uma boa base de informações e pesquisar um tema para então escrever, é necessário que o texto seja bem estruturado de forma que essas informações pesquisadas sejam bem elencadas ao longo do texto, deixando-o coerente. 

O Jornal do Marketing separou 6 dicas que vão te orientar a produzir o seu texto da melhor forma a fim de prender o leitor do início ao fim do artigo e transmitindo a ele novos conhecimentos, além de proporcionar soluções e acabar com possíveis dúvidas em um material textual feito por você, confira: 

Atente-se ao tema

Este é justamente o ponto que faz com que pesquisar um tema para então escrever seja tão necessário. Se atentar ao tema é focar no que é solicitado, mas isso não significa que como redator você não possa elencar outras ideias, no entanto, é necessário que elas estejam relacionadas com o tema proposto. 

O foco no tema garante uma maior coerência textual, além de reduzir o tangenciamento, que é a abordagem do assunto de maneira mais ampla, sem realizar o recorte semântico solicitado para desenvolvimento, isto é, o tema proposto. 

Entenda as etapas de uma boa redação

Pode parecer muito óbvio, mas entender as etapas de seu texto é essencial para que ele mantenha sentido. Até porque, o ato de pesquisar um tema para então escrever se encaixa nesta dica da seguinte forma: o conteúdo pesquisado será abordado conforme as etapas, as quais são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. 

  • Na introdução, é necessário apresentar a ideia principal do texto, o que conhecemos como tópico frasal, que será discutida ao longo da redação; 
  • O desenvolvimento é o corpo do texto, nele é necessário que o tema seja desenvolvido com base na pesquisa realizada antes de começar a escrita de maneira exemplificada e mais clara possível;  
  • A conclusão é a parte final do texto, onde todas as ideias apontadas ao longo da redação devem ser abordadas com um posicionamento ou solução do redator; 

Entender as etapas da redação é muito importante para elencar as ideias de maneira correta, respeitando o que cada etapa pede, tornando a produção textual mais organizada e interessante para leitura.  

Anote as ideias principais

O ato de pesquisar um tema para então escrever, pode apresentar diversas ideias ao longo dos estudos pré-escrita, o que pode ser interessante. Porém, diante de tantas informações, é essencial selecionar as principais ideias, isto é, garantir que sua produção textual traga as novas informações, que sempre enriquecem um texto, mas sem deixar de lado aquilo o principal. 

Utilize elementos como sublinhado e negrito para deixar esses dados em destaque, a fim de chamar a atenção do leitor para esses fatos, contribuindo positivamente para seu repertório de conhecimento através de sua redação. 

Estruture seu texto

O texto bem estruturado é aquele que se apresenta para o leitor de maneira organizada, respeitando as etapas da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além de um bom domínio do assunto e gramática conforme a língua portuguesa. 

Dessa forma, a melhor maneira de escrever textos bem estruturados é praticando bastante, escrevendo sobre diferentes temas a fim de potencializar sua escrita e apresentar redações ricas em conteúdo e bem elaboradas, atendendo as expectativas do leitor. 

Organize cada parágrafo

Organize suas ideias em parágrafos bem elaborados sobre cada assunto dentro do tema que está escrevendo. Para isso é essencial fazer o uso da pontuação corretamente, utilizando ponto final, a vírgula, dois pontos a fim de organizar da melhor maneira as suas ideias. 

O ideal é que cada parágrafo apresente uma linha de raciocínio do início ao fim do que está sendo discutido, dessa forma você consegue manter a coerência sem que o leitor fique perdido no que está sendo apresentado. Use o ponto final para indicar que outro pensamento acerca do mesmo assunto será iniciado. 

Revise seu texto

O bom redator sempre realiza a revisão de seus textos ao final da produção. Isso garante que ajustes sejam realizados, erros sejam corrigidos, tornando a produção muito mais rica e interessante, tanto em seu conteúdo como em sua estrutura. 

Por isso, ao finalizar qualquer produção textual é essencial que se revise todo o conteúdo escrito para realizar os possíveis ajustes e correções em seu texto antes de enviar a versão final. Com estas dicas, sua produção textual terá importância, pois além de agregar valor para quem estiver lendo, ela irá refletir de maneira positiva sobre o responsável por aquela escrita, evidenciando o seu talento e profissionalismo. 

Quais os pontos negativos de iniciar uma produção sem estudar o tema?

Iniciar um texto sem realizar um estudo prévio do tema, ainda que ele seja de seu pleno domínio, é algo que nunca deve ser feito, mas os efeitos que isso pode causar são muito negativos. 

Quais os pontos negativos de iniciar uma produção sem estudar o tema
Fonte/Reprodução: original

O texto pode se apresentar de maneira pobre e nada enriquecedora a quem lê, despertando o desinteresse do leitor logo nas primeiras linhas. Além disso, a produção pode contar com o risco de ter informações inverídicas, excesso de tangenciamento pela falta de conhecimento do tema e de informações em excesso, também conhecidas popularmente como “encher linguiça”. 

Dessa forma, realizar um estudo prévio antes de começar a escrever sobre um tema é essencial a fim de manter a qualidade da produção textual e principalmente do conteúdo que será apresentado ao longo da redação.

Como escolher uma boa fonte de estudo?

Uma boa fonte de estudo é escolhida com uma pesquisa que contém filtros, isto é, após coletar dados e informações de diversos locais, é preciso selecionar o que é e o que não é importante para a produção do texto. Considerando de onde aquela informação vem, e quais foram as fontes citadas para chegar àquele dado. 

Dessa forma, pesquisar por sites e portais conhecidos, além de se basear em canais que sejam referência no tema proposto, é uma forma de garantir que essas são boas fontes de estudo e que os dados ali coletados são válidos. 

Pesquisar um tema para então escrever é a forma mais correta de se iniciar qualquer produção textual a fim de enriquecer a redação com informações verídicas em um texto bem estruturado e interessante para o leitor.