Palavras-chave: saiba o que são e como elas são definidas

Sumário

Posts relacionados

Palavras-chave: saiba o que são e como elas são definidas

Palavras-chave: saiba o que são e como elas são definidas

Ao estudar SEO, uma das estratégias mais indicadas é o uso das palavras-chave, uma vez que utilizá-las de maneira correta faz com que o site tenha mais possibilidades de ranqueamento. Dessa forma, é possível agregar tráfego orgânico, aumentar a visibilidade e a autoridade de um site na internet. 

Para se ter sucesso com essa estratégia, é preciso ter um conhecimento sobre elas a fim de fazer com que o algoritmo dos buscadores compreendam que aquele conteúdo é sobre determinado assunto ao dar um direcionamento a ele. Confira tudo sobre palavras-chave e saiba como usá-las a seu favor! 

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são o elemento principal de uma pesquisa, isso porque ao fazer uma pesquisa os usuários as utilizam nos buscadores para encontrar resultados a respeito do que precisam. Quando se tem esse elemento bem definido em um site, o Google entende que o conteúdo é relacionado àquele termo. 

O que são palavras-chave?
Fonte/Reprodução: original.

O uso das palavras-chave pode ser feito pelos usuários para encontrar o que desejam como pelas marcas, para aumentar as chances de ranqueamento do site no mecanismo de busca, o que consequentemente aumenta as chances de ter o conteúdo mostrado para os usuários no resultado de pesquisa.  

Como as palavras-chave de um texto são definidas?

Para que a estratégia dê certo, é preciso considerar alguns fatores que farão a diferença no ranqueamento, para isso é importante que a empresa saiba quais termos serão utilizados para definir o negócio, o que aumenta as chances de aparecer nos resultados de busca. Confira o que pode ajudar nessa definição: 

Persona

Pensar formas diferentes de escrita que um usuário do site buscaria nos sites de pesquisa para que o conteúdo da empresa aparecesse nos resultados de busca, é uma excelente estratégia para encontrar as melhores palavras-chave para um conteúdo.

O proprietário do site deve sempre considerar a persona para criar os conteúdos e ter em mente que os materiais publicados devem responder a questionamentos e principalmente solucionar as necessidades dos clientes, que devem ser estudados e caracterizados em meio ao público-alvo.

Pesquisa de concorrentes 

Olhar para os concorrentes também é uma forma de definir a escolha das palavras-chave, isso porque essa análise permite que as empresas vejam como as soluções e necessidades dos usuários são tratadas, além de proporcionar um maior conhecimento sobre ela, considerando forças e fraquezas para que se possa elaborar estratégias que as superem. 

Vale destacar que empresas de grande visibilidade no mercado, ainda que não sejam concorrentes diretas, devem ser observadas, visto que elas podem utilizar abordagens e conteúdos diferenciados, que conquistam o cliente. 

Objetivos de estratégia 

Considerar o objetivo é um dos pontos mais importantes ao escolher as palavras-chave que farão parte do conteúdo. O propósito que for determinado para essa técnica deve ajudar na orientação de absolutamente todos os esforços para alcançar o que se deseja. 

Ou seja, o uso da palavra deve abordar a finalidade desejada a fim de ter ações que estimulem o que a empresa deseja alcançar. Com isso, através dos conteúdos construídos em um site é possível direcionar o público. 

Através dessas estratégias de definição de palavras-chave é possível que a empresa consiga ter êxito em suas escolhas, o que faz com que os usuários localizem o conteúdo mais facilmente, além de potencializar as chances de ranqueamento nas páginas de resultado. 

Quais são os indicadores das palavras-chave? 

Ao estabelecer quais palavras-chave serão utilizadas, é necessário considerar seus indicadores, uma vez que cada um deles terá um impacto nos impactos que a empresa deseja alcançar com a estratégia. Confira com o Jornal do Marketing cada um deles: 

  • Volume de pesquisa: Refere-se a quantidade de vezes que um termo é pesquisado nos buscadores. Este indicador auxilia na medição de tráfego que é possível atrair com seu uso como palavra-chave; 
  • Concorrência: Quanto mais uma palavra é buscada em um mecanismo de busca, maior é a chance de outros sites já estarem em disputa entre um local de destaque nas páginas de resultados, seja de maneira orgânica ou paga; 
  • Preço (custo por clique) : As palavras-chave possuem preços por clique, ou seja, sempre que um usuário pesquisa por determinado termo e clica em uma publicidade, a empresa paga um determinado valor. Por isso, é necessário estimar os valores totais ao elaborar uma ação; 
  • Quantidade de palavras: A quantidade de palavras está relacionada justamente à composição do termo .É importante considerar que quanto maior a quantidade de palavras contidas, a pesquisa tende a ser mais completa.

Os indicadores de palavras-chave são essenciais para entender o quanto esses termos escolhidos podem render as empresas, o que faz com que elas considerem as melhores opções para utilizar como estratégia de ranqueamento e autoridade perante os usuários. 

Por que as palavras-chave são importantes para o texto?

Quando usadas corretamente, esses termos especiais podem potencializar a presença de um conteúdo e até mesmo de um site na internet, uma vez que ele tem mais facilidade de ser encontrado por atender aos requisitos dos algoritmos dos mecanismos de busca. 

Por que as palavras-chave são importantes para o texto?
Fonte/Reprodução: original.

As palavras-chave permitem que um site e seu conteúdo sejam descobertos, compartilhados, lidos na íntegra por diversas pessoas, que funcionam como importantes ferramentas que auxiliam o marketing de conteúdo. 

Vale destacar que os sites da internet buscam ter visibilidade e autoridade, porém apenas os que utilizarem as estratégias e técnicas de SEO corretamente terão maior chance de alcançarem esses objetivos de maneira assertiva. 

Como ranquear mais usando as palavras-chave corretas?

O ranqueamento dos termos é essencial para o crescimento de um site e seu conteúdo dentro dos buscadores e para isso é necessário adotar algumas orientações que tendem a tornar mais fácil ranquear um site. Confira com o Jornal do Marketing. 

  • Acerte na escolha da palavra-chave: Para isso, além de fatores como persona e pesquisa de concorrentes é necessário pensar para que tipo de busca a empresa deseja ser a melhor resposta. A partir daí é possível pensar nas melhores escolhas; 
  • Seja objetivo: O seu site precisa responder diretamente aquilo que o usuário deseja saber, portanto, a objetividade nos conteúdos é fundamental para ajudar nesse ranqueamento;
  • Atenção ao tamanho do conteúdo: Ainda sobre ser objetivo, é importante ressaltar que o tamanho do conteúdo ideal é aquele que entrega o que o usuário precisa, de maneira clara e objetiva. Não adianta ser extenso se não entrega aquilo que é desejado;
  • Aposte em um conteúdo de qualidade: A construção do conteúdo deve ser original, sem cópias e com informações relevantes, afinal este é mais um fator para auxiliar no ranqueamento, o que também desperta o interesse do usuário; 
  • Use palavras-chave com moderação: O uso das palavras-chave deve ser feito em todo o conteúdo, o que incluem títulos, subtítulos e meta descrição, porém com moderação a fim de não poluir o texto desnecessariamente, o que causa inclusive punições da plataforma. 

Mais do que entender a importância das palavras-chave é preciso saber como elas podem ser usadas durante a produção de conteúdo, o que auxilia as empresas na construção das estratégias que irão direcioná-la ao ranqueamento e autoridade ao aparecer nos resultados de busca dos usuários.

Portanto, investir nesses termos é essencial para se ter sucesso nas estratégias de SEO, ao considerar as técnicas para se utilizar dessa poderosa ferramenta e obter visibilidade, autoridade e lucro através de um conteúdo bem planejado para a web. Fique ligado no Jornal do Marketing para se manter atualizado sobre insights, técnicas e estratégias de marketing para vender muito mais.