O que é otimização de âncoras?

Sumário

Posts relacionados

O que é otimização de âncoras

O que é otimização de âncoras?

‌A otimização de âncoras é uma prática fundamental para os sites subirem nas páginas de buscas do Google, assim como para otimizar o SEO é necessário utilizar o texto âncora ou anchor text. O texto âncora tem como função criar ligações entre as páginas que favorecem o site, melhoram o ranqueamento do SEO e direcionam os leitores para outras seções do site.

Entender como funciona o anchor text para a otimização de âncoras é indispensável para aperfeiçoar o ranqueamento e obter grandes resultados para o site. Neste artigo, nosso time do Jornal do Marketing separou tudo sobre a otimização de âncoras, continue lendo para saber como funciona. 

O que é otimização de âncoras?

A otimização de âncoras visa potencializar os mecanismos de busca do texto, melhorando sua classificação. Quando o texto âncora é otimizado, ele melhora a experiência de quem está lendo, pois usam o texto âncora para entender do que se trata o link que aparece no texto.

O que é otimização âncoras
Fonte/Reprodução: original

Nesse sentido, a âncora fornece um contexto sobre como as páginas do site estão conectadas. Um bom texto âncora ajuda o Google entender melhor a estrutura do site, alcançando uma classificação melhor, além de ajudar o link a parecer mais natural para quem lê, aumentando a chance de que os leitores cliquem nele.

O que é âncora do site?

‌O texto âncora é um link clicável projetado para levar para outra página, impedindo que a qualidade do texto seja corrompida. O texto âncora serve para direcionar os leitores para a página que será aberta. 

As âncoras do texto facilitam os mecanismos de busca do Google a encontrar o conteúdo que será abordado no texto e também ajudam os leitores a descobrirem outros conteúdos relevantes sobre o assunto pesquisado. 

Qual a importância da otimização de âncoras?

A otimização de âncoras é uma técnica essencial para o SEO, quando é corretamente utilizada o site ganha rankings altos, além de maior visibilidade. Utilizar palavras-chave relevantes e textos ancorados facilita aos usuários a encontrar o conteúdo desejado. 

Qual a importância da otimização de âncoras
Fonte/Reprodução: original

Vale ressaltar que para fazer a otimização de âncora para o SEO, é preciso garantir que o assunto seja relevante para assim ser exibido. Também é importante garantir ao leitor que o link proporcione um conteúdo que responda a todas as suas questões.

Tipos de texto âncoras

‌Existem diversos tipos de texto âncoras que podem ser utilizados para a otimização. Cada um funciona de uma maneira diferente, por isso é importante entender e se familiarizar antes de utilizar para otimizar. Confira os diferentes tipos de textos âncoras mais comuns abaixo.

Correspondência exata

Âncoras de correspondência exata são links idênticos à palavra-chave que direciona o leitor para a página ao qual o link está vinculado. E casos como “curso de alemão”, por exemplo, o link direciona o usuário para uma página sobre cursos de alemão.

Âncora de marca

São os hiperlinks que usam marcas como texto âncoras. Esse tipo de âncora é usado para se referir a grandes empresas como o Facebook e a Apple, por exemplo, e ajudam a criar propriedade e procedência. 

Link Nu

Os links nus são URLs usadas como âncoras. Um exemplo desse tipo de âncora é o https://www, onde o Google não consegue perceber nada além da URL que está sendo vinculada.

Esses são alguns tipos de texto âncora, para a otimização de âncoras é importante usar diferentes tipos de texto âncora, caso os textos âncoras forem somente de um tipo o Google pode penalizar, pois contará como otimização excessiva. Para evitar penalidades, é válido usar os outros tipos de texto âncora.

Como otimizar?

‌A otimização de âncoras deve ser curta, não conter excesso de palavras-chave e precisa ser relevante para a página onde o link irá direcionar o leitor. Colocar o texto âncora próximo do título, imagens, fim de parágrafos, entre outros, facilita para o link ser visto.

A otimização de âncoras deve ser curta, pois seu uso em excesso pode afetar o site negativamente, isso porque para o Google pode parecer suspeito, visto que novas métricas apontam não só necessidade de boa estruturação como também a de qualidade de conteúdo. 

Portanto, fazer uma otimização de âncoras corretamente irá proporcionar grandes impulsos ao SEO do site e entender como usar os textos âncoras é essencial para conseguir os melhores resultados para o seu website. Desse modo, dominar a técnica é necessário para o aperfeiçoamento do texto e da classificação nos buscadores para atingir mais público.