Nofollow noindex para o SEO: principais diferenças

Sumário

Posts relacionados

Principais diferenças entre nofollow noindex para o SEO

Nofollow noindex para o SEO: principais diferenças

Nofollow noindex são dois dos principais fatores que contribuem para a otimização do ranqueamento nos mecanismos de busca. Portanto, compreender as suas diferenças é indispensável para a visibilidade de um site. Ao se informar sobre suas distinções, você poderá direcionar esforços as áreas mais importantes e desenvolver estratégias eficientes para alcançar seu público-alvo de forma assertiva.

Ainda, é importante que o nofollow noindex seja utilizado com sabedoria para obter resultados efetivos, afinal, sabemos que ambos podem ser utilizados como ferramentas para direcionar o público de forma correta em uma página online.

O que significa nofollow noindex para o SEO?

Em termos de SEO, o nofollow noindex são essenciais, e assimilar as suas distinções para aplicá-las na prática e decidir estratégias para direcionar o rastreamento é indispensável para obter o sucesso almejado.

Além disso, o uso inteligente dos recursos também é fundamental para a indexação de páginas na web para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca como Google e o Bing. Seus significados são:

  • Nofollow: informa que o Google não deve considerar o link sinalizado como relevante. Essa é uma maneira de não associar determinada página ao seu site;
  • Noindex: meta tag que instrui aos mecanismos de busca a não indexação de uma URL. Normalmente é instalada na seção <head> da URL e é feita por um SEO. 

Ou seja, um link marcado como nofollow não transmite autoridade para a outra página, o que pode ser utilizado como ferramenta para o controle de fluxo de PageRank em uma página na web.

Enquanto o noindex, por sua vez, não permite a exibição de uma página nos resultados de busca, o que é ideal para indicar ao Google quais páginas são relevantes ou não para obter um fluxo de tráfego otimizado.

Quais as diferenças entre nofollow noindex?

Nofollow noindex desempenham um papel crucial no contexto do SEO. Ambos são atributos indispensáveis para direcionar os mecanismos de busca de maneira que atenda às suas expectativas.

Quais as diferenças entre nofollow noindex?
Fonte/Reprodução: original.

Porém, para entender quais as diferenças, é fundamental entender mais a fundo como cada um deles funciona, o impacto de cada um deles para o SEO e como pode utilizá-los para aprimorar a performance do seu website – confira abaixo:

Nofollow

O nofollow é um atributo, que quando indicado em um HTML, os internautas são induzidos a não seguir a página linkada. Essa ferramenta é bastante utilizada por blogueiros e proprietários de sites que desejam não transmitir sua autoridade para um site concorrente e pode ser utilizado em situações que incluem:

  • Publicidade paga;
  • Sites de má qualidade;
  • Sites não seguros.

O recurso não contribui para o impulsionamento de sites de terceiros e não auxilia no ranqueamento nas plataformas de busca. Nesse sentido, pode-se dizer que isso também contribui para a segurança da sua página online.

Noindex

Já o noindex conta com uma proposta de orientar os mecanismos de busca a não indexar uma página específica aos resultados de busca. A ferramenta em questão é muito importante por aspectos que englobam o gerenciamento da visibilidade de pesquisa de páginas que incluem:

  • Recursos para download;
  • Páginas de destino;
  • Páginas de agradecimento (como formulário para contato).

Esse atributo garante que a página não aparecerá nos resultados de pesquisas feitas pelos usuários, ou seja, a página inteira se torna totalmente invisível para os mecanismos de busca.

De modo geral, ao analisar as diferenças de nofollow e noindex, pode-se afirmar que enquanto o nofollow tem domínio sobre a autoridade de apenas um link em específico, o noindex se aplica a visibilidade de uma página completa, visto que a mesma não pode ser acessada.

Como combinar nofollow noindex para sua estratégia?

Ainda que desempenhem papéis distintos, os atributos nofollow noindex podem ser combinados para que as plataformas de pesquisa sejam devidamente orientadas a quais páginas seguir e exibir. No que diz respeito às páginas e links que deve acrescentar, essas incluem:

  • Noindex: arquivos para download, páginas de teste A/B, páginas de agradecimento, termos de uso, contato;
  • Nofollow: links de páginas de má qualidade, não seguras ou de sites que foi pago para adicionar a um conteúdo.

Você também pode aplicar esses atributos em seu curso online, para disponibilizar páginas ou recursos em PDF apenas após pagamento e em uma postagem ou texto de blog para induzir os usuários a consumir um conteúdo para poder ter acesso às informações contidas na página linkada.

As nofollow noindex devem ser utilizadas de maneira estratégica, então é essencial identificar os pontos em que deve utilizá-los antes de aplicá-los. Não esqueça de mensurar os resultados regularmente para ajustar as técnicas caso necessário.

Quais as vantagens do nofollow?

Ao utilizar o atributo nofollow, você sinaliza as plataformas de busca que seu site não possui vínculo com a página em questão e que não deseja transmitir a autoridade do seu website para outro. No entanto, ele pode apresentar algumas vantagens.

Quais as vantagens do nofollow?
Fonte/Reprodução: original.

Quando o link de uma página é marcado como nofollow e o usuário clica nele, o tráfego não é qualificado, mas pode ser vantajoso para os proprietários de negócios e blogueiros em alguns aspectos que incluem:

Maior fluxo de tráfego orgânico

Ainda que o nofollow não contribua para o tráfego de qualidade, essa é uma maneira de obter um maior alcance de público de forma orgânica. Caso um site de grande relevância acrescente seu link em uma de suas páginas ou conteúdo, você pode atingir as pessoas certas, visto que esse fator é uma das maiores vantagens do atributo. 

O tráfego orgânico é extremamente valorizado, pois quando os internautas clicam em uma página por conta própria, eles estão mais dispostos a comprar, engajar ou executar outras ações.

Reconhecimento de marca

Uma das maiores vantagens do link nofollow é o reconhecimento de marca. Quando um criador de conteúdo adicionar seu link a uma postagem de blog, sua marca será reconhecida pelas pessoas.

O reconhecimento de marca é essencial para qualquer empresa ou pessoa inserida no meio virtual. Nesse sentido, o link, mesmo que marcado como nofollow, pode prover diversos benefícios.

Mais chances de guest post

O guest post consiste em uma parceria de troca de textos para blog. Nesse caso, ambas as partes criam conteúdo para o outro e no fim, o link do blog é adicionado com a finalidade de divulgá-los.

No contexto do guest post, um blogueiro ou proprietário de uma página online que aceita acrescentar links dofollow e nofollow pode facilitar as negociações de guest post e assim, alcançar seu público-alvo.

Principais benefícios do noindex?

O noindex também pode apresentar diversos benefícios para negócios que atuam no meio virtual, independente do que as pessoas costumam pensar sobre o atributo. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Páginas internas não indexadas: ajuda a direcionar tráfego para as páginas específicas de um site e fornece aos usuários um conteúdo mais relevante;
  • Ajuda a diversificar seu perfil de link: adicionar o atributo como estratégia, será possível diversificar seu perfil de link, o tornando mais orgânico;
  • Melhora a experiência do usuário: adicionar os usuários para as páginas mais relevantes de um site faz com que sua experiência seja aprimorada;
  • Tráfego de referência: pode ajudar a atrair tráfego de referência de sites de terceiros sem colocar em risco o seu alcance.

Os benefícios do noindex são vastos para criadores de conteúdo, empreendedores e gestores de empresas que desejam otimizar a experiência dos usuários e os seus resultados relacionados a conversão, engajamento e outros. Ao considerar nofollow noindex em suas estratégias, é possível obter bons resultados.

Compreender as diferenças entre nofollow noindex é crucial para quem trabalha com internet ou deseja alcançar o sucesso online. Enquanto o nofollow tem como objetivo fazer com que os usuários não sigam determinada página, o noindex impede que uma página seja identificada pelos mecanismos de busca. Para continuar a obter informações sobre o tema, continue explorando o Jornal do Marketing.