O que é a metodologia Growth?

Sumário

Posts relacionados

O que é a metodologia Growth

O que é a metodologia Growth?

A metodologia Growth Marketing é uma forma de gerar resultados incríveis em pouco tempo. Mesmo que seja mais fácil seguir com as mesmas estratégias ou escolher técnicas básicas, você pode perder a oportunidade de aumentar seu negócio online por não conhecer a metodologia Growth. Ela atua principalmente no desenvolvimento de empresas que desejam crescer exponencialmente e não tem medo de inovar.

O Growth Marketing se revela como uma estratégia atual e inovadora para qualquer comércio online ou físico, seja para vender um produto ou serviço mesmo com poucos recursos de promovê-los. Ela foca em testes e experimentos que a diferenciam do marketing tradicional. Então, se sua empresa se encontra estagnada, apresentando sempre os mesmos resultados desanimadores, entenda nesse artigo o que é essa metodologia, como funciona e dicas exclusivas para aplicá-la.

O que é a metodologia Growth?

Também chamada de Growth Hacking ou Marketing de Crescimento, a metodologia Growth foi criada pelo investidor norte-americano Sean Ellis. Ela é usada em uma gestão de vendas mais ágil de uma empresa para reter mais clientes, pois visa o crescimento rápido a partir de dados científicos e processo ágil. 

O que é a metodologia Growth (1)
Fonte/Reprodução: original

Porém, o Growth Hacking é baseado em dados, testes e experimentos que juntos irão te ajudar a identificar os “gargalos” na operação de vendas, sem precisar investir mais ou desperdiçar seus recursos. Assim, a metodologia Growth se forma por etapas de testes, as quais são:

  1. Aquisição;
  2. Ativação;
  3. Retenção;
  4. Receita;
  5. Indicação.

Estas 5 etapas da metodologia Growth existem no processo que chamamos de Funil de Vendas do Growth Hacking. Portanto, é importante haver comunicação entre o marketing e as vendas, contudo, não basta olhar apenas para as vendas, mas para toda a equipe, quando as suas etapas sugerem o teste da retenção de clientes e manter a relação com eles.


Como funciona o Growth?

Você deve estar familiarizado com o funil de vendas tradicional e o Inbound Marketing, que são táticas importantíssimas dentro do Marketing de Conteúdo direcionadas para a jornada de compra dos clientes em potencial. Da mesma forma, a metodologia Growth e o funil pirata chega até nós com uma ideia diferente de funil, não tão objetivo, mas abrangente. As 5 etapas do funil da metodologia Growth funcionam da seguinte forma:

  1. Aquisição: nesse topo estão os consumidores padrão que descobrem o seu produto, serviço ou marca, pois estes serão o seu alvo na estratégia com essa metodologia, ou seja, o objetivo é gerar os leads;
  1. Ativação: nessa segunda etapa, sua empresa irá começar mais especificamente com os testes de que falamos antes, pois é o momento de tentar fazer com que esse novo cliente use o produto rapidamente e que ele tenha uma ótima experiência;
  1. Retenção: como se seguisse o fluxo anterior, essa terceira etapa da metodologia Growth serve para buscar manter os novos clientes sempre usando o produto, com a melhor experiência, usando esforços para torná-los fiéis;
  1. Receita: para a quarta etapa, prepare estratégias que monetizam mais e que vão realmente fazer dinheiro. Meça quanto lhe rendeu cada cliente, pense na precificação por cada um, incentive a ele comprar um produto mais completo (upselling), e outras;
  1. Indicação ou recomendação: no fundo do funil pirata chegamos a quinta etapa da metodologia Growth, que é uma das mais importantes, pois objetiva preparar os seus clientes fiéis a recomendarem o produto ou serviço para os familiares e amigos. Aqui, também devem ser usados incentivos para isso, como as premiações.

Foi possível ver como a metodologia funciona tendo o funil de vendas “pirata” como demonstração? Podemos dizer que ele trabalha para manter os clientes ativos e não apenas vender mais ou trazer novos clientes, pois ainda é preciso retê-los, fixá-los na sua receita e convencê-los a indicarem o que consumiram na sua loja.

Quais são as estratégias de Growth?

Na etapa de aquisição, as melhores estratégias de Growth são as estratégias de conteúdo, seja por anúncios, postagens no blog e redes sociais, mas você pode utilizar o famoso chatbot que é um assistente virtual capaz de conversar com o visitante e agilizar o atendimento. 

A etapa da ativação é o momento em que entramos com uma ação de metodologia Growth na realidade, pois testa o usuário com alguma “isca” para fazê-lo interagir com seu produto e site, como os formulários, cadastro no site e até colocar um item no carrinho de forma rápida.

A etapa de retenção se trata de reter os usuários e é a hora para encontrar os gargalos que fazem eles desistirem de uma compra ou ação e fazer as mudanças necessárias, então pode ser que seja preciso parar nessa parte do funil por mais tempo. Na etapa de receita de Growth de sua empresa, as estratégias envolvem a tradicional precificação acima do produto de interesse a partir de cross selling e upselling. Oferte produtos e serviços complementares ou um pacote VIP.

Já na etapa de indicação, tenha a ideia de que os seus clientes podem ser um canal de divulgação e crescimento do seu negócio. Aqui, uma forma estratégica da metodologia Growth é criar sistemas de referral marketing, ou marketing de referência, onde um cliente conta para uma pessoa de seu convívio social sobre a marca ou produto específico. 

Como aplicar o Growth na minha empresa?

Agora que você sabe o que é a metodologia Growth e como funciona o seu funil de vendas nesse marketing de crescimento, vejamos melhor como aplicar essa visão que muitas startups usaram e usam como referência, como a Uber em seu início. A empresa cresceu exponencialmente, assim como a Microsoft, após pensarem naquilo que impedia o seu crescimento e passarem a ouvir mais os seus clientes. 

Como aplicar o Growth na minha empresa
Fonte/Reprodução: original

Na prática, a metodologia Growth na sua empresa pode trabalhar com o ajuste de um produto, então não se preocupe se ocorrerem alguns testes e resultados não satisfatórios, mas antes de tudo, faça o planejamento.

Nicho de mercado e estudo dos clientes

Mas não pense que a metodologia de crescimento rápido para sua empresa deve ser aplicada com mil ferramentas, pois, na verdade, é um conjunto de estratégias para solucionar problemas e identificar oportunidades de crescimento em muitas áreas. Defina bem seu nicho de mercado e deixe bem claro qual é a persona, o seu cliente ideal, para assim, estudá-lo ao aplicar a metodologia Growth.

Se você já está em um nível avançado com seu negócio e precisa de mudanças, trabalhe enviando formulários, analisando as redes em que seus clientes estão e os seus interesses. Isso lhe mostrará o que seus clientes mais gostam no seu produto ou serviço, permitindo aplicar ajustes para lançar mais campanhas e conquistar mais clientes no funil.

Geração de ideias e validação delas

As empresas possuem a tradição de reunir os melhores conceitos e ideias, os chamados brainstorms, principalmente nas startups. Quando se aplica o Growth marketing, algumas empresas preferem começar com apenas um setor, estudar e se especializar nessa estratégia para depois expandir. 

Mas você pode reunir todos na empresa, pois pessoas com ideias e contextos diferentes conseguem ver melhor os problemas que nem todos veem e ainda elaborar soluções. Após reunir as ideias, veja quais são as melhores para poder testá-las. Para isso responda o seguinte:

  • Essa ideia é inovadora o suficiente?
  • Não há dúvidas de que é a melhor ideia?
  • A ideia selecionada é fácil de sair do papel?

Use esses critérios de pergunta e resposta durante sua reunião com o pessoal, seja com muitas ou poucas pessoas. Mesmo que seja apenas você no negócio, é possível levantar uma ideia inovadora, que você sente convicção e há facilidade para ser colocada em prática.

Planejamento e testes

Planeje se a sua empresa está apta para seguir com a ideia que é inovadora o suficiente, como, por exemplo, saber se há orçamento para isso, quanto tempo precisará, e então, quais serão os testes necessários. Os testes A/B são um ótimo passo, pois se pode lançar uma landing page e fazer comparações de um mesmo conteúdo sobre o produto. Mas você precisa conhecer o Agile Marketing, já que estamos falando da metodologia Growth.

Faça uma gestão ágil do projeto, cumprindo ciclos curtos, com a participação de todos, mas focados nas necessidades do consumidor, então, aqui, o conhecimento deve ser compartilhado. Lembre-se que a metodologia Growth é um processo ágil que visa o crescimento rápido da empresa, mas que não dispensa a opinião e a quantidade de testes. Faça testes, analise seus resultados, descarte rapidamente o que for preciso e refaça-os.

Quais as vantagens de usar?

Uma das vantagens da metodologia Growth é poder aprender com as ideias que não funcionam ou nos resultados delas e focar no que realmente funciona para sua empresa. Além de ser uma das estratégias de marketing que não exige tantos recursos e nem tanto tempo, ao passo que é importante se beneficiar das etapas do funil de vendas e das táticas desde o seu planejamento, com testes e o foco nas necessidades do consumidor, tanto de seus clientes como na hora de reter novos clientes.

O Growth hacking, que aqui aprendemos melhor como um marketing de crescimento, é vantajoso para quem pretende sair do mesmo e deseja resultados melhores e inovar tanto com ideias, produtos que irão fazer as pessoas falar sobre eles, bem como no ambiente de trabalho da empresa, assim como foi para algumas grandes marcas que já foram uma startup.

Se você tem um empreendimento online em processo de estagnação, quer fazer mudanças nele, ou deseja abrir um negócio e precisa de ideias inovadoras, aprenda mais sobre a metodologia Growth aqui no Jornal do Marketing!