O que é a meta tag title?

Sumário

Posts relacionados

O que é a meta tag title?

O que é a meta tag title?

A meta tag title é um elemento essencial, pois ela é a principal influência do ranqueamento de sites nas primeiras páginas dos mecanismos de busca como Google e Bing, por exemplo.

É fundamental criar uma meta tag title ou meta título eficaz se quiser se destacar da concorrência. Para te ajudar nesse sentido, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o tema. Confira! 

O que é o Meta tag title?

A meta tag title é o título exibido nos resultados de busca das plataformas de pesquisa, como o Google. Ele desempenha um papel importante no que se refere às estratégias de SEO e fica acima da meta description.

XBa5 QYc7w5zc7wNQ1Glev0CRbh4sES6s ca1Vs2lvI7jMmsFPxtUK5BISSMMzymX4jxegsFKm1cvUyan1JzZlUkT7 O que é a meta tag title?
Fonte/Reprodução: Google.

Normalmente as plataformas de criação de artigos de blog como o Blogger e WordPress, permitem a definição automática da meta tag title e por isso, mesmo que não entenda de programação ou HTML, pode criar conteúdo de blog sem problemas.

O Google age conforme a intenção de busca dos usuários, por isso, o mecanismo de busca pode realizar alguns testes com um meta tag title diferente do que você inseriu no artigo ou produto.

Qual a função do meta tag title?

A principal função do meta tag title é fornecer informações relevantes sobre o título da página. O título é um dos fatores que determina a relevância de uma página e por este motivo é uma estratégia de SEO essencial.

É fundamental criar um meta tag title com palavras-chave relevantes para o conteúdo em questão. Uma maneira de descobrir palavras relevantes, que são aquelas que os usuários buscam nos mecanismos de busca é por meio do planejador de palavras-chave do Google.

Qual a função do meta tag title?
Fonte/Reprodução: original.

Depois de escolher e adicionar a palavra-chave mais lucrativa e relevante para o público-alvo, é importante realizar uma análise para entender se o uso dela deu bons resultados através do Google Search Console ou Google Analytics. Essas duas plataformas são gratuitas e permitem que os usuários tenham acesso ao número exato de visitas de um site, bem como as páginas mais relevantes.

O cientista de Redes Sociais da HubSpot Dan Zarrella afirma: “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”. Dessa forma, é importante frisar que a análise de dados é tão importante quanto adicionar bons títulos aos artigos.

4 dicas para elaborar uma meta tag title

Agora que entendeu a importância da meta tag title, antes que comece a criar algumas para seu site, é essencial que entenda como elaborar um título interessante que atraia leitores e clientes para seu site.

Insira a palavra-chave no começo do título

Inserir a palavra-chave principal no início do título ajuda os usuários e mecanismos de busca a entenderem do que o seu artigo se trata. Essa é uma maneira prática do pesquisador descobrir que seu texto pode ser útil para ele.

Se seu artigo é sobre um tema específico, o ideal é procurar pela palavra-chave mais relevante sobre o assunto e adicioná-la ao início do título, como, por exemplo “Ganhar dinheiro com blog: 10 passos para começar a obter renda com seu blog”.

Crie um título genuíno

É fundamental ser sincero e o título precisa condizer com o texto que escreveu. Se o título promete ao leitor que ele vai aprender a gerar tráfego para blog com uso do Pinterest, é importante que seu artigo realmente o ensine sobre o assunto. Isso pode resultar em uma melhor classificação para a página, além de passar credibilidade e confiança aos usuários. 

Seja atraente

Utilize palavras atraentes para despertar a atenção do público. Desde que não minta sobre o real conteúdo do artigo, você pode utilizar títulos que as pessoas não podem deixar de clicar.

Crie um título conciso

‌A meta tag title deve ser atraente e concisa. O recomendado é que ela tenha cerca de 60 caracteres e inclua palavras-chave relevantes que realmente indiquem o conteúdo presente na página.

Em resumo, pode-se dizer que o título da página é essencial para otimização de sites. Criar uma meta tag title relevante para o público-alvo aumenta a possibilidade de obter tráfego qualificado devido à classificação nas primeiras páginas das plataformas de busca.