O que é a meta tag description?

Sumário

Posts relacionados

O que é a meta tag description?

O que é a meta tag description?

Criadores de conteúdo e donos de site vivem em uma corrida cada vez mais longa para ganhar autoridade, e a meta tag description é essencial para se destacar nos resultados de busca. Ela é considerada uma etapa essencial do SEO, além de ser um dos principais motivos do ranqueamento de páginas dentro dos mecanismos de pesquisa.

A meta tag description deve ser relevante para o leitor e conter palavras-chave selecionadas para o texto. Por conta disso, é mais provável que os usuários sintam-se motivados a clicar em sua página ao invés do link da concorrente.

Por isso, aqui no Jornal do Marketing, exploraremos um pouco sobre o assunto para compreendermos o que ela é e qual a sua importância dentro do SEO. Confira!

O que é uma meta tag description?

A meta tag description é uma parte essencial no código HTML de uma página da web. Ela oferece uma informação resumida do conteúdo da página para os mecanismos de pesquisa como o Google ou Bing, por exemplo, e fica em exibição abaixo do título ou do link da postagem.

Ae08009UgfdNl5u5gn8amc8BtxIYYvIIlS 6h0a2AmgJFn EcWmPqt2NXUQ83c7fVuYgpOhQJePqVwY0n52xGlDK00zG9lDb akel 6 9W XQian82jTQZJsx1O3z81nxt4Z5IYNvWW afrVVZzQGs O que é a meta tag description?
Fonte/Reprodução: Google.

Quando se escreve uma meta description, é essencial fazer um resumo atrativo e preciso da página em específico. Isso porque ela precisa oferecer visão ampla do que o leitor pode esperar e aprender ao acessar a página.  

Imagine que um usuário fez uma pesquisa no Google sobre determinado assunto e teve como resposta uma lista extensa de páginas que respondem ao mesmo assunto. No entanto, sua primeira ação é ler a meta tag description de cada página para conferir quais informações ela tem para lhe oferecer. Nesse contexto, o ideal é escrever uma chamada atrativa e incluir palavras-chave relevantes para obter alcance.

Qual a importância da meta tag description?

A meta tag description desempenha um papel fundamental na otimização de uma página para os mecanismos de pesquisa. Pois, como já frisado anteriormente, ela é um dos motivos do ranqueamento do conteúdo. Diante disso, os principais fatores que reforçam a importância dessa ferramenta são:

Aumento da taxa de cliques

Um dos maiores benefícios da inclusão da meta tag description em seus artigos é o aumento da taxa de cliques. Uma descrição bem feita de um artigo pode incentivar os usuários a clicarem na página do seu site, e gerar tráfego orgânico qualificado.

Garante autoridade da marca

Ao seguir as estratégias de SEO à risca ao acertar na escolha da palavra-chave e na meta tag, o algoritmo do mecanismo de busca faz com que sua página esteja com um excelente ranqueamento – ou seja, aparece logo nos primeiros resultados da pesquisa. Assim, esse fator faz com que sua página se torne relevante para os mecanismos de busca.

Melhora seu posicionamento

A maioria dos usuários dão preferência para páginas nas primeiras páginas do Google. E a meta tag description pode ajudar a classificar seu site ou blog, e melhora o posicionamento das páginas. 

Melhora seu posicionamento
Fonte/Reprodução: original.

O Google Search Console dispõe de informações sobre páginas ranqueadas do seu site, e é uma ferramenta valiosa para obter mais visibilidade. No contexto do e-commerce e da criação de conteúdo online, é fundamental realizar análises de dados. 

Dicas para otimizar sua meta tag description

Por ser um elemento importante para otimizar a classificação de sites, é necessário dar a devida atenção a meta tag description para melhorar o desempenho do site e obter o tráfego desejado. As principais dicas envolvem:

  • Uso de palavras-chave;
  • Ser objetivo;
  • Utilizar gatilhos mentais;
  • Analisar suas meta tags.

É essencial fazer análises periódicas das meta tags que fez nos artigos, para conferir quais funcionam ou não. Além disso, é importante praticar e ter paciência pois, é com o tempo, que se entenderá como aumentar a visibilidade do seu negócio.

Agora que entendeu que a meta tag é uma parte importante para o crescimento do seu site, é o momento de começar a adicionar pequenos resumos aos seus artigos para atrair mais leitores. Não esqueça de utilizar o Google Analytics e o Google Search Console para conferir as páginas que obtiveram melhores resultados.