O marketing multicanal é uma estratégia crucial para empresários e gestores de empresas que investem ou querem investir no marketing digital. Porém, esse é um tema que desperta a curiosidade de quem está começando e pode ser difícil para muitos entenderem.
Neste artigo, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o marketing multicanal e você entenderá o que é, para que serve, qual a sua importância e muito mais. Confira!
O que é o marketing multicanal?
O marketing multicanal é uma estratégia de marketing que envolve a utilização de diversas plataformas para expandir uma marca ou empresa. Essas plataformas digitais podem incluir as seguintes:
- YouTube;
- Facebook;
- Instagram;
- TikTok;
- Pinterest;
- Twitter.
O objetivo central dessa estratégia é alcançar mais clientes e oferecer uma melhor experiência independente da plataforma. Embora existam muitas mídias sociais, alguns usuários têm preferência por uma, ao invés de outra. Por exemplo, muitos usuários do YouTube, afirmam que não possuem conta no Instagram. Nesse contexto, é válido criar um canal no YouTube além do Instagram para alcançar essas pessoas.
Para que serve o marketing multicanal?
O marketing multicanal pode servir para diversas funcionalidades como o fortalecimento da marca, alcance do público-alvo, retenção de clientes, aumento de taxa de conversão e vários outros.
Vale ressaltar que a utilização do marketing multicanal deve ser aplicada conforme o segmento do negócio e o público-alvo. Então é válido testar, fazer análises dos dados e caso necessário, ajustes podem ser feitos em tempo real.
Qual a sua importância?
Essa estratégia de marketing é de grande importância, pois é por meio das mídias sociais que as empresas podem observar o comportamento dos clientes em potencial. Isso sem contar que devido às grandes mudanças tecnológicas, o comportamento das pessoas também mudou.
No geral, o marketing multicanal é essencial no que se refere ao ambiente de negócios atual, por permitir que as empresas criem conexões com os clientes e possíveis clientes conforme na preferência de mídia social deles.
Imagine que uma empresa percebeu que grande parte do seu público-alvo está no Pinterest, no entanto, a empresa costuma utilizar apenas o Instagram. Nesse sentido, a melhor alternativa, é utilizar as duas redes sociais para alcançar mais pessoas.
Quais são as suas vantagens?
O marketing multicanal pode desempenhar um papel significativo para as empresas. Isso porque, quanto mais mídias sociais e meios de atendimentos forem utilizados, maiores as chances de alcançar e conquistar o público-alvo. Outras vantagens incluem:
1- Melhora a experiência do cliente
O marketing multicanal melhora a experiência do cliente, ao permitir que os clientes engajem em diferentes redes sociais da empresa, proporcionando acessibilidade aumentando a retenção de cliente, bem como a satisfação.
2- Largo alcance
As empresas podem alcançar um número maior de pessoas adotando a estratégia de marketing em diferentes plataformas digitais. Essa ação ajuda a aumentar a visibilidade da marca, fazendo com que a marca obtenha mais clientes.
3- Personalização
Uma das maiores vantagens é a personalização. Muitas mídias sociais e ferramentas possibilitam o envio de mensagens e e-mails personalizados, atendendo os interesses específicos de cada cliente.
4- Acesso a ferramentas de automação
Algumas mídias sociais permitem que os usuários automatizem o conteúdo. O Pinterest, por exemplo, permite o agendamento de postagens. No entanto, para as mídias sociais que não possibilitam o agendamento, é possível utilizar ferramentas como o Tailwind para essa função.
Qual a diferença do marketing multicanal para outros tipos de marketing?
O marketing multicanal pode ser muito mais satisfatório e eficaz para empresa e cliente. Enquanto os outros tipos de marketing como o tradicional e o voltado para apenas uma rede social, tende a atrair um público específico, o multicanal consegue conquistar um público mais diversificado.
Como mencionado anteriormente, algumas pessoas que possuem uma rede social, podem não ter familiaridade com outras. Então, considerar a utilização de mais canais, é essencial para a ampliação de clientes.
Como faço para implementar o marketing multicanal?
É fundamental implementar estratégias eficientes no marketing multicanal. O primeiro passo e mais importante é conhecer o público-alvo e estudar as mídias sociais que ele está inserido.
O fundador da Ignite Digital Inc e diretor-executivo de marketing, Matt Goulart, diz que “Social Media é sobre pessoas. Não sobre sua empresa”. Nesse contexto, é essencial pensar nas redes sociais como uma maneira de envolver os clientes, não apenas depósito de postagens vagas.
Tente começar criando conteúdo relevante para seu público-alvo, algo que, principalmente, ajude as pessoas a solucionar um problema. Em uma rede social as pessoas dificilmente irão seguir um perfil que indica apenas preços, produtos ou serviços. Por isso, é necessário pensar em um tema associado ao da empresa e criar conteúdo útil.
Por exemplo, um espaço de estética visa aumentar o volume de clientes. Então, a empresa faz postagens de atendimentos, como os de limpeza de pele que faz muito sucesso na internet e algumas curiosidades sobre os temas voltados a assuntos que condizem com os serviços oferecidos.
Ao implementar o marketing multicanal, não se esqueça de aplicar as estratégias de modo correto e mensurar os dados para entender quais as táticas estão funcionando ou não, para alterar o que for necessário.