Transformação Digital: Loja física para E-commerce

Sumário

Posts relacionados

Transformação Digital: Loja física para E-commerce

Transformação Digital: Loja física para E-commerce

Transformar uma loja física para e-commerce é um grande passo e pode trazer ótimos resultados no que se diz respeito ao sucesso do empreendimento, afinal o modo que as pessoas consomem se altera ao longo do tempo conforme o avanço das novas tecnologias.

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, o e-commerce cresceu significativamente. No entanto, antes disso, muitas empresas começaram a levar a loja física para e-commerce.

Para entender como você pode transformar a sua loja física para e-commerce, o Jornal do Marketing desenvolveu um guia e você vai entender o que é e-commerce, quais as diferenças em relação à loja física e mais, acompanhe!

O que é E-commerce?

Também conhecido como comércio eletrônico, o e-commerce refere-se ao ato de compra e venda online. Todo o processo comercial é realizado na internet com o uso de ferramentas voltadas para o e-commerce.

O que é E-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Em linhas gerais, o e-commerce abrange tudo o que diz respeito à comercialização de produtos e serviços, desde os mais básicos como a venda e o atendimento. Além disso, ele dispõe de uma diversidade de ferramentas de marketing, venda e atendimento.

Quais as vantagens de ter um e-commerce?

O e-commerce pode fornecer uma variedade de vantagens para empreendedores e é por este motivo que muitos empresários e gestores de empresas começaram a investir na modalidade desde que ela passou a se destacar no mercado. As principais vantagens do e-commerce incluem:

  • Maior alcance;
  • Praticidade;
  • Integração de canais;
  • Loja aberta 24 horas;
  • Monitoração de clientes.

Essas são apenas algumas vantagens do e-commerce, contudo, vale ressaltar que existem muitos elementos por trás, que envolvem muito mais que levar a  loja física para e-commerce, mas também conquistar os clientes para a empresa poder lucrar efetivamente.

Além disso, o comércio eletrônico pode ensinar muitas coisas, não apenas para iniciantes, mas também para grandes empresários. O magnata Bill Gates afirma que a maior fonte de aprendizado são os clientes mais insatisfeitos. 

Diferenças da loja física para E-commerce?

A principal diferença entre a loja física para e-commerce é a plataforma de vendas. Enquanto na loja física as pessoas precisam se locomover para chegar até o local e consumir, no e-commerce os consumidores podem comprar e enviar para onde quiserem.

Diferenças da loja física para E-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um dos maiores motivos pelos quais os empreendedores estão cada vez mais optando por abrir um negócio online que físico. Além disso, grandes empresas online, como o IFood mudaram o comportamento dos consumidores. 

5 Dicas para transformar a loja física para o e-commerce

Para transformar a loja física para e-commerce, existem algumas dicas que podem ser utilizadas para aumentar o alcance do seu negócio, algumas dessas dicas incluem as seguintes:

1- Entenda como o comércio eletrônico funciona

Antes de levar a loja física para e-commerce, é fundamental entender como o comércio eletrônico funciona para obter o sucesso desejado. Contratar um profissional da área pode ser vantajoso. 

2- Escolha a plataforma de e-commerce ideal

Existem diversas plataformas de e-commerce para diversos tipos de negócios e algumas delas podem fornecer uma variedade de ferramentas, enquanto outras podem ser mais simples.

3- Entenda o comportamento do cliente

O comportamento do cliente diz tudo sobre os seus principais interesses. Dessa maneira, é possível recomendar os produtos certos, bem como um atendimento exclusivo, fazendo com que a compra seja realizada.

4- Invista no marketing digital

O marketing digital é imprescindível para qualquer empreendimento, independente da área de atuação ou se funciona fisicamente ou apenas online. As mídias sociais, por exemplo, são ideais para ajudar no crescimento de empresas.

5- Planeje estratégias

Em uma empresa, o planejamento de estratégias para alcançar o público desejado é ideal. Com isso, é possível escolher entre diversas plataformas, redes sociais e outras ferramentas.

Ao transformar a loja física para e-commerce, é essencial seguir as dicas corretamente e principalmente, investir no marketing digital. Não se esqueça de continuar acompanhando o Jornal do Marketing para ficar por dentro das tendências do e-commerce e entender melhor como alavancar seu negócio.